Dicas sobre o uso de densímetros e refratômetros

Atualizado em 25/09/2018

Percebemos que muitos cervejeiros tem usado com frequência o refratômetro para fazer medições de densidade inicial e final da fermentação. Porém o que muitos não sabem é que devido ao CO2 e o álcool presentes na cerveja a leitura via refratômetro requer, obrigatoriamente, alguns ajustes, quando fazemos a leitura da densidade final. Até o bom e velho densímetro requer ajustes de temperatura. Ou seja, o refratômetro é prático? Sim. Mas não é tão direto como todos nós pensamos. Abaixo vocês verão um pouco sobre o uso de densímetros e refratômetros:

Dicas sobre o uso de densímetros e refratômetros

Um instrumento que todo cervejeiro deve ter em mãos é o densímetro de massa específica, essencial para medir o progresso da fermentação (atenuação), obtendo-se o volume de álcool final na cerveja. O densímetro é um instrumento que mede a densidade de líquidos em relação a densidade da água. Medir a densidade da cerveja é um processo que ajudará a melhorar a sua cerveja.

densimentroFigura 1 – Típico densímetro usado por cervejeiros. Veja mais modelos em clicando aqui

Sendo a densidade da água 1.000, ao adicionar açúcar na água, sua densidade irá aumentar. É o que ocorre na brassagem, onde o amido do malte é convertido em açúcar (via brassagem), aumentando assim a sua densidade.

A maioria das cervejas apresentam uma densidade inicial (OG – original gravity), medida antes da inoculação do fermento, entre 1.035 a 1.060 (se você é como nós e adora fazer cervejas extremas, a densidade inicial pode extrapolar facilmente 1.100). Já na fermentação, as leveduras consomem o açúcar produzindo álcool, assim a concentração de açúcar diminui, fazendo com que a densidade durante a fermentação diminua. A maioria das cervejas apresentam uma densidade final (FG – final gravity), medida no final da fermentação, entre 1.005 a 1015.

Aqui já deixamos uma dica, que é uma dúvida muito comum em cervejeiros novatos. O fim da fermentação não é quando o airlock para de borbulhar, mas sim quando não há variação de densidade entre duas medidas de densidade. Geralmente fazemos uma medida em um dia e após 24 horas fazemos outra medida de densidade. Se não houver mudança de valor, sua fermentação chegou ao fim ou esta parada.

Os densímetros utilizados, por nós cervejeiros, são calibrados para uso à 20°C, portanto, em caso de medições fora dessa temperatura, é necessário fazer uma correção da densidade. Na tabela abaixo estão indicados os valores de correção da densidade. Por exemplo, se a leitura for feita a 73°C e der 1.025, deve-se somar 22 aos dois últimos números da leitura (OG=1.025 + 0,022 = 1.047). Na leitura da FG, para temperaturas inferiores a 20°C, deve-se subtrair o valor nos dois últimos números. Por exemplo, se a leitura feita a 18°C der 1.008, deve-se subtrair 0.4 (FG=1.008 – 0,0004 = 1.0076).

tabelo_densimetro_lamasFigura 2 – Tabela de Correção da densidade para densímetros calibrados a 20 graus C

O densímetro típico usado por cervejeiro tem escala de 1,000 a 1,100. A maioria das cervejas apresentará níveis de densidade que estarão dentro desta faixa. Para cervejeiros mais “extremos” que fazem cerveja com altíssima densidade inicial é recomendado o uso de densímetros com escala de 1,100 a 1,200 para medidas de densidade inicial.

Apesar de ser um equipamento muito preciso, o densímetro apresenta algumas desvantagens, como o desperdício de cerveja na leitura do mosto fermentado. Para fazer a leitura é preciso utilizar uma proveta de 250 mL e o líquido utilizado para medir a fermentação deve ser descartado para evitar a contaminação da cerveja. Portanto toda vez que é feita a medição da densidade, 250 mL de cerveja são desperdiçados (isso para medições de densidade final). Fora isso, o densímetro é um instrumento muito frágil, que quebra com facilidade, sendo necessário cuidado em sua manipulação.

Porém há uns dois anos atrás nós dos Lamas desenvolvemos um densímetro junto com o Incoterm específico para medições de densidade final, sua escala vai de 1,000 a 1,060 (chamamos ele dele mini-densímetro). A grande vantagem deste densímetro é que suas medidas requerem “apenas”” 100ml de mosto (ou cerveja) para a medição.

mini-densimetroFigura 3 – Mini-Densímetro desenvolvido pelos Lamas para medições de densidade final de mosto com menos desperdício de mosto/cerveja, apenas 100ml.

O uso do densímetro é relativamente simples, basta encher uma proveta com o mosto e colocar o densímetro dentro.

A proveta deve ser colocada sobre uma mesa ou bancada nivelada e o densímetro tem que boiar livremente no mosto. Ou seja, o densímetro não pode encostar nas paredes da proveta (o que indica que a proveta não esta nivelada) ou encostar no fundo da proveta (o que indica falta de mosto na proveta).

Com o densímetro boiando no mosto, veja o número onde o mosto aparece na escala interna dele, como nas duas figuras abaixo:

Hydrometer

Figura 4 – Como usar o densímetro : neste exemplo a densidade do líquido é de 0,955.

Beer-Hydrometer

Figura 5 – Como usar o densímetro: neste exemplo a densidade do líquido é de 1,042

Existem diversas fórmulas (empíricas e não) de se calcular a quantidade de álcool na cerveja, a que usamos é a seguinte:

ABV (concentração de álcool) = (Densidade Inicial – Densidade Final)*131

Exemplo: com uma densidade inicial de 1,069 e final de 1,013 teremos, pela fórmula acima, uma cerveja com 7,3% de álcool.

Uma opção ao densímetro é o refratômetro (figura 6), com apenas uma ou duas gotas é possível fazer a leitura da densidade do mosto, obtendo o resultado na hora. O refratômetro mede o índice de refração de sólidos diluídos em líquidos. Porém a leitura do refratômetro não é dada em densidade e sim em °Brix, que equivale a quantidade de açúcar diluído em 100 g de solução.

refratometro_2

Figura 6 – Refratômetro

Para fazer a leitura do Brix, basta levantar a tampa e pingar uma ou duas gotas no prisma (parte azul) e fechar a tampa. Coloque o refratômetro no nível dos olhos e olhe para uma fonte de luz. O °Brix estará marcado entre a área azul e branca indicada no visor (figura 7). Para converter em OG é possível fazer uma aproximação, onde ° Brix equivale a ¼ dos dois últimos números da densidade. Por exemplo, se a leitura do refratômetro for 13° Brix, basta mutiplicar por quatro (OG= 1.000+ (13*4)= 1.052).

refractometer-brix-readingFigura 7 – Esta é a imagem que você verá no visor do refratômetro quando estiver medindo densidades. Neste exemplo a leitura é de aproximadamente 10 Brix ou 1,040 de densidade.

Para uma leitura precisa sempre calibre seu refratômetro com água (se possível destilada). Ao fazer a mesma medida com água o valor indicado no refratômetro tem de ser zero. Caso a leitura não seja zero é necessário calibrar o refratômetro. Isso é feito de maneira bem simples, basta ajustar um pequeno parafuso que existe perto da tampa acrílica, figura 8, até que o valor no visor fique no zero.

5Figura 8 – Calibração do refratômetro

Dica importante : sempre limpe imediatamente o prisma após as medidas. E nunca faça medidas com o prisma úmido ou molhado. O prisma tem de estar completamente seco antes de colocarmos as gotas de mosto para medidas.

Porém o grande problema do uso do refratômetro esta nas medidas de densidade final, ou seja, no mosto fermentado. Pois o álcool (e co2) distorce a leitura da refração e é necessário fazer a correção do mosto para obter a FG correta.

Essa correção é feita através de equações um tanto quanto complexas, que necessitam de calculadoras científicas ou programação em planilhas. Porém, atualmente existem maneiras mais fáceis de fazer esse cálculo, por exemplo nos sites abaixo basta você digitar as leituras feitas no refratômetro que o programa faz o cálculo da OG, FG e ABV.

Uma excelente dica de software para ajudar nas conversões é o Lamas Brew Tool, que funciona tanto em Iphone como Android e é 100% gratuito e em português. Clique aqui e baixe o seu

Outra facilidade que o mundo moderno nos proporciona são os aplicativos de celulares. Existem inúmeras opções, gratuitas ou pagas para você baixar no seu celular e fazer a correção de maneira rápida e prática, sem precisar usar um computador na hora da brassagem ou quebrar a cabeça com cálculos.

Para os curiosos e nerds de plantão, segue abaixo as fórmulas de conversão para vocês se divertirem fazendo os cálculos na raça.

As fórmulas foram retiradas da 69 ª edição do “Handbook of Chemistry and Physics”, Propriedades de concentração de soluções aquosas: Tabelas de Conversão, Tabela 88 Sacarose:

Brix para Densidade Específica (SG):

SG = 1.000898 + 0.003859118*B + 0.00001370735*B*B + 0.00000003742517*B*B*B

Onde:

B = refratividade medida em Brix

SG = densidade específica calculada em 15°C

Densidade Específica Final a partir do Brix original e final:

FG = 1.001843 – 0.002318474*OB – 0.000007775*OB*OB – 0.000000034*OB*OB*OB + 0.00574*FB + 0.00003344*FB*FB + 0.000000086*FB*FB*FB

Onde:

FG = Densidade Específica Final

OB = Brix Original

FB = Brix Final

Pronto, agora não há mais desculpas para você não medir e controlar a densidade de sua cerveja. Adquira o equipamento de medição que mais se adequar ao seu processo e boa brassagem. Mas na dúvida, tenha os dois instrumentos.

Boas Cervejas!


Natalia Poli Bichara Autor

Engenheira de Alimentos formada pela USP e técnica cervejeira pelo ICB, desde a época da faculdade me interessei pelo processo de fabricação de cerveja. Entrei como estagiária na Lamas em 2013 e desde então sou apaixonada pelo mundo das cervejas artesanais. Adoro fazer testes com receitas inusitadas, beber cerveja e falar sobre cerveja, Saúde!

Comentários

    Leandro Ramalho

    (12 de maio de 2014 - 01:37)

    Olá! Excelente artigo, muito esclarecedor!

    Acho que achei um erro. No artigo diz:

    “Na leitura da FG, para temperaturas inferiores a 20°C, deve-se subtrair o valor nos dois últimos números. Por exemplo, se a leitura feita a 18°C der 1.008, deve-se subtrair 4 do último número (FG=1.008 – 0,004 = 1.004).”

    Isso está certo? Não seria 1.0076, pois o valor a ser subtraído na tabela é 0.4?

    Obrigado!

      David

      (12 de maio de 2014 - 02:00)

      Leandro, obrigado.
      Sim esta correto a formula. 1,008 – 4 (nos dois ultimo) dará mesmo 1,0076
      Boas Cervejas
      David

        Neilson

        (22 de março de 2021 - 10:50)

        Bom dia…
        Há como medir a og da cerveja com um refratômetro atc waterline?

          Fernanda Puccinelli

          (23 de março de 2021 - 14:20)

          Olá Neilson.
          Nunca usei um refratômetro atc waterline, então vou ficar te devendo essa resposta. Desculpa em não poder te ajudar no momento.

      Luciano Novac

      (9 de dezembro de 2018 - 05:38)

      É só dividir o valor da tabela por 1000
      Ex: 18ºC na tabela deu -0,4 >>> FG=1.008+(-0,4/1000)=1,0076

      Carlos Oliveira

      (23 de junho de 2020 - 19:50)

      Artigo SENSACIONAL!!!
      De grande esclarecimento!

    Leandro Ramalho

    (12 de maio de 2014 - 05:42)

    Olá, David! Ainda acho que está errado! Na tabela consta o modificador para 18C como -0,4. Se tirar 0,4 dos últimos dois números, sendo 1.008 a medida, não dará 1.004, e sim 1.0076! Por favor confirme esta informação, pois a diferença é bem grande!

    Abraço,

    Leandro

      David

      (12 de maio de 2014 - 06:12)

      Vc ta certissimo Leandro

      Gilberto

      (27 de outubro de 2023 - 09:04)

      O refratometro já faz a correção da temperatura para 20°?
      Não vi isto no artigo

        Fernanda Puccinelli

        (6 de novembro de 2023 - 13:32)

        Não faz. E o refratometro para cálculo de FG é preciso usar uma formula para correção.

    Juliano Basseto

    (13 de maio de 2014 - 01:24)

    Belo artigo!!
    Nesse final de semana fiz minha primeira leva da Lavoro.
    Como gastei muito para montar meu kit, nesse primeiro momento acabei abrindo mão do densímetro/refratômetro, pois já estava sem dinheiro pra investir mais nesse mês (no próximo compro meu densímetro).

    Fiz as medições a partir de um frasco graduado que tenho e medindo a massa na balança de precisão, para fazer os calculos de densidade. É muito ruim esse método?

    Abs

      David

      (28 de junho de 2014 - 04:07)

      Juliano
      Este metedo nao funciona com precisao….mas nao se preocupe, pois se vc comprou um kit pronto nao tem muito como erra.
      Invista em um densimetro, ele vai te ajudar muito.

    Jean Michel

    (18 de junho de 2014 - 22:37)

    Ótimo post ! Sou comprador da loja Lamas, seus produtos me introduziram na produção artesanal de brejas ! Minha dúvida é: Eu meço meus hidromeis com o refratômetro depois de iniciada a fermentação, como faço para corrigir as possíveis medições ? Qual site uso ? Abraços

      David

      (28 de junho de 2014 - 03:20)

      Jean, que bacana!

      No post falamos exatamente disso, da uma olhada la que tem tudo.

      Abracao

    Fernando

    (27 de junho de 2014 - 22:34)

    Posso utilizar o mini densímetro com uma proveta de 250ml ou deve ser utilizado com proveta de 100ml?

      David

      (28 de junho de 2014 - 03:15)

      Fernando, sim pode.
      Mas o barato do mini é exatamente usar uma proveta menor para gastar menos cerveja.

    Estevam Ribeiro do Valle Donnabella Santos

    (10 de julho de 2014 - 03:46)

    Boa noite. Quero medir a densidade da cerveja que está no fermentador. Estou usando um balde de plástico alimentício para 20L com torneira, comprado na lamasBrewShop em Campinas.
    Gostaria de saber se eu posso simplesmente abrir a torneira para retirar uma amostra ou se preciso sanitizar o bico da torneira antes?
    A idéia é retirar amostras diárias para análise do decaimento da densidade.

    grato
    Estevam

      David

      (28 de julho de 2014 - 05:37)

      Sempre sanitize antes e depois a torneira. Uma das utilidades dela é essa mesmo, servir de porta amotra

    Guilherme Gondolo

    (18 de julho de 2014 - 06:13)

    Ótimo post, entretanto ainda tenho uma dúvida: ao se usar o densímetro, temos que corrigir o valor, pois o mesmo é calibrado para 20 graus. Imagino que o refratômetro, também deve ser calibrado para uma temperatura especifica. Dessa forma, não teríamos que fazer uma correção similar ao do densímetro? Por favor, se possível, explique como seria essa correção.

    Obrigado.

      David

      (28 de julho de 2014 - 05:27)

      99% dos refratometros sao ATC, ou seja, tem correcao de temperatura. Na realidade o que acontece é que vc colocando uma gota no prisma a temperatura é rapidamente estabilizada

    Dino Thomaz

    (20 de agosto de 2014 - 03:08)

    Comprei um refratômetro aí no lamas e percebi que mesmo sendo ATC, este ainda diverge com temperaturas distintas… qual seria a temperatura ideal para medir no refratômetro? 20 ou 15 graus?

      David

      (22 de agosto de 2014 - 18:16)

      Use apenar uma pequena gota (a qualquer temperatura), que ao entrar em contato com o vidro ele termalizará

    Jorge Glaucio

    (18 de setembro de 2014 - 03:09)

    Boa noite!
    Parabéns pelo artigo.

    Uma dúvida: posso ter só o refratôtmetro para medir OG e FG?…com as devidas correções, é claro, abrindo mão dos densímetros.

    Obrigado.

    Forte abraço.

      David

      (26 de setembro de 2014 - 00:37)

      Jorge
      Em principio sim

    Eduardo Mahtuk M. Neves

    (10 de outubro de 2014 - 18:16)

    Boa tarde!

    Comprei meu refratômetro ai no Lamas e já estou na 4a. leva de produção…

    O que acontece é que às vezes quando coloco o mosto para medir a separação entre a cor azul e branca (quando olhamos para saber o Brix) fica meio borrada. Limpo, coloco água para aferir e fica certinho no zero e uma linha bem definida. Coloco o mosto novamente e fica borrado.
    O que posso fazer? Por que isso acontece?

    Obrigado!

      David

      (21 de outubro de 2014 - 19:49)

      Eduardo
      Isso acontece (nem sempre esse é o motivo) quando colocamos muito liquido na lente. Teste com um pequena gota

      Carlos Oliveira

      (23 de junho de 2020 - 19:06)

      Artigo SENSACIONAL!!!
      De grande esclarecimento!

    Andreza

    (4 de novembro de 2014 - 16:17)

    Comprei um mini densímetro e uma proveta de 50 ml, e não 100. A medição fica correta mesmo assim ou tenho que ter mesmo uma proveta de 100ml?

    Grata, Andreza

      David

      (6 de novembro de 2014 - 23:32)

      Andreza
      O densimento nao cabe na proveta de 50ml, acho. Por isso a recomendacao de 100ml

    Bruno

    (4 de novembro de 2014 - 20:58)

    Pessoal, não é possível utilizar o densímetro sem a proveta na OG? Colocar o densímetro diretamente na panela, balde, etc…? A gravidade na proveta ou na panela deveria ser a mesma. Ou estou enganado?

    Para medir a FG até faz sentido não utilizar diretamente na cerveja por conta da contaminação.

      David

      (6 de novembro de 2014 - 23:26)

      Bruno
      A gravidade é a mesma sim mas alem do risco, consideravalemnte aumentado de vc contaminar a cerveja fazendo isso (se for feito depois da resfriamento), para fazer a medida vc tem de olhar exatamente na horizontal onde se forma o menisco. Se não é feito assim, vc fara leitura bem imprecisas. Faz um teste, coloque o densimetro na panela logo antes de ferve (depois da recirculacao) e veja o que acontece.

    Tiago Rossi

    (8 de dezembro de 2014 - 16:38)

    Bom dia,

    Alguém pode me dar uma ajuda? Estou na minha primeira brasagem. Estou já na etapa de maturação, mas a FG ficou em 1022, bem diferente da esperada, que era 1012. Existe algo que eu possa fazer para corrigir isso?

    Obrigado!

      David

      (10 de dezembro de 2014 - 21:27)

      Tiago, como vc mediu essa densidade?

    Marcos

    (15 de janeiro de 2015 - 22:23)

    o uso do refratômetro em temperatura alta após a fervura pode influenciar no SG, pois fiz a brassagem e esta com muita variação, inicial 13.2 brix 1,053 após fervura 19 brix 1,079 e 5 dias de fermentacao 8,2 brix 1,004, será que esta certo isso. agradecimentos

      David

      (16 de janeiro de 2015 - 17:49)

      Marcos
      Se o refratomentro por ATC (correçao de temperatura) nao era para acontecer isso.Ou usando apenas uma pequena gota sobre o cristal ele ja resfriaria para fazer a leitura.

    marcius

    (25 de fevereiro de 2015 - 20:50)

    Amigo, infelizmente esqueci de medir a densidade inicial, e já estou no processo final de maturacao, tem como saber a quantidade de álcool da minha cerveja só com a densidade do final da maturacao?

    Marcius

    (27 de fevereiro de 2015 - 16:44)

    Qual o tempo mínimo, ideal e máximo para maturacao de uma PALE ALE?

      David - Lamas

      (1 de março de 2015 - 05:26)

      Marcius
      Essa é uma pergunta sem resposta, serio. Maturação não é uma ciencia exata. Faça um teste, com 10 dias

    Ricardo

    (7 de maio de 2015 - 19:10)

    tenho um sacarímetro de brix escala 0/30°Brix, da incoterm, posso usar ele na cerveja também?

      David - Lamas

      (13 de maio de 2015 - 17:23)

      Ricardo, particularmente nunca usei este sacarimetro. Se for de imersao, recomendo fortemente o DENSIMETRO que é mais preciso

    EDGAR

    (7 de maio de 2015 - 22:38)

    no caso do mini densimetro procedo da mesma forma que o outro e utilizo a mesma formula???

    JULIO

    (17 de junho de 2015 - 15:20)

    Ola bom dia sou apicultor.
    Como faço para calibrar o refratometro,para medir a umidade do mel?
    Tem como fazer em casa ou precisa mandar a uma empresa especializada?
    Aguardo resposta

    Vinicius

    (23 de junho de 2015 - 21:06)

    Quais as vantagens e desvantagens de utilizar o mini densímetro? Qual o limite de concentração de álcool ele consegue verificar? Obrigado.

      David - Lamas

      (26 de junho de 2015 - 22:02)

      Vinicius, o mini é para medida de FG. Vc gasta menos cerveja para isso. Por isso introduzimos este equipamento no mercado.

    Gisele de Campos Ferreira

    (30 de junho de 2015 - 19:17)

    Em relação à questão acima, sobre a subtração de 4 unidades do último número na leitura do densímetro. Notem que na escala são apenas três número depois da vírgula, portanto o resultado do cálculo é 1,004 e não 1,0076.
    Espero ter colaborado.

    Ataíde Alvarenga

    (6 de julho de 2015 - 18:41)

    Alguem sabe o nome de algum aplicativo para IPhone que faz a correção?

    Carlos Henrique Marques

    (2 de agosto de 2015 - 17:34)

    Olá, na hora de medir o FG, não seria possível diluir 50ml de cerveja em 50ml de água, e medir e depois multiplicar o resultado por 2?
    O que implica em fazer isso? Ou até diluir 25ml de cerveja em 75ml de água e multiplicar por 4?

      David - Lamas

      (3 de agosto de 2015 - 01:44)

      Carlos
      Na teoria sim. Mas na pratica nao, pois vc estaria levando o erro da diluicao para a medida, ou seja, qualquer mililitro colocado a mais ou a menos vc propaga o erro.

    Ildefonso

    (5 de agosto de 2015 - 03:39)

    Olá. Eu qual a necessidade de medir em uma proveta? Eu nao posso medir diretamente na panela? (com o densimetro devidamente esterilizado)

      David - Lamas

      (10 de agosto de 2015 - 03:30)

      Oi Ildefonso
      Se vc garantir que pode fazer a leitura totalmente na horizontel, ok. Faça um teste enchendo a panela de agua que vc entendera a dificuldade. Outro ponto: vc abriria seu fermentador para fazer isso? Muito arriscado.

    Marcus Barão

    (12 de agosto de 2015 - 16:08)

    Bom dia,

    gostaria de saber qual a quantidade de mercúrio em média um densímetro.

      David - Lamas

      (12 de agosto de 2015 - 21:53)

      Marcus, nao faço ideia.
      Mas o que é usado no densimentro nao é mercurio e sim alcool.

    Filipe Xavier

    (14 de agosto de 2015 - 02:41)

    Pessoal,

    Tenho usado refratômetro pra medir OG e FG. Acontece que tem momentos que percebo aumentos pequenos da densidade de um dia pro outro. Tipo 1040 em um dia e 1045 no dia seguinte. Isso faz sentido? Pode ser por conta da interferência do álcool no refratômetro? Vocês me indicam comprar um densímetro? Abs

      David - Lamas

      (19 de agosto de 2015 - 22:18)

      Filipe, o refratomento realmente NAo é uma boa ferramento para medir FG, mesmo com correcoes. Para FG prefira o densimentro

    Jairo Nelson Celho

    (19 de agosto de 2015 - 00:46)

    Matéria bem explicada,parabéns!
    Tenho uma dúvida,necessito medir a graduação alcoólica de alcool de cereais,daí comprei um densímetro e uma proveta de 500ml,ao inserir o densímetro na proveta com alcool de cereais,ele afundou direto até encostar no fundo.então mão consegui fazer a leitura!
    Poderia me informar pq o densímetro não flutuou?

      David - Lamas

      (19 de agosto de 2015 - 22:23)

      Vc deve ter comprado o densimento errado. Existem centenas de modelos, cada um para uma aplicacao Jairo.

    LEANDRO

    (21 de agosto de 2015 - 18:48)

    QUAL A UNIDADE DE DENSIDADE?

      David - Lamas

      (24 de agosto de 2015 - 23:03)

      Oi Leandro, pergunta bacana essa. A unidade é g/ml
      Abração
      David

    Adriano Leme

    (21 de agosto de 2015 - 20:06)

    Boa tarde, tenho um refratômetro e minhas levas de American Pale Ale estão com densidade inicial em torno de 1.050 dentro do estilo porém quando vou medir a final que o negócio fica difícil as densidades finais estão ficando em torno de 1.025 e a temperatura do mosto é de 18 graus gostaria de saber o q estou fazendo de errado para a densidade não baixar pra 1014 isso por que já fiz oxigênacao do mosto e TB em algumas levas usei 2 sachês de s-05. Grato

      David - Lamas

      (24 de agosto de 2015 - 23:05)

      Adriano, acho que nao tem nada de errado com suas levas. Pergunta? Voce esta fazendo correção na leitura do refratometro para medir a densidade final? Sem isso vai dar errado mesmo. Refratometros sao pessimoas para medidas de FG, por isso. Softwares como o BeerSmith fazem essa correçao mas na web vc acha vários sites que tem calculadoras.

    angelo Lo Re

    (23 de agosto de 2015 - 22:00)

    BOA TARDE PACIENCIOSO DAVI… Quanta paciência voce tem que ter com os novatos….meus parabéns!
    Vamos la;
    Fazendo um mosto com pilsen e trigo, ambos da loja Lamashop ( meio a meio praticamente)

    Por favor de um palpite sobre como ocorreu o processo:

    DENSIDADE APOS CLARIFICAÇAO BEM FEITINHA, bem clara , A VINTE GRAUS : 1047

    DENSIDADE APOS TERMINADA A FERVURA A VINTE GRAUS JA COM 10 G DE PERLE e meia pastilha de wirflock: 1056

    DENSIDADE JA NO BALDE FERMENTADOR A VINTE GRAUS COM FERMENTO WB-06: 1066.

    me de um palpite: o que voce esperaria?

    Qual o melhor momento afinal apra controle da densidade inicial e final?
    Obrigado
    Angelo

      David - Lamas

      (24 de agosto de 2015 - 23:10)

      Angelo
      Eu espero que saia cerveja em breve. A medida da densidade (da OG) eu faço imediatamente antes de ir para o fermentador. Durante o processo de fabricacao é mais para controle para ver como esta indo.Agora, esta medida sua depois da fervura e no balde esta estranha. Nao tem como variar tanto assim só com o fermento. Tem algo estranho

    Jefferson Faria

    (20 de novembro de 2015 - 21:16)

    Boa tarde,estou interessado em adquirir um kit basico de 20 l,vou precisar de um densimetro?

    Rodrigo Merlin

    (23 de novembro de 2015 - 16:20)

    Bom dia David, tudo bem ? Parabéns pelo excelente trabalho de esclarecimentos e disponibilidade de produtos e atendimento na loja Lamas Brew (Campinas).

    David, poderia, por gentileza me esclarecer se um refratômetro Álcool refratômetro ( 0 – 80% V / V ), está indicado para ser utilizado com vinho. Gostaria de saber se pode ser utilizado para cerveja e se este valor V/V já é o teor alcólico. Obrigado e boas brassagens.

      David - Lamas

      (26 de novembro de 2015 - 17:21)

      Nao sei Rodrigo, nao conheco as escalas de acucar para vinho.

        Raquel

        (3 de maio de 2020 - 19:48)

        Boa noite ,uso o refratômetro para medir qualidade do colostro , alguém que tenha experiência com o refratômetro nesta área ,pra poder me ajudar a entender mais,pois fui medir um e ficou todo branco ,pra quem não sabe a qualidade boa será 22 ,acima de 28 é ótima ,mas não entendi porq ficou todo branco.

          Fernanda Puccinelli

          (5 de maio de 2020 - 10:31)

          Olá Raquel, tudo bem?
          Olha não sei responder sua dúvida. Utilizamos o refratômetro e densímetro para medir a quantidade de álcool na cerveja. Acredito que para o que você necessita deve haver densímetros e refratometros específicos para esse tipo de medição.
          Desculpa não poder te ajudar. 🙁

    André Selau

    (4 de dezembro de 2015 - 13:08)

    Olá. Grande artigo. Mas estou com um outro problema e talvez você possa me ajudar. A definição, ou seja, a precisão de onde termina a parte azul e começa a parte branca na leitura do meu refratômetro é muito ruim. Não fica claro se, por exemplo, devo ler 10 brix ou 9,5 brix. A linha não é exata, é turva, principalmente quando faço leituras de mosto fermentando. Isso é assim mesmo ou tenho problema no refratômetro?
    Obrigado.

      David - Lamas

      (4 de dezembro de 2015 - 14:17)

      André, voce achou o calcanhar de aquiles do refratometro. Ele é um péssimo instrumento para medir densidade final, péssimo. O co2 e o alcool distorcem a leitura. Existem tabelas para corrigir isso mas o ideal para medir FG é o densimetro. Com o refra vc consegue ver o fim da fermentacao se em duas medidas a leitura der igual

    Orides Ramos da Silva

    (11 de dezembro de 2015 - 17:26)

    Gostei muito dos diversos comentários
    Obrigado

    Heitor

    (27 de janeiro de 2016 - 05:46)

    Boa noite pessoal. Utilizo refratometro fazem 2 anos. O meu é um ATC e deveria fazer correção automática de temperatura. Pela experiência e opinião de outros usuários, a correção automática da leitura dos refratometros não funcionam muito bem. Procurem fazer as leituras na casa dos 20 graus. Outro ponto que dificulta a leitura no refratometro são partículas no mosto (lúpulo, fermento em suspençao ou pequenas partículas de malte). Quando o mosto está muito sujo, retiro um pouco de mosto e coloco em um copo. Aguardo alguns instantes para decantar as partículas e então pingo uma gota do mosto no refratometro e assim consigo fazer uma leitura perfeita. Lembro que para leituras após o início da fermentaçao, devido a presença de alço no mosto, devemos utilizar alguma calculadora para fazer a correção da leitura.

      David - Lamas

      (3 de fevereiro de 2016 - 22:13)

      Heitor, esta coisa de ATC é complicada. Sabem pq a maioria fala que é ATC, pq quando vc pinga mosto no cristal (é pingar, nao derramar) a gota rapidamente se esfria. Na duvida, é o que vc disse mesmo.

    Eduardo Martelini Daher

    (23 de fevereiro de 2016 - 22:08)

    Boa tarde. Nas minhas brasagens eu costumo usar os dois equipamentos, e tenho percebido que na OG a leitura do refratômetro e do densímetro são bem parecidas. Porém, tenho percebido uma grande disparidade entre os dados quando faço a leitura do FG. Por exemplo: ontem fiz a leitura de uma cerveja fermentada com o densímetro e o SG ficou em 1.035, enquanto que no Refratômetro a leitura foi de 10 brix, cuja transformação pelo Beersmith corresponde a 1.025. Em qual aparelho eu devo confiar? Existe uma forma de corrigir isso?

      David - Lamas

      (26 de fevereiro de 2016 - 23:56)

      Eduardo, o refratomento NAO mede FG. O que se faz é uma aproximacao e uma correcao, mas nao é preciso.

    Vitor

    (24 de fevereiro de 2016 - 13:57)

    Pessoal, ao fazer a correção das medidas pela temperatura, devo considerar a temperatura do mosto/cerveja ou a temperatura ambiente ?

    Giuliano Salin

    (28 de fevereiro de 2016 - 01:10)

    Pode indicar algum aplicativo IOS para cálculo em refratometro.?

      David - Lamas

      (7 de março de 2016 - 23:59)

      Giuliano, em duas semanas lanceremos o nosso. Na Play Store (pra android já tem uma versao beta)

    Marcelo

    (10 de março de 2016 - 05:01)

    Olá, no processo de fabricação da cerveja, quantas vezes devo medir o OG e FG? Mudança drástica da temperatura ambiente pode influenciar no mosto, na medição da densidade e na qualidade da cerveja?

      David - Lamas

      (4 de abril de 2016 - 21:28)

      Marcelo, voce pode medir quantas vezes queira a densidade. Porem quando falamos de OG (Densidade inicial) é a densidade imediatamente antes de vc jogar o fermento e FG é a densidade final (atingida). Mudança drastica de temperatura é muito ruim, evite ao máximo

    Cleuter

    (4 de abril de 2016 - 21:12)

    duvida… eu preciso usar especificamente 250ml no calculo da densidade? ou qualquer quantidade que o densímetro possa trabalhar?

      David - Lamas

      (4 de abril de 2016 - 21:44)

      Cleuter, depende do densimentro, cada densimento tem um volume especifico para funcionar. Os de 1,000 a 1,100 sao 250ml. Os de 1,000 a 1,060 é 100ml.

    Adriano Dutra Guimarães

    (7 de maio de 2016 - 15:00)

    David, parabéns pelo artigo!! Comecei a pouco tempo e antes da primeira brassagem li bastante sobre cerveja artesanal, muitas matérias, posts e foruns. Comprei meus equipamentos meio as cegas, pois lógico, li muito mas não o suficiente. Depois que fiz a primeira brassagem minha analise foi que tenho muito, mas muito a aprender!!
    E depois de ler sua matéria fiquei na dúvida. Utilizo um densímetro de 1,000 a 1,100 e minha proveta e de 100 ml. Me lembro que quando comprei eu pedi um mini densímetro. Quando faço a medição ele não bate no fundo e as OGs e FGs estão bem perto do esperado pela receita. Existe mini densímetro de 1,000 à 1,100 para utilização em proveta de 100 ml??

      David - Lamas

      (24 de maio de 2016 - 15:57)

      Adriano, o artigo é exatamente para provar que o mini-densimento de 1,000 a 1,100 NAO tem precisao de medida.

    MAERCIO GRACINI

    (9 de maio de 2016 - 15:43)

    GOSTARIA DE SABER O PORQUÊ QUANDO USAMOS WHRIFLOK, OS SEDIMENTOS NÃO ASSENTAM MUITO BEM AO FUNDO LOGO APÓS O WHIRLPOOL?

      David - Lamas

      (24 de maio de 2016 - 15:57)

      Maercio, tudo bom?
      Se usar o whirfloc em excesso, acontecer o efeito aposto, que é exatamente o que esta relatando.

    Vanderlei Thielke

    (28 de julho de 2016 - 13:32)

    Perfeito, já baixei o aplicativo e chega de desperdiçar cerveja com o densimetro

    RAFAEL RODRIGUES FONSECA

    (26 de agosto de 2016 - 00:30)

    Comprei um refratômetro que já traz a densidade convertida e não só em brix. Isso é ruim?
    Comprei no Lamas em Campinas

    Victor

    (8 de setembro de 2016 - 13:16)

    Bom dia, fiz minha primeira brasagem e estou em processo final de fermentação. Realizei a medição quando o mosto já estava no balde fermentador e preciso fazer uma medição nomsexto e sétimo dia. Como uso o refratômetro em Brix, estou na dúvida quanto aos sites e fórnulas para se usar para a correção por conta do alcool.
    O que seria o FB e OB? Não entendi bem o que é isso para tacar na fórmula.

    Felipe

    (19 de setembro de 2016 - 21:50)

    Olá, segui uma receita na itnernet onde foi 4,9kg malte. usei 12.5l na brassagem e com a lavagem somou-se 24l. minha OF ficou 1.150 pra uma Belgian Blonde ale. Será que fiz a interpretação certa no refratomero? sera que pode estar descalibrado?

      David - Lamas

      (29 de setembro de 2016 - 01:47)

      Felipe, tudo bom? OF é densidade final? Se sim, vc vez a conversao? Pq refratometro da falsa leigtura em meio de alcool e co2, mas mesmo assim esta bem alto…esrtangho

    Olívio Geraldo Moreira

    (14 de outubro de 2016 - 22:32)

    A formula ABV (concentração de álcool) = (Densidade Inicial – Densidade Final)*131 tambem pode ser utilizada para calcular o alcool no hidromel.

    Ney

    (23 de outubro de 2016 - 23:15)

    boa noite
    o aplicativos de vcs (por sinal o melhor em nosso idioma)
    ele faz a correção do refratometro?

    André

    (21 de novembro de 2016 - 14:16)

    Olá! Os refratômetros são fabricados, assim como os densimetros, para 20 graus celsius. Na calibração, devemos ajustá-lo para que a medida marque 0 brix com uma amostra de água. Só que a água, a 20 graus, não tem SG de 1.000, e sim de 0.998. Isso significa que eu devo subtrair 0.002 SG de todas as medidas de densidade provenientes de um refratômetro?

      David - Lamas

      (23 de novembro de 2016 - 22:52)

      Andre, tem um parafuso sobre o visor para vc ajudar o nivel para 1,000.

    Francisco Junior

    (13 de dezembro de 2016 - 05:06)

    Ola amigos, preciso que tirem uma duvida, qual a diferença do densimetro de 250ml e de 100ml, usando a formula de 250ml (og – fg / 7.36 + 0.5 = Resultado) e formula 100ml (og – fg * 131 = resultado), não teria que o resultado ser igual pras 2 formulas? que aqui os resultados são diferentes entre o densimetro de 250ml e 100ml? alguem pode me tirar essa duvida? Muito obrigado!

      David - Lamas

      (26 de dezembro de 2016 - 00:50)

      Francisco, a formula nao depende de volume. Baixe nosso app Lamas Brew Tool para verificar ela.

    Arley

    (19 de março de 2017 - 17:14)

    Parabéns pelo artigo, bastante esclarecedor.

    Ingrid Machado

    (1 de abril de 2017 - 02:54)

    Boa noite, tenho um refratômetro que a escala de brix começa em 58% e vai até 90% e tem a porcentagem de água de 12% a 27%. Quando coloco água ou geleia não há o aparecimento da linha.Nesse caso, como devo proceder para fazer a medição?

      David - Lamas

      (19 de abril de 2017 - 23:03)

      Ingrid, este refratometro nao serve para medicoes de cerveja. Em cerveja a escala maxima que vai suar em cervejas extremas é de 25brix.

    Fernando do Amaral pereira

    (21 de maio de 2017 - 15:03)

    Bom dia
    Parabéns e obrigado pelas dicas. Poderia me auxiliar nesta:
    O que fazer quando uma receita indica uma densidade original x e a mesma ao ser medida no momento de envasamento para fermentação não foi atingida (ficou menor do que o previsto) É possível corrigir neste momento?
    Grato

      David - Lamas

      (22 de junho de 2017 - 22:43)

      Fernando, algo que sempre pergunto é: voce provou a cerveja? Ficou bom? Pq se sim, FG nao vai importar :).

    Silvio Santos

    (14 de junho de 2017 - 13:00)

    Olá David, comprei um refratômetro com dupla medição, Brix e Densidade, pergunta: a densidade obtida quando da presença do álcool é real ou também temos que fazer alguma correção da medida medida? Obrigado.

      David - Lamas

      (22 de junho de 2017 - 22:55)

      Sim Precisa de correçao, dissemos isso no texto do post e dicas de como fazer

    Jair

    (17 de junho de 2017 - 18:48)

    Boa tarde, gostaria de saber, de onde vem esse fator 131 para calcular o teor de álcool da cerveja?

    Hélio Vieira Calegario

    (5 de julho de 2017 - 17:25)

    Bom Dia

    Trabalho em uma Fábrica de Saneantes e entre os Produtos Fabricados temos os Amaciantes e entre as inspeções que fazemos está a densidade deste, porém em função da viscosidade do Amaciante o densímetro não desce ou demora muito pra fazer uma medição. Pergunto: Tem uma forma de calcular esta densidade relacionando-a ao Brix do Amaciante?

    Felex Ivo Pereira

    (22 de agosto de 2017 - 19:39)

    Oi, boa tarde! Gostei muito de estar a par deste documento e dicas sobre o uso Refratômetro e Densímetro.Estou também interessado em instrumentos de laboratórios para cervejaria, como por exemplo: Tremógrafo Viajante, Aparelho de Zanh, para determinação de CO2 na garrafa.

    Fernando Luis

    (24 de agosto de 2017 - 20:30)

    Tenho uma dúvida. Tanto o densímetro, quanto o refratômetro que tenho são calibrados para 20°C.
    Existe uma tabela de correção da leitura do densímetro quando o mosto não está em 20°C e existem também tabelas e softwares que convertem a leitura em Brix do refratômetro para densidade específica.
    Queria saber o seguinte: se eu fizer uma medição da OG com o refratômetro e o mosto estiver por exemplo em 50°C e encontrar o valor de 14 Brix. Convertendo esse valor para densidade específica usando uma tabela vou obter 1,058.
    Tenho que depois também fazer a correção por causa da temperatura? Ou considero minha OG esse valor lido no refratômetro (14 Brix) e apenas convertido para densidade específica (1,058)?

      David - Lamas

      (1 de setembro de 2017 - 22:36)

      Fernando, bom?
      Pra densimetro sim. Use nosso app Lamas Brew Tool que ele faz para voce.

    Renato

    (16 de setembro de 2017 - 05:45)

    Ola David, estou com dúvidas em relação ao mini densímetro. Há necessidade de correção da tabela de temperatura também? A exemplo do densímetro 1000-1100?

      David - Lamas

      (25 de setembro de 2017 - 03:30)

      Renato, independente do tipo, tamanho, SEMPRE a correção é necessaria.

    Adilson

    (25 de janeiro de 2018 - 04:22)

    Estou com um pequeno probleminha, no refratômetro o mosto a 20 graus mede 1.028 e no densímetro 1.010, onde está o meu erro ou o refratômetro não presta? ATC

      David - Lamas

      (8 de fevereiro de 2018 - 15:44)

      Adilson, bom?
      Voce calibrou o refratometro antes de uso? Outra coisa, o refratometro é excelente para medidas de OG, mas densidade final com alcool e co2 voce tem de corrigir a leitura, voce fez isso?

    Luciano

    (19 de março de 2018 - 03:03)

    Boa noite, excelente artigo mas fiquei com uma dúvida: a calculadora cervejeira do Lamas Brew Tool corrige a distorção gerada na medição do mosto já fermentado?

    Grato,
    Luciano.

    Ari Santos

    (26 de junho de 2018 - 00:49)

    Comprei um refratômetro e veio com a escala de 0 a 80 v/v. Tem como fazer conversão do resultado para utilizar no processo cervejeiro?

    Bruno

    (18 de julho de 2018 - 17:20)

    Olá bom dia, pra medir a FG devo agitar a amostra afim de retirar todo o CO2? A quantidade de CO2 presente na amostra interfere significativamente o resultado?

    Grato

    Emiliano

    (30 de julho de 2018 - 12:32)

    Olá! Você usa o Twitter? Eu gostaria de seguir se isso seria
    ok. Eu sou sem dúvida apreciando o seu blog e
    aguardo a nova atualizações.

    Eric Gomes

    (15 de agosto de 2018 - 17:01)

    ola amigos bom dia, estou fazendo as medições da gravidade da minha cerveja utilizando um reftratômetro, li o artigo mais ainda tenho muita dificuldade, realmente não consigo fazer a correção, gostaria que alguém de vocês pudesse me ajudar. ficaria muito grato pelo apoio, deixo meu email para contato e fico aguardando uma ajuda. desde já agradeço.
    ericgomes.mec@gmail.com

      Fernanda Puccinelli

      (15 de agosto de 2018 - 20:25)

      Olá Eric
      Já tentou baixar a nossa calculadora cervejeira? Ela é gratuita e está disponível para plataforma android e iOS. Nela você pode inserir os dados de leitura do seu refratômetro e fazer as conversões necessárias. Se ainda tiver alguma dúvida, você pode ainda entrar em contato direto com o nosso SAC através do whattsap (19) 97162-8779 para solucionar suas dúvidas!
      Espero ter ajudado! Boas cervejas!

    ismael

    (25 de outubro de 2018 - 17:05)

    faz horas que tento encontrar a conversao de brix para massa especifica, só encontrei aqui . obrigado

    Luciano Novac

    (9 de dezembro de 2018 - 06:14)

    Estou fazendo cachaça artesanal e como faço para saber se zerou o brix? Vejo fórmulas para calcular abv, densidades relativas e teor alcoólico, mas não vejo falando da quantidade de brix presente na fermentação. Por gentileza se tiver essa fórmula exata ou aproximada irá ajudar muito.

    Ricardo

    (16 de janeiro de 2019 - 18:19)

    Boa tarde, belo artigo.

    Estou com uma dúvida. O Brix Original seria a medida antes da fermentação e o Brix Final é o posterior a fermentação ?

    FG = 1.001843 – 0.002318474*OB – 0.000007775*OB*OB – 0.000000034*OB*OB*OB + 0.00574*FB + 0.00003344*FB*FB + 0.000000086*FB*FB*FB

    Obrigado pela atenção.

      Fernanda Puccinelli

      (21 de janeiro de 2019 - 13:10)

      Olá Ricardo,

      Isso a OG (Original gravity) é medida na hora que coloca o mosto para fermentar e a FG (final gravity) é medida após o término da fermentação.
      Boas cervejas!

    João Geraldo

    (12 de novembro de 2019 - 17:14)

    Para medir a FG no final da fermentação, é preciso agitar a amostra da cerveja para retirar o co2 antes de colocar o densímetro? Grato

      Fernanda Puccinelli

      (14 de novembro de 2019 - 11:10)

      Olá João, a cerveja só tem o CO2 após a refermentação na garrafa ou carbonatação forçada. Portanto, você pode pegar a amostra direto do fermentador e medir, não havendo a necessidade de agitar a amostra. Boas cervejas!

    Pedro

    (14 de março de 2020 - 16:51)

    Olá! Primeiramente, parabéns pelo blog bastante instrutivo de vocês. 🙂
    Sou iniciante ainda, e tenho uma dúvida: qual o momento certo para se fazer a medição de OG e FG? Antes da fervura e depois da fermentação?
    Obrigado e abraços!

      Fernanda Puccinelli

      (17 de março de 2020 - 09:00)

      Olá Pedro,
      É sempre um prazer ajudar novos cervejeiros! Muitos cervejeiros medem a Gravidade do mosto antes da fervura para ter uma ideia de como está indo a brassagem. Agora para se utilizar os dados de gravidade para medir o volume alcoólico a OG deve ser medida após o resfriamento do mosto e após o final da fermentação.
      Se tiver dúvidas, nos avise.
      Boas cervejas

    Jorge

    (9 de junho de 2021 - 08:13)

    Mátria muito explicativa e fácil compreensão. Parabéns. Poderia me falar um pouco sobre os refratômetros digitais? Se são vantajosos, práticos e mais precisos?

      Fernanda Puccinelli

      (9 de junho de 2021 - 10:32)

      Olá Jorge, infelizmente ainda nunca usei um refratômetro digital. Não sei te dizer se eles são mais vantajosos. Vi que o preço deles é bem maior do que um refratômetro tradicional.

    Paulo Alves

    (12 de outubro de 2021 - 11:01)

    Fiquei com uma dúvida quanto ao cálculo do FG a partir da medição do °Brix original e final, pela fórmula sugerida) Encontrei um valor muito baixo, com relação ao FG calculado diretamente pelo °Brix medido.
    Os dados de entrada foram: OB 13,42, FB 6 resultando , OG 1,055 e FG 1,025.
    Usando a formula FG = f(OB,FB) encontrei um valor de FG = 1,005, é isso mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *