APA do Italiano / Brassagem Aberta

Brassagem Aberta, panelas prontas pra fazer mais uma leva de cerveja

No último sábado fizemos uma brassagem aberta na calçada da Bamberg Express de Campinas, ou seja, fizemos uma cerveja ao vivo. Esta foi a primeira vez que Campinas viu uma brassagem aberta ao público em plena rua.
O dia estava perfeito e foi perfeito. Reencontramos vários amigos, fizemos outros tantos, muitos curiosos com aquelas panelas todas e aquela cara de : “Sério? Estão fazendo cerveja mesmo?”.  Muitos cervejeiros de Campinas que não conhecíamos aportaram por lá com suas crias, foi legal ver que o cenário cervejeiro esta crescendo por aqui. A turma de Sampa também veio prestigiar (Rod, Ana, Fulvio, Amanda, Daniel, e Marcy). Fulvio trouxe uma cerveja que era uma bomba de lúpulo, maturada no carvalho. Um espetáculo.
Os Renatos (de Campinas e de Mogi) estavam por lá com suas crias, alias o postmix da IPA do Renato voou como água…

Foi um dia ultra ultra bacana…com certeza vamos repetir isso. A exemplo lá de Sampa com as brassagens conduzidas pelo Victor, vamos tentar fazer isso uma vez por mês por aqui.

Gabriel “tacando”o malte na panela. Aroma da mostura tomou conta do Taquaral.

A brassagem começou as 9:30 e rolou até umas 15:00. Rolou a várias mãos, mas a ajuda do cervejeiro Gabriel Gostautas de Campinas foi vital.

Cervejeiros trocando experiências

Agora, duas presenças foram muito importantes, especialmente para os Lamas, nosso grande amigo Italiano (ex-Bar do Italiano) e do incentivador eterno dos Lamas Alexandre Menke (do Brejas). Há alguns bons anos não víamos o Menke  e foi ultra legal ele acompanhar tudo com a gente. O Italiano também colocou a mão na massa e até soltou uma baforada no fermentador sanitizado ;), brassagem aberta é assim mesmo….e dado isso, resolvemos homenagear a pessoa que pra nós foi sim um dos grandes responsáveis por tudo o que vemos no cenário cervejeiro Paulista, e em especial ao que aconteceu com os Lamas : Andrea Sacco, o Italiano, por isso a cervejinha que fizemos se chamará:
APA do Italiano, uma American Pale Ale bem aromática.
Segue a receita para 20L:
5 kg de malte pilsen Agrária
1 kg de malte Carahel Weyermann
0,4 kg de malte Melanoidina
EBC=13,9
OG= 17 Brix (1,068) , fugiu do estilo 😉 rsrs
Rampa única de 68ºC por 60 minutos e mash out em 78ºC por 5 minutos.


Lúpulos:
40g Magnum (Esloveno, 12%) por 60 minutos
50g de Amarilo por 5 minutos
IBU= 38

Fermento: US-05 (colocado direto no fermentador, sem hidratação)

Ingredientes especias:
1 baforada “ta limpo” do Italiano dentro Fermentador.

Renatão, Fulvio, Amanda e Marcy….fazer cerveja é fazer amigos.
Gabriel, Renato e Daniel: mais cervejeiro + amizades. Papo rolou até tarde.
Italiano resfriando o mosto. Thiago, Alf, Elso e Gabriel na supervisão. Elso ficou de plantão na Lamas Brew Shop que funcionará na sobreloja da Bamberg. Com direito a pre-estréia do novo logo dos Lamas.
Lamas: Dupyckles, Odilas e Thiago. Faltou o Elso e o Pedrão na foto.
Para animar a galera não podia faltar um bom som e isso ficou a encargo do grande DJ Alf, o mestre dos Vinis. O Alf sabe animar uma festa com música de primeira e tudo no vinil, espetacular:
Nas vitrolas: Alf.
Aula de Discotecagem.
Vinil estiloso igual ao som!
APA do Italiano no fermentador.

Agora é esperar uns dias para ver o resultado. Todos já estão convidados para provar esta iguaria lá na Bamberg Express. Quando estiver ok, avisaremos a tempo 🙂

5 Responses to APA do Italiano / Brassagem Aberta

  1. Daniel disse:

    Só eu sair que o negócio vai melhorando né? É sempre assim…
    Em breve já vou fazer umas encomendas de fermentos da Lamas Brew Shop, é só vc dar o sinal verde.rsrs
    Abraços e sucesso.

  2. Vc nao tem ideia da falta q faz por aqui!!!!!

  3. […] levamos 50L de cervejas nossas : 20L de Porcaria (IPA), 20L de Lavoris (black wit)  e 10L da APA do Italiano. As cervejas acabaram bem rápido…bom, não sabemos se é pq gostaram ou pq estavam com sede […]

  4. […] encontrei muitas referencias ao Kit do Lamas, Apa do Italiano, Peguei s lista de material nesta postagem do Blog do Lamas, só troquei o Amarillo por cascade e boa, vamos […]

  5. Hilton disse:

    Olá pessoal, vou fazer a minha primeira brassagem, e está é uma receita que me agradou, só para confirmar o lupulo magnum é adicionado no início da fervura e o amarilo falta do 5 para terminar certo? Obrigado pela força. Abç

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *