Tudo Junto e Misturado?

por David Figueira, cervejeiro caseiro e presidente da Acerva Paulista
Há pouco foi noticiado no site Brejas a “”seleção”” de cervejas que estarão na edição brasileira do BeerCards, o super trunfo da cerveja.
O BeerCards tornou-se conhecido por aqui por apresentar um baralho a lá super trunfo super bem acabado e que na primeira edição contemplava diversas cervejas Belgas. E em sua segunda edição os idealizadores resolveram apostar somente em cervejas brasileiras. E é ai que começa o imbrólio.
Toda seleção, toda lista, toda classificação de cervejas sempre gera muita discussão porque por vezes questões subjetivas se sobressaem às técnicas ou vice versa. É como discutir futebol, política ou religião.
Como trata-se de um super trunfo da cerveja, natural os idealizadores colocassem as cervejas que eles bem entenderem. Porém fica claro a disposição destes por cervejas ARTESANAIS, isto baseado na lista de cervejas brasileiras que farão parte deste elenco. É aqui que começa a confusão.
As perguntas que naturalmente surgem por quem é do meio são: O que é cerveja artesanal? O que é caseira? É tudo a mesma coisa???
Para quem não é do meio é tudo igual. Mas nosso papel aqui é separar bem as coisas. Acho que estamos em um momento muito critíco no cenário nacional no que diz respeita as essas descrições. E fazer misturas de modus operantis pode não ser o caminho para nos que estamos trabalhando junto aos governos estaduais e federais.
O melhor neste caso é escutar os idealizadores. E assim forma-se uma idéia de qual a razão de certas caracteristicas brasileiras deste nossa edição.
Alguns considerações que gostariamos de saber são:
1) Qual foi o critério usado para a escolha das cervejas?
2)  Foi feita alguma exigência das cervejarias participantes no que toca a verbas ou direitos de imagem? Se sim, quais foram?

3) Qual a razão de incluir na mesma lista cervejas industriais, artesanais e caseiras? É possível estabelecer tal comparação, mesmo em um jogo?
Sabemos quão pantanoso é esse terreno quando se trata de comercio de cerveja caseiras. Seria isso um incentivo ao comercio de cervejas caseiras, portanto sem registro? Porém, se foi escolhida cervejas caseiras (que são chamadas no site de divulgação de Cervejarias), porque não consagrar rótulos campeões em concursos nacionais (como os promovidos pelas Acervas) ou cervejas caseiras clássicas que nem são comercializadas mas que estão no imaginário de muitos cervejeiros (como dos nossos amigos Botto, Mauro, Female, Ricardo Rosa, Dum, Grimor , etc etc)?
Nos resta aguardar para ver. Fica aqui este canal aberto .

David - Lamas Autor

David Figueira, doutor em Física pela UNICAMP e fundador da Lamas Brew Shop e da Cervejaria Cogumelo.

Comentários

    Daniel

    (22 de setembro de 2011 - 21:06)

    Definitivamente a coisa toda ficou no ar. Tb não entendi.

    Antonio BeerCards

    (22 de setembro de 2011 - 23:21)

    Boa tarde a Todos.

    Nós da BeerCards entendemos a repercussão e as perguntas geradas com a divulgação da lista de cervejas de nossa série Brasil, a criação do jogo foi no intuito de unir entretenimento, marketing e informação num só produto, onde divulgaremos as marcas mundo a fora, levando as informações e curiosidades de cada uma no formato descontraído de um jogo. Irei esclarecer

    David - Lamas Bier

    (23 de setembro de 2011 - 00:13)

    "Estamos trabalhando na criação desse projeto desde o começo desse ano e primeiramente pedimos o auxilio da Beer Sommelier Cilene Saorin para que ela nos ajudasse a montar uma lista com as principais cervejarias do Brasil, foram listadas mais de 40 cervejarias."

    Olha, eu DUVIDO que a Cilene tenha indicado cerveja caseiras. Eu vou contata-la para ver isso.

    Anonymous

    (23 de setembro de 2011 - 01:09)

    Estilo Lager???

    Antonio

    (23 de setembro de 2011 - 02:51)

    Boa noite, caro David.
    Realmente a Cilene nãos nos indicou as cervejas caseiras, essas escolhas foram feitas por nós da BeerCards, ela nos auxiliou a criar uma lista da cervejas ideais para o jogo, mas não necessáriamente teriamos que seguir essa lista a risca. Achamos interessante incluir cervejarias que estão começando, até porque, queremos incentivar as pessoas que pensam em montar novas

    Anonymous

    (23 de setembro de 2011 - 15:45)

    Ahhh tá…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *