Diário de um Lama na California – III

Foto clássica em Hollywood. Felipe, Thiago, eu e Rodrigo.
Partimos da pacata San Jose rumo a Los Angeles, mais precisamente para uma cidadezinha chamada Escondido. Fomos em busca de duas microcervejarias, a Stone Brewing Co. e a Lost Abbey  (que também é a Port Brewing). E também para fazer uma missa em Los Angeles com os Lamas Rodrigo e Thiago, claro que regado a muita cerveja e churrasco (sim churrasco!!).

 

Bom, a primeira parada foi a Stone. De fora, niguem percebe que é uma cervejaria…bom, para os “iniciados” o forte cheiro de lúpulo nas redondezas indica a presença de uma, fora isso…um predio, sem nenhuma indicação. Até o momento que você entra…ai um mundo se abre. Um microcervejaria de porte. Que também distribui várias marcas (lei estranha de lá: eles não podiam vender a propria cerveja, então montaram uma distribuidora para isso, ou seja, eles compravam deles mesmo para vender)… Dentro, um bar da própria cervejaria, que além de ter os rótulos deles, possui uma infinidades de outros rótulos. On tap, são só 36 tipos de chope. Em garrafas, incontavéis marcas….um verdadeiro paraíso.
Pouca torneira pra chope!!! 36 tipos. No alto as taps de cada torneira!
Lamaçal degustando tudo que era possível da Stone Brewing
Por US$ 8.00 você compra uma dessas garrafas e leva lá so pra “recarregar”

 

Mega camara fria da Stone!!!100% da produção fica guardada fria (todas são ales) e não pasteurizam.

 

Stones que compramos para tomar em casa. A primeira da foto é a Sawyer´s Triple  é uma strong ale (Trippel) portanto estilo belga, super gostosa e apesar dos seus 7.6% de alcool, desce super bem. A segunda é a Stone Sublimely Self-Righteous Ale 8.7% de alcool e 90 IBU´s. Muito mas muito amarilo pro aroma e no dry hooping, eles amam esse lúpulo. Para amargor não identifiquei qual é .A  terceira é a Stone Old Guard é uma barley wine ultra encorpada e com 95 IBU´s (vc leu direito sim) e 11.5% de alcool, forte presença do lúpulo amarilo.

Provamos todas as stones….e destaque para a Arrogant Bastard ( depois disso o nome da nossa Lama Porcaria é fichinha). Eles não falaram qual é o lúpulo e eu não identifiquei e  nem quantos IBU´s…e nem no site tem ;). Mas é uma cerveja com forte presença de lupulo, talvez mais que 100 IBU´s, cor de cobre bem escura e super mas super aromatica. Também tem uma versão maturada em barril de carvalho, que da tons de madeira.
Nossa sorte foi que naquele dia estava disponivel uma cerveja super especial a vertical Epical Ale, é uma belga com muitas especiarias. No site da Stone tem todos as notas sobre elas. Segunda reza a lenda é uma cerveja fabricada em 2002 que só poderá ser aberta em 2012, mas precisamente em 12/12/12. Mas como eles não aguentaram esperar, resolveram, a cada ano, dispor uma certa quantidade dela. Em 02/02/02 fizeram o primeiro teste de sabor e aroma com ela. Depois em 03/03/03…e assim foi. Pegamos a 09/09/09.
SENSACIONAL. Lupulo nem se fala, esse caras são completamente malucos por lupulo, e super encorpada. E tanto lupulo aromatico q chega a ficar enjoativa. É uma cerveja pra ser degustada ao poucos.

Depois da dura tarefa de conhecer a Stone, partimos para a Lost Abbey Brewing ( que também fabrica as cervejas Port )…sensacional…um fabrica bem “”raiz” com um bar dentro…na realidade o bar e a fábrica se confundem…mas de maneira diferente que conhecemos. A bar/fabrica só abre ao público duas vezes por semana…As cadeiras do bar são barris de chope com um saco de malte em cima…um bichinho de estimação , um gato, fica lá..andando pelo balcão, pelos fermentadores e tal…e muito, mas muitos barris de carvalho…A especialidade da Abbey, são as belgas.
Todas as ceverjas da Lost Abbey levam doses cavalares de Amarilo (aromatico) e Chinook (amargor).

 Lost Abbey – Bar de degustação dentro da pequena fábrica
Só usam barris de carvalho na maturação.
Thiago mandando ver no malte…e eu segurando as compras do dia.
Essa são as Lost Abbeys que compramos e que conseguimos lembrar de descrever 🙂 . A primeira a Avant Guard tem 7.0% de alcool e é super aromatica graças a presença de muito saaz. Tem um tom de chocalate que vem de uma torrefação que eles mesmo fazem. A do meio é a Serpents Stout com impressionantes 10% de alcool, uma cerveja sazonal, tomei ela on tap e não da garrafa, uma senhora stout!! . A ultima da foto é a Judgment´s Day é uma quadrupel com 10.5% de alcool, pouco lupulo, o que é pedido para o estilo, cerveja forte que não combina com o calor caloforniano :), mas uma verdadeira quadrupel.
O destaque da Lost Abbey, mas precisamente da Port Brewing foi a Hop 15 super IPA com 15 (quinze) tipos de lupulos, segundo constar 150 de IBU…cada gole é um arrepio! :).
Esse pessoal da Lost Abbey são pra lá de criativos olhem uma cerveja que fizeram : http://picasaweb.google.com/lostabbey/MakingOfASteinBeer#
simplesmente esquentaram umas pedras a 400ºc para ferver o mosto! diretamente nessas pedras…o pq? Não faço ideia! Deve ser algum jeito celta de fazer cerveja hehehehe.

No outro dia…uma experiencia nova, fomos a uma famosa praia em LA, Venice, praia de hippies e gente louca…lá provei algo que realmente me fez repensar que isso de beber pilsen leve em lugar quente já era…Erdinger com limão (siciliano)…que coisa refrescante!

Erdinger com Limão…muito boa a combinação. Eu, Thiago, Fabricia, TJ e Digão. Felipe tava atrás da camera hehe.

A noite para encerrar com chave de ouro nosso tour cervejeiro…uma Missa em LA….churrasco básico e regado a Lost Abbey, Stone e muitas mas muitas Samuel Adams…

A foto não ficou bacana…mas é pra provar que fizemos um churrasco em LA.
Antes…
… parte do Depois 🙂

No outro dia, o duro retorno a vida normal no Brasil ;).

Foram varias outras missa, varias outros tipos de cervejas e visitas….mas aqui fica registrado as principais. Fica a dica para quem for para aquelas bandas

Espero que tenham curtido. Não consegui ser tão profissional e completo nas descrições quanto os amigos do Brejas, mas um dia chegaremos lá 😉
Abração
David

David - Lamas Autor

David Figueira, doutor em Física pela UNICAMP e fundador da Lamas Brew Shop e da Cervejaria Cogumelo.

Comentários

    Marcus McDuff

    (22 de outubro de 2009 - 05:49)

    David, eu fui para a Oktoberfest e achei que estava no céu, até ler todos esses posts que vc fez. Você sim esteve no paraíso, não eu, shushsuh!!!

    Muito bacana os posts. Acabei conhecendo (pelo menos por nome) algumas marcas que eu jamais havia ouvido falar, e que parecem ter bastante tradição por lá! Mais uma vez saio desse site com água na bocaa..!!

    Grande abraço irmãozinho

    David

    (22 de outubro de 2009 - 13:44)

    e isso não representa nem um décimo do que existe por lá e nao deu pra ver!!!
    Um lugar especial para os cervejeiros como nós hehehe
    David

    YWR

    (22 de outubro de 2009 - 16:41)

    Meu sonho é poder experimentar as "STONES"….alguém sabe aonde eu consigo aqui no Brasil??

    Abs!!

    Yuri

    David

    (22 de outubro de 2009 - 16:46)

    oi Yuri
    Infelizmente desconheço no Brasil quem venda. Ate as Sierras Nevadas que sao maiores já é complicado achar aqui!

    Se souber, me avise

    Abraçõa
    David

    YWR

    (23 de outubro de 2009 - 15:51)

    Pois é David, estou tentando convencê-los de enviar algumas para o Brasil, se conseguir te aviso sim!

    abs,
    Yuri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *