Mais uma Revolution 32 saindo….

   Mais um vez, atendendo a pedidos fizemos uma brassagem de maior volume da nossa american stout, a Revolution 32 . Fazer brassagem a noite ninguém merece. Mas não teve jeito ,pelo menos conseguimos uma televisão pra ver o jogo do Brasil com o Chile (Brasiu iu iu). Iniciamos às 19:00 e términamos às 3:30. Tudo pelo Encontro das Acervas em outubro e pelo Encontro de sócios da Acerva Paulista, também em outubro.
   No fundo queriamos é estreiar o volume total de nossa nova panela de 40L com nossa bazooca homemade. Antes porém, como a quantidade de malte era bem maior que a de costume moer manualmente ia ser um belo exercício, ai resolvemos acoplar uma furadeira no moinho de grãos. Um espetáculo, rapidinho foi tudo. Mas achamos que se a rotação fosse menor (nossa furadeira não possuia esse ajuste) ficaria melhor, devido a velocidade, a homogeneidade não ficou tão parecida com as levas anteriores .

 
Para moer usamos exatamente esse método. “Roubamos” essa imagem do exceletne video do Botto 
   A filtragem com esse sitema de bazoca em circulo e T (o Palmer autor do livro How to Brew, explica os modelos mais eficientes de filtro) foi impressionante, em menos de 20 minutos recirculamos e filtramos tudo.
Nossa bazoca feita em casa. Malha de inox 304 sanitrário de 2,5″.
   Além do intuito de fazer essa leva para alguns amigos que pediram e para os encontros das Acervas. Queriamos testar a reprodutiblidade da receita. Vamos intercalar a partir de agora, uma leva será reprodução e outra receita nova. Assim vamos nos ajustando para reproduzir as levas que agradaram mais.  
   A receita que usamos foi basicamente a mesma da primeira Revolution. Torramos o malte com 24 horas de antecedência. Esse torrefação tão prévia serve para dissipar alguns aromas indesejados. Usamos rampas de temperatura. E a lupulagem para dar um amargor em torno de 26 IBU, foi basicamente com os mesmo lúpulos. A OG ficou em 1,069 a 27ºC e a cor 34,6. Até agora tudo se reproduziu. Fermento usado US-05. Depois de 24 horas inoculado a fermento, a fermentação esta a toda!.
Agora é esperar para ver 🙂

David - Lamas Autor

David Figueira, doutor em Física pela UNICAMP e fundador da Lamas Brew Shop e da Cervejaria Cogumelo.

Comentários

    Steiner

    (16 de setembro de 2009 - 07:07)

    Seria possível abrir uma filial da Lamas Bier no Rio de Janeiro?
    Já tem pelo menos um físico cervejeiro por aqui … heheh…

    Salve galera, velhos tempos da Repzé e Unicamp….

    Abração
    Renato Steiner

    David

    (16 de setembro de 2009 - 14:55)

    Fala Steiner
    To sabendo das suas peripercias cervejeiras. Na proxima vez que fomos ai no Rio vamos fazer uma "missa" hehehe 🙂
    Um dos nossos vai se mudar pro Rio, ou seja, vai ter filial ai 🙂

    Grande Abraço
    David

    Bera

    (7 de outubro de 2010 - 04:28)

    Grande Lamas! Vcs são de Campinas certo? Gostaria de uma ajuda, pra saber onde vcs compraram o material pra fazer a Bazooka e o Fermentador, se foi por aqui mesmo.

    Ficaria grato se me respondecem no meu email, fernando.bpires@gmail.com .

    Vlw, brigado!

    David - Lamas Bier

    (7 de outubro de 2010 - 16:57)

    Olá Fernando, isso mesmo somos de campinas.
    A malha da bazooka é importada, mas vc pode comprar flexivel de banheiro em qualquer loja de material de construção q serve tb.

    O material do fermentador, compramos na casa do seringueiro. Mas os custos são equivalentes ou ate mais caros que comprar um pronto.

    abração
    David

    Anonymous

    (26 de agosto de 2011 - 13:30)

    Oi sou do Recife e estive espionando o seu blog e gostei bastante do modo como voces escrevem de forma simples e de facil compreenção sem muitas frescuras cervejairas.

    Abração,
    Sérgio malaquias.

    David - Lamas Bier

    (26 de agosto de 2011 - 17:51)

    Obrigado Sérgio….seu comentario nos enche de alegria

    []s
    David

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *