Lamas Revolution 32

Dia bonito, céu azul, feriado e os Lamas reunidos para mais um churrasco e claro para fazer mais uma leva. Dessa vez, arriscamos numa Stout, bom, acho que saiu do estilo, mas a idéia original era essa. Tem todo potencial para ficar boa, apesar do grau de lucidez no final do processo não ter sido dos melhores. Para dar uma idéia para os presentes dos sabores que temos por aqui, degustamos 3 cervejas que achei no mercado: A demoiselle da Colorado (Porter), Baden Baden Stout e a Bruge Stout.
A famosa Demoiselle dispensa comentários. Excelente sabor; gosto de malte torrado e café bem pronunciado, talvez aqui fugindo um pouco das porters. Bem cremosa com uma carbonatação média. Excelente cerveja
A Baden Baden Stout é uma boa cerveja. Gosto de malte torrado, mas menos intenso que a Demoiselle. Mas é uma legítima Stout. Muito boa mesmo.
A decepção ficou por conta da Bruge Stout, a começar pelo aroma (ou a falta dele). Muito adociada. Creme pouco denso. Os gostos do malte torrados ficaram disfarçados pelo excesso de “doce” da cerveja. Já havíamos experimentado a Golde Ale deles e também não foi muito bom. Torcer para que melhorem no futuro, pois se trata de uma cervejaria artesanal.

Demoiselle, Bruge Stout, Baden Baden Stout

A Lamas Revolution 32

Voltando a nossa Lamas Revolution 32, fizemos algo que nunca tínhamos tentando antes: Torrar malte. Torramos um pouco de malte a 200ºC por 40 minutos. O cheiro que ficou na cozinha foi muito bom. Mas manter o forno na temperatura certa dá trabalho. A cada 5 minutos tirávamos o malte do forno pra dar uma sacudida nele. No fim ficou bem uniforme a “torrefação” deles. Nossa receita usou os seguintes maltes:
3,5 kg de Pilsen
1,0 kg de Carahell
0,4 kg de Munich
0,05 kg de Caramunich
0,5 kg de Malte torrado

Malte sendo torrado na noite anterior
Como o dia tava bonito e como sabíamos que seria longo também resolvemos usar varias rampas na brassagem. Usamos a de acidificação a 45ºC. Também a de 64ºC para as beta-amiláses. E a de sacarificação (alfa-amiláses) a 68ºC. E um stop mash a 75ºC. Essa etapa toda durou 3 horas.
Sacarificação – a cor ficou bonita!
Início da filtragem : cor bem escura
Depois de filtrado partimos para a lupulagem. Deixamos ferver por 60 minutos usando os seguintes lúpulos:
Em 20 min. 15g de GalenaEm 40 min. 10g de Hallertaun Tradition e 6g de Saaz
Em 58 min. 7g de Saaz.
O fermento que usamos foi o US-05.
A OG a 27º foi de 1,069. O amargor esperado é de 26. E a cor 34,6.
Ta ai o segredo da Lamas Bier : o dedão do Amir! Dedão de comendador niguém tem 🙂
Depois de um dia longo e com muita cerveja a Lamas Revolution 32 esta “nascendo” no fermentador. Vamos deixar ela lá por uns 7 dias. Depois vamos partir para a fermentação secundaria na geladeira.
Agora cabem aqui algumas considerações: Essa receita foi inspirada da Vidua Nigra do grande mestre Botto da Aceva Carioca. Quanto ao nome da leva é uma homenagem ao dia da Revolução Constitucionalista de 1932 de São Paulo e para mim como bom carioca que sou o que vale mesmo foi o feriado que temos aqui em SP por conta da Revolução, dia de nossa brassagem 09 de julho. MAS essa deveria ser a Lamas Comendador que nosso amigo Lama e Comendador Amirzinho iria bolar a receita. Porém como ele não fez isso, o Lama Chico Paulo nos proibiu de chamar a leva de Comendador 🙂

Portanto Amirzinho, faça logo a receita da próxima leva para a Lamas Comendador finalmente sair …

Os docentes presentes :).
Já era noite 🙂 . Chico, Amir, Sergio e Felipe

Corrigindo uma injustiça (depois do puxão de orelhas). Temos de agradecer, e muito, a Fernanda por ter saído no meio do churrasco para comprar boas cervejas para nós 🙂 .

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO 20/08/2009: A maturação durou 11 dias a T=5ºC.

David - Lamas Autor

David Figueira, doutor em Física pela UNICAMP e fundador da Lamas Brew Shop e da Cervejaria Cogumelo.

Comentários

    Anonymous

    (16 de julho de 2009 - 23:00)

    Só vou deixar um comentário! Eu que vou buscar as melhores cervejas tomadas nesse churrasco e meu nome não aparece nem nos agradecimentos!!!
    Vou me lembrar disso na próxima vez q pedirem para eu buscar cerveja!!

    David

    (16 de julho de 2009 - 23:31)

    culpa do seu namorado :). Mas vou corrigir ta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *