Principais erros na primeira brassagem

No post Errei minha primeira cerveja, e agora? Contamos sobre o desastre que foi a primeira vez que fizemos uma lager e como é normal uma ou outra brassagem não dar certo. Apesar da frustração, aprendemos lições valiosas que nos fizeram melhorar nas outras receitas e enfim fazer uma lager perfeita.

Mas para melhorarmos não basta esperar por um milagre, é preciso pesquisar tudo o que pode ter dado errado e não repetir na próxima brassagem. Por isso selecionamos os Principais Erros Na Primeira Brassagem e como evita-los (ou corrigi-los):

  • Escolher o dia e o horário certo. Fazer cerveja é uma delícia, mas demanda tempo e dedicação. Não adianta querer começar muito tarde e terminar de madrugada, ou fazer um churras enorme com várias pessoas e muita bebida que as chances de dar errado são grandes. Programe-se com antecedência e comece cedo para no final não estar cansado e pular etapas essenciais!

 

  • Utilize ingredientes frescos, de qualidade e principalmente: Ingredientes Cervejeiros (não, não é legal utilizar fermento de pão para fazer cerveja). Sempre armazenar o malte em local fresco e arejado, sem iluminação direta. A levedura deve ser mantida em local refrigerado e o lúpulo no freezer de preferência. Ingredientes mal armazenados podem trazer sabores e odores indesejados para a cerveja.

 

  • Utilize água potável filtrada livre de cloro e metais pesados. Água da torneira, somente se for utilizado um filtro de carvão ativado e só utilize água de poço artesiano depois de fazer análise para entender qual é sua composição e se há algum microrganismo indesejável presente.

 

  • Entender todas as etapas da fabricação é essencial para que a brasagem dê certo e o resultado final seja satisfatório. Lembre-se de controlar a temperatura na mosturação, atingir uma fervura vigorosa, deixar a tampa da panela sempre aberta durante a fervura (para eliminar substâncias indesejáveis) e fazer corretamente o whrilpool.

 

  • Resfrie sua cerveja ao final da fervura. Vemos alguns cervejeiros iniciantes deixando o mosto esfriar sozinho de um dia para o outro. Quanto mais rápido resfriarmos o mosto e iniciarmos a fermentação, menor os riscos de contaminação.

 

  • SANITIZE TUDO! Dificilmente uma cerveja fica intragável, a não ser que ela esteja contaminada. Cervejas contaminadas podem apresentar cheiro e sabor de esgoto, frutas podres, papelão e azedo. Daí não tem jeito, vai tudo pelo ralo. E o mais importante: após sanitizar, não pode enxaguar!

 

  • Hidrate suas leveduras. Leveduras saudáveis conduzem uma boa fermentação o que resulta em uma boa cerveja. Veja como hidratar sua cerveja aqui .

 

  • Fique de olho na temperatura. Não é todo mundo que tem a possibilidade de ter uma geladeira com controle de temperatura só para suas cervejas, porém evitar grandes variações de temperatura sempre é interessante. Procure locais mais frescos e que consigam manter uma temperatura ao longo do dia (isso vale para a cerveja engarrafada também).

 

  • Utilize tampinhas corretas. Tampinhas Twist-Off são para garrafas de rosca tipo Long Neck e tampinhas Pry-Off são para todas as outras garrafas (600 mL, 1 L, 300 mL normal, só para as de rosca que não serve). Utilizar tampinhas erradas significa não vedar a garrafa e o gás da refermentação irá tudo embora, deixando a cerveja choca.

 

  • Por fim, é preciso ter muita paciência. Dizem que paciência é uma virtude, principalmente para um cervejeiro caseiro. Às vezes sua cerveja não está ruim, só precisa maturar um pouco mais. É essencial deixar sua cerveja descansando para arredondar o paladar.

 

Descobriu aonde errou? Sempre que você identificar um problema, tente entende-lo e como corrigi-lo. Isso lhe ajudará a tornar-se um bom cervejeiro e produzir as melhores cervejas da sua vida.

2 Responses to Principais erros na primeira brassagem

  1. Diogo Aires disse:

    Minnha receita de 5L resultou em 3L. Acho que exagerei na fervura. Será que vai prestar minha cerveja?

  2. David - Lamas disse:

    Oi Diogo, tudo bom?
    Com certeza deve ter dado certo. Na proxima vez, voce pode ferver umpouco de agua e completar para dar 5L (antes da fermentacao)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *