Moinho – Qual Escolher?

Moer o malte é uma das etapas mais importantes da brassagem e saber moer o malte de forma correta interfere diretamente na vários parâmetros da sua cerveja. Desde de uma clarificação ruim, passando por um baixo rendimento até aromas indesejados na cerveja (o mais conhecido é a adstringência, causada por taninos arrastas da casca do malte).

Por isso é importante para nós, cervejeiros caseiro, entendemos um pouco mais a fundo a principal diferença entre os principais tipos de moinhos ou moedores que encontramos no Brasil. Claro que para um cervejeiro iniciante não há necessidade de ficarmos tão preocupados mas com o tempo e com a vontade de fazer cervejas cada vez melhores é importante aprimoramos em detalhes como a moagem.

Mas antes um pouco de história, principalmente para os iniciantes. Quando começamos a fazer cerveja não tínhamos moedores. E na época não existia a possibilidade de comprar malte moído na loja (alias a Lamas Brew Shop foi a primeira loja no Brasil a oferecer moagem para os clientes). E como a gente moia nosso malte? 🙂 Com um liquidificador….isso mesmo. Liquidificador.

Moedor de Malte usado pelos Lamas, nos primordios

Moedor de Malte usado pelos Lamas, nos primordios

Mas funcionava? CLARO. Obviamente naquela época queríamos ter uma cerveja. E não nos apegavamos em detalhes, isso no inicio do hobby. E esse sempre foi nosso espírito, não dificultar em nada para que um iniciante não desista. E claro que com o tempo você vai aprimorando. Afinal, um novato não precisa saber de eficiência enzimática nem o que é tanino.

Mas voltando ao tema principal. Para ajudar aos cervejeiros caseiros fizemos 3 vídeos sobre moedores. O primeiro mostrando em detalhes o famoso moedor de discos. No segundo vídeo mostramos o sonho de consumo dos cervejeiros, o moinho de rolos. E o terceiro é um comparativo entre eles.

 

 

 

Bom, esperamos que tenham gostado deste post e qualquer dúvida, podem usar o espaço de comentários que sempre respondemos suas dúvidas

Boas Cervejas

Os Lamas

4 Responses to Moinho – Qual Escolher?

  1. Francisco Gilmar Rizzuti disse:

    Excelente os vídeos demonstrados.
    Comprei um moinho de disco devido a diferença de preço.
    Comprei uma Grainfather com vocês e realizei o meu primeiro trabalho.
    No processo de moagem tive um pouco de trabalho com a farinha que este moinho de disco deixou. Não chegou a entupir, mas o processo de lavagem dos grãos foi muito demorado.
    Existe alguma dica sobre para facilitar o processo de lavagem dos grãos?
    Eu vi alguns vídeos relacionados e algumas pessoas utilizam cascas de arroz para facilitar no processo. Isto é correto? Não interfere no sabor da cerveja?

  2. Euclides Martins disse:

    Boa tarde

    Srº Elso,

    Sou Euclides e trabalho numa cervejaria industrial e utilizamos um moinho de rolo, copntudo queria lhe perguntar se voces tem desponível algum tipo de equipamento que serve para medir oui quantificar a eficiencia da moagem.
    Cpts

  3. David - Lamas disse:

    Francisco, so aumentar a moagem, nao precisa usar palha de arroz. A nao se que vc use malte se casca, como trigo.

  4. David - Lamas disse:

    Euclides, vc saberá este parametro durante a sua brassagem vendo se no lauter sua cerveja fica cristalina rapidamente ou nao. Ai vc consegue ajustar o moinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *