O que significa eficiência da cerveja caseira?

Post atualizado em 31/05/2021

Durante os nossos cursos de fabricação ou através dos canais de atendimento da Lamas Brew Shop sempre surge a dúvida de como melhorar a eficiência da brassagem e seu impacto no resultado final. Muitas vezes percebemos que é um tema que causa algumas confusões para os cervejeiros e por isso, decidimos escrever sobre eficiência e como melhorá-la ao longo do seu processo.

O que é eficiência da cerveja?

A eficiência da brassagem é a chave para se desenvolver corretamente uma receita, uma vez que é através dela que determinamos nossa densidade inicial (OG). Ou seja, se você não souber a eficiência do seu processo e do seu equipamento, dificilmente atingirá a densidade desejada. É importante ressaltar que a eficiência se trata da OG correta, exigida em cada estilo de cerveja, e não do volume de cerveja obtido. O volume de cerveja é apenas mais uma variável que consideramos nos cálculos.

Quando pensamos em eficiência pensamos no potencial de açúcares no malte que pode ser convertido em açúcar no mosto. Apesar de correto, a conversão de açúcar é apenas uma parte da eficiência total que consideraremos. Na verdade, o rendimento do malte é obtido em teste de laboratórios e podemos encontrar na ficha técnica do malte (varia de 50 a 87% dependendo do malte). Apesar de termos esse número, na prática é um rendimento bem difícil de ser atingido.

Para calcular a eficiência total do sistema é preciso considerar mais variáveis além do potencial de conversão do malte. A figura a seguir ilustra as principais perdas do processo e os diferentes tipos de eficiência que devem ser considerados:

eficiência
Figura 1 Diagrama da eficiência. Fonte: Brewerfriends.

Então, quando calculamos a eficiência da brassagem consideramos: o rendimento do malte (ou dos maltes se for mais de um), a absorção de água pelos grãos, a extração de açúcar na lavagem, a evaporação, o trub da panela de fervura e a lama do fermentador. Saber todas essas perdas e eficiências nos levará a melhoria de nossas receitas.

Outro ponto que deve ser considerado é que a eficiência do equipamento não é constante, o que deve ser constante é a eficiência do equipamento para cada receita. Uma receita com alta densidade inicial utilizará mais malte, aumentando a absorção por grão e diminuindo a densidade, por exemplo.

Ferramentas como o BeerSmith calculam a eficiência do seu sistema de maneira muito simples, basta adicionar os valores principais (volumes do equipamento, material, perdas no trub, perda no fermentador) que o software calculará a eficiência para você. Não tem o BeerSmith ainda? Adquira neste link e comece a desenvolver ainda hoje as suas receitas.

Agora, se você é daqueles que gostam de colocar a cabeça para funcionar e fazer vocês os cálculos do seu equipamento, aguarde os próximos posts que nós vamos ensiná-los!

Veja também o post 6 dicas de como melhorar sua Eficiência

Boas Cervejas

Natalia Poli Bichara Autor

Engenheira de Alimentos formada pela USP e técnica cervejeira pelo ICB, desde a época da faculdade me interessei pelo processo de fabricação de cerveja. Entrei como estagiária na Lamas em 2013 e desde então sou apaixonada pelo mundo das cervejas artesanais. Adoro fazer testes com receitas inusitadas, beber cerveja e falar sobre cerveja, Saúde!

Comentários

    Carlos

    (11 de fevereiro de 2017 - 20:17)

    Eu configurei meu equipamento todo corretamente e segui todas as informações sobre quantidade de água e tudo mais para a brassagem e também para a lavagem! Porém o BS pedia uma densidade PRE fervura e eu não consegui chegar no valor estipulado! Continuei e segui pra fervura. No final da fervura depois de esfriar, fiz nova medição dessa vez minha OG foi 1075 porém o BS me pedia 1099!!! O que será que aconteceu???

    Lembrando, a receita eh uma imperial ipa!!!

      David - Lamas

      (20 de fevereiro de 2017 - 21:15)

      Carlos, só com essa infos fica dificil te ajudar. Uma coisa é certo: NUNCA confie cegamente no BS, ele ajuda mas quem manda na brassagem é vc. Densidade baixa, pode ser ocasionado por N fatores, como: muito agua de lavagem, ph muito fora de padrao, erro de T na brassagem, moagem ruim, etc etc

    Rique Chagas

    (9 de outubro de 2017 - 23:15)

    David boa tarde!

    Não estou conseguindo baixar o arquivo, esta dando erro, poderia me ajudar?

    Edilson

    (17 de outubro de 2020 - 18:41)

    Gostei muito das informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *