Receitas das Cervejas da Brew Dog – Equivalência de Fermentos

Todo cervejeiro caseiro tem suas cervejarias preferidas, aquela cervejaria que te inspira e lhe dá água na boca só de imaginar um copo gelado e saboroso do seu estilo preferido. Tem aquelas cervejarias que além de fazer nossas cervejas preferidas ainda nos inspira pelos ideais, identidade, atitudes. E é inevitável não pensar na Brew Dog, cervejaria escocesa e muito irreverente, que produzem cervejas repletas de personalidade.

Afinal, quem nunca tomou uma Punk IPA e pensou: “Eu preciso fazer uma IPA igual!”, e saiu feito um doido atrás da receita pelos fóruns e blogs da internet. Mas como alcançar esse aroma de lúpulo perfeito? Esse amargor balanceado com essa cor incrível? Qual é o segredo deles para fazer a melhor cerveja do mundo?

beer

E então os irmãos James e Martin, fundadores da cervejaria Brew Dog, fizeram o inimaginável. Famosos pelas maiores loucuras cervejeiras, por fazerem cerveja embaixo da água, produzirem a cerveja com maior teor alcoólico já registrada, se engajarem em polêmicas políticas como a lei anti LGBT da Rússia (sim, os caras fizeram uma cerveja tirando sarro do presidente russo Vladimir Putin) e declarar guerra abertamente contra as gigantes cervejeiras, ontem eles revolucionaram o mundo dos cervejeiros caseiros ao liberarem TODAS as 215 receitas de cerveja que eles já produziram, adaptadas para as panelinhas de 20 L.

Além de detalhar todos os ingredientes (eles tomaram o cuidado de colocar as unidades em kg e lb), o arquivo em pdf, que pode ser baixado no site https://www.brewdog.com/diydog, contém uma carta escrita por James, um passo a passo de como fazer cerveja em casa, um glossário com os principais termos cervejeiros e dicas preciosas de como fazer cervejas como um profissional.

Assim como nós da Lamas, a Brew Dog tem em sua essência fazer as melhores cervejas em casa, da maneira mais tradicional, o céu é o limite quando se trata de fazer cerveja. Mais que isso, queremos que todo cervejeiro do Brasil consiga fazer a melhor cerveja em suas próprias casas.

Após a divulgação das receitas, muitos clientes entraram em contato pedindo os insumos para nós. Sim, temos praticamente todos os ingredientes que eles utilizam (os melhores ingredientes do mundo alias).

Para ajudar, criamos uma tabela com os fermentos equivalentes que trabalhamos (White Labs e Mangrove’s Jack) com os fermentos da Wyeast, principal levedura utilizada pela Brew Dog.

Fermentos Brew Dog
Wyeast White Labs Mangrove Jack´s
Wyeast 1056 – American Ale WLP 001 – California Ale M44 – US West Coast
Wyeast 1272 – American Ale II WLP 051 – California V Ale M44 – US West Coast
Wyeast Pilsner Strain 2007 WLP 840 – American Pilsner Lager M84 – Bohemian Lager
Wyeast 3522 – Ardennes WLP 550 – Belgian Ale M41 – Belgian Ale
Wyeast 3711 – French Saison WLP 566 – Saison II Ale M29 – French Saison
Wyeast 3333 German Wheat WLP 380 – Hefeweizen IV Ale M20 – Bavarian Wheat
Wyeast 1010 – American Wheat WLP 320 – American Hefeweizen M20 – Bavarian Wheat
Wyeast 3944 – Belgian Witbier WLP 400 – Belgian Wit Ale M21 – Belgian Wit
Wyeast 3638 – Bavarian Wheat WLP 351 – Bavarian Weizen Ale M20 – Bavarian Wheat
Wyeast 3787 – Trapist High Gravity WLP 530 – Abbey Ale M41 – Belgian Ale
Wyeast 3724 – Belgian Saison WLP 565 – Saison Ale M29 – French Saison

 

E os maltes oficias da Muntons, usados em quase todas as receitas, assim como os fermentos equivalentes você encontra na Lamas Brew Shop, venha nos fazer uma visita (pode ser virtual também) www.lamasbrewshop.com.br

Natalia Poli Bichara Autor

Engenheira de Alimentos formada pela USP e técnica cervejeira pelo ICB, desde a época da faculdade me interessei pelo processo de fabricação de cerveja. Entrei como estagiária na Lamas em 2013 e desde então sou apaixonada pelo mundo das cervejas artesanais. Adoro fazer testes com receitas inusitadas, beber cerveja e falar sobre cerveja, Saúde!

Comentários

    Taiguara Alves de Lima

    (13 de maio de 2016 - 23:36)

    Boa tarde,

    Estou querendo fazer a Punk IPA, porém quando coloco a receita no Beer Smith, o IBU dá mais de 100, muito acima da receita. Também fiz o cálculo de IBU na mão e realmente não bate com o que está na receita. A quantidade de lúpulo na receita realmente é muito grande. Vcs já testaram essa receita? Vcs tem todos os ingredientes disponíveis? Valeu! Abs

      David - Lamas

      (24 de maio de 2016 - 15:59)

      Taiguara, dica: voce é o mestre cervejeiro nao o BeerSmith. Pq falo isso, pq só vc tem as informacoes atualizadas de insumos e equipamentos.Inputa os dados do lupulo que quer comprar e veja se esta ok, veja se o volume setado no BS esta ok. É para funcionar.

    WILLIAN SOARES GONÇALVES

    (14 de junho de 2016 - 19:08)

    Taiguara, eu lancei a receita no Beersmith e deu 73 de IBU. Confira os tempos adição de cada lúpulo. Grande parte deles entra no Dry-hop, tempo zero, não aumentando o IBU.

      El Don Beer

      (17 de agosto de 2017 - 20:10)

      Willian blza? Vai depender de qual versão da PUNK IPA o Taiguara fez. Se ele fez da que foi de 2007 até 2010 não tem dry-hopping. Eu fiz esta e tive que alterar o tempo e quantidade de lúpulo para manter o equilíbrio, visto minha configuração de equipamentos e eficiência 74%. =D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *