Um Airlock bem diferente, vem ai o Sterilock

Já pensaram um airlock que não borbulha? Pois é….impossível né? Não, os Lamas trazem em primeira mão esta grande novidade, o Sterilock. Ele é um poderoso filtro bacteriológico, lavável e sanitário.

Lançamento mundial na Lamas Brew Shop este airlock mudará completamente sua conceito sobre airlocks. O airlock Sterilock é um poderoso airlock que impede completamente que qualquer contaminante entre em seu fermentador. Fabricado em material atóxico possui um nanofiltro que permite a saída de CO2 mais impede qualquer contaminante de entrar em contato com sua cerveja (até leveduras selvagens)

Este airlock NÃO BORBULHA. Adeus, borbulhas…..mas você conseguirá detectar saída de CO2 usando o Detector de Co2, um acessório que será lançado em maio de 2015, o VisiBrew.

Algumas características do Sterilock:

  • Inquebrável. Case fabricado em plástico alimentício de altíssima durabilidade torna o Sterilock virtualmente inquebrável.
  • O único airlock que realmente barra contaminações.
  • Muito pequeno, apenas 2 cm
  • Sua base possui o mesmo diâmetro de airlocks tradicionais, com isso pode ser usado na maioria dos adpatadores já comercializados.
  • Pode ser lavado e sanitizado normalmente.
  • Sem usos de líquidos.

Acessório – Tubo Anti-Odor:

Para uso em conjunto com o airlock Sterilock este tubo elimina 100% dos odores provenientes da fermentação. Este tubo é encaixado da parte superior do airlock Sterilock e pode ser usando continuamente durante a fermentação. Sua durabilidade depende da intensidade da fermentação, quando voltar a sentir odor, esta na hora de troca.

O Sterilock já esta sendo comercializado na Lamas Brew Shop

David - Lamas Autor

David Figueira, doutor em Física pela UNICAMP e fundador da Lamas Brew Shop e da Cervejaria Cogumelo.

Comentários

    Tom Bombadill

    (5 de maio de 2015 - 03:46)

    Que barato bacana! Parabéns Lamas!

    Prof Decio Rosa

    (29 de maio de 2015 - 21:06)

    Estou mandando fazer tres tanques de 40 litros para minha cerveja cazeira e teria por favro uma ideia de gdo estaria vendendo porque acredio que gostaria de maandar montar os tanques com essa valvula sera que funcionaria??
    Obrigado

    Filipe Oliveira

    (23 de junho de 2015 - 05:05)

    Olá, Lamas! Comprei um sterilock com vocês e ao testá-lo na minha primeira fermentação fiquei com a impressão que ele estava entupido (o efeito visual de um airlock é imbatível) pois a tampa do meu fermentador inchou bastante e ao remover o sterilock rapidamente para verificar saiu uma lufada de ar, liberando a pressão interna.
    Isso é normal? procurei nos fóruns da internet, mas por se tratar de um produto novo, não consegui encontrar nada a respeito

      David - Lamas

      (23 de junho de 2015 - 17:15)

      Sim, normal. Pois o filtro dele nao é 100% comunicante com a atmosfera. Para testar, da uma boa soprada nele que vc verá que sairá ar, mas precisa de uma certa pressao

    Fernando

    (4 de julho de 2015 - 01:58)

    Caros,

    As vezes o Krausen sai pelo airlock, caso ocorra neste, estraga alguma coisa? o processo de estancar o liquido precioso do ambiente externo fica comprometido?

    att

      David - Lamas

      (7 de julho de 2015 - 16:06)

      Se ter Krausen irá entupir ele. Neste caso, basta lavar e sanitizar e usar novamente

    lincoln

    (6 de julho de 2015 - 14:38)

    Bom dia!
    Comprei o Sterilock e estou utilizando.

    Minha primeira experiência está sendo preocupante, pois, no segundo dia de fermentação, a tampa está estufando e estou com receio que venha a “explodir”.

    Devo substituir para o antigo airlock ou isso é realmente comum no uso do sterilock?

    Grato.

      David - Lamas

      (7 de julho de 2015 - 16:05)

      Lincoln, normal.
      Faça um teste com um Sterilock: sopre ele. Voce verá que precisa fazer uma pressão para tal.(depois de sobrar sanitize ele 😉 )

    Cássio Maciel Fernandes

    (3 de agosto de 2015 - 01:20)

    Olá! Vou testar o meu Sterilock em alguns dias, mas agora me dei conta de uma coisa: como vou verificar se a fermentação terminou? Pois diferente dos airlocks tradicionais, neste não é possível ver a liberação do CO2.

      David - Lamas

      (3 de agosto de 2015 - 01:49)

      Cássio, excelente pergunta
      Este é um dos erros mais comuns até em cervejeiros experiente. Airlock NAO mede fermentacao, ele é uma valvula de segurança e mais nada. Acontece que muitos confundem a atividade do airlock com fermentacao. Na realidade ele seria um idicativo, porem nos estagios finais de fermentacao o airlock nao borbulha porem a fermentacao continua. A unica maneira de se medir densidade ou saber quando a fermentaacao acabou é medindo a densidade com um densimentro (ou outro correlato). Se vc medir a densidade por dois dias seguidos e o valor nao mudar, significa q sua fermentaçao acabou.

    kyrios

    (23 de agosto de 2015 - 18:33)

    no caso ele solta o co2 mais devagar e vai dar uma estufada..porem sem chance de explosoes né ? eu quero fermentar 400 litros em um freezer de 516 litros ele tem 75 cm de altura a bomba tem 70 (bomba de 60 litros ) e o sterilock tendo apenas 2 cm vão sobrar 3 cm as medidas estao perfeitas … posso comprar ?

      David - Lamas

      (24 de agosto de 2015 - 23:07)

      Kyrios, para esse volume nao recomendo o uso de Sterilock. Alias nem de airlock convencional. Com certeza irá explodir. Todos os airlocks padroes sao feitos para fermentaçao de até uns 50 ou 60L. Mais que isso, faça um blowoff.

    Cyro

    (25 de agosto de 2015 - 03:56)

    Fala David. Estou usando o Sterilock em duas bombonas de 60l que devem estar com uns 50/52 litros dentro. As tampas estão bem estufadas e quando tiro ele sai um jato de ar. Soprei como você falou e tenho a impressão que não passa nada. Comprei 4 e troquei já mas continua a mesma coisa. É assim mesmo? Posso dormir e deixar o bicho lá? Não vai explodir?

      David - Lamas

      (5 de setembro de 2015 - 16:58)

      Cyro
      A pressão para sair de CO2 é maior mesmo. As tampas estufarem com o Sterilock é super normal. Este volume de fermentacao seria o maximo que ele suporta. Agora, se vc soprou (forte) e nao saiu, da uma limpada neles. Pode ter entrado em contato com o Krausen e entupido ele.

    Ray

    (29 de março de 2016 - 04:13)

    Utilizei com muita desconfiança (Em dois fermentadores com aprox. 20L) mas confesso que ele funcionou muito bem, produto recomendado!

    Neireane

    (31 de agosto de 2016 - 02:19)

    Meu esposo fez uma pale ale, tudo ok colocamos para fermentar, o airlok borbulhou por uns dias como tem de ser, porém notei q água do airlok está nivela e antes estava desnivelada. É normal isso acontecer no final da fermentação? Será q perdemos a

      David - Lamas

      (9 de setembro de 2016 - 17:08)

      Neireane o airlock NAO indica fim ou inicio de fermentaçao. Ele nao borbulhar tb nao significa que nao houve fermentacao. A unica maneira de saber isso é medindo a densidade do mosto. Aguarde os dias indicado na receita que temos certeza que funcionara, mesmo o airlock nao aparentando atividade.

    Lucas santana lima

    (14 de dezembro de 2016 - 17:16)

    Oi eu faço vinhos caseiro queria saber se tem o adaptador sterilock pra garrafão de vidro bocal é 8mm

    Julierme

    (23 de janeiro de 2017 - 18:20)

    Boa tarde, o meu fermentador tem 2 furos e pensei em colocar 2 airlocks. Tem algum problema? Não encontrei uma rolha da msm espessura para preencher o buraco e comprei um sterilock para tampar um dos buracos, o outro vou usar o airlock de 3 peças msm.

      David - Lamas

      (28 de janeiro de 2017 - 03:20)

      Oi Julierme, joia? Não, pode por. Mas uma coisa que vc pode fazer é cortar um pedaço de plastico e colocar com silicone.

    Ivan Tozzi

    (7 de fevereiro de 2017 - 06:25)

    David pela segunda nada vez consecutiva meu sterilock barrou a saída de CO2.
    Na primeira só descobri quando meu balde explodiu de madrugada
    Hoje, novamente de madrugada, fui checar minha Breja e o balde estava inchado já. Prestes a explodir novamente.
    Minha pergunta. O que está errado no sterilock? Lavagem? Como lavo?

      David - Lamas

      (20 de fevereiro de 2017 - 21:12)

      Ivan, tudo bom?
      Uma caracteristica do sterilock é ele deixa passar o gas co2 devagar pela valvula. Isso acarreta em estufamento do balde. Normal. Pórem o sterilock exige que mantenhamos um bom headspace pq se o mosto/cerveja encostarem nele, ai entope mesmo 🙁 🙁 🙁

    Carlos Pimentel

    (21 de junho de 2017 - 20:03)

    tenho um balde de 15 litros de inox . minhas brassagens não passam de 10 litros. mesmo no inox haverá estufamento? vcs recomendam ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *