Como ligar o controlador de temperatura

****atualizado em 30/01/2017 com os modelos da Full Gauge MT-512e

Depois de iniciar neste maravilhoso hobby de fazer cerveja em casa, vamos implementando e melhorando nossos processos para ter cervejas  cada vez melhores. E sem dúvida o passo mais importante para se obter uma cerveja melhor é o controle (rigoroso) da temperatura de fermentação e maturação.

Como vocês já viram em nossos posts aqui e no site da Lamas Brew Shop sempre falamos que é possível, sim, fazer cerveja sem controle de temperatura. Nós mesmo, lá no nosso início, nunca usamos controle de temperatura e as cervejas (naquele momento) eram as melhores cervejas que já tínhamos tomado. E é essa sensação que importa…

Só que sua cerveja pode melhorar muito com o controle de temperatura. E controlar a temperatura do processo de fermentação e maturação pode ser feita de maneira bem simples com uma geladeira comum. Muitos pensam que tem de desmontar ela, fuçar no termostato, etc etc…. Mas não é necessário mudar nada em sua geladeira (e sua mãe ou esposa não vão precisar te matar por ter destruído a geladeira delas).

Com um simples controlador de temperatura externo, você pode controlar a temperatura interna da sua geladeira. Existem diversos modelos no mercado, mas os mais conhecidos e usados são o TIC 17 da Full Gauge e o TLZ10 (ou TLZ11) da Coel ou os controladores da Ageon. Qual a diferença deles? Basicamente nenhuma 🙂 . A série TLZ tem mais botões de controle sendo um pouco mais simples de ajustar que o TIC17. Já a linha Ageon tem mais opcionais, como o controle duplo de geladeira e a possibilidade de controle remoto via WEB.  Mas funcionalmente todos são excelentes e muito bons.

Acontece que estes controladores servem para controlar uma porrada de processos (não só ligar e desligar uma geladeira) e por isso, os manuais deles são horrivelmente confusos. Hoje os manuais estão menos piores que no passado, mas mesmo assim ainda assusta quem não tem familiaridade com elétrica. Por isso, resolvemos fazer este post para você ver como é simples liga-los na sua geladeira.

Abaixo você verá como configurar os controladores, porém, antes de ligar sua geladeira, ficam algumas dicas:

Dicas antes de ligar o controlador em sua geladeira

  1. Deixe o termostato da sua geladeira no máximo. Ou seja, deixe ele de tal forma que a temperatura interna seja a menor possível.
  2. Todos os controladores possuem um sensor de temperatura, que deve ficar no interior da geladeira. Não deixem ele solto. Idealmente o sensor deve ficar dentro dos baldes fermentadores, e para isso você deverá usar um poço térmico. Caso não tenha um, deixe o sensor o mais próximo possível da parede do fermentador (usando uma fita para prendê-lo).
  3. No controlador de temperatura você pode ajustar a faixa de temperatura que ele irá ligar ou desligar a geladeira, por exemplo, se você quiser deixar entre 20ºC e 22ºC, é possível. Acontece que se essa variação ocorrer muito rápido, (geralmente não é o que acontece), por questão de segurança, o motor da sua geladeira não será acionado. Ele precisa ficar um tempo desligado (modelos antigos de geladeira esse tempo chega a 10 minutos antes de ligar novamente).
  4. Ajuste seu controlador e teste usando um copo ou balde de água antes de usá-lo com a cerveja.

Como ligar e montar o TIC 17 da Full Gauge

OBS: O TIC 17 FOI DESCONTINUADO. O MODELO QUE SUBSTITUI É O FULL GAUGE MT-512E

Abaixo vocês têm dois esquemas de montagem dependendo da tensão utilizada, 110V e 220V. O retângulo verde é o desenho esquemático da traseira do controlador, onde vocês têm acesso ao terminais numerados como na ilustração.  Notem que ele opera nas duas tensões, mas para isso é fundamental fazer a ligação correta, como mostrado abaixo. Para alterar a tensão de trabalho é preciso alterar as conexões elétricas.

Esquema elétrico de montagem para 110V do TIC 17
Esquema elétrico de montagem para 110V do TIC 17
Esquema elétrico de montagem para 220V do TIC 17
Esquema elétrico de montagem para 220V do TIC 17

Notem que a tomada da geladeira você irá ligar no controlador. E a tomada do controlador na sua rede elétrica.

Como ligar e montar o  TLZ10 (ou TLZ11) da Coel

Abaixo vocês têm o esquema de montagem do TLZ10. Note que ele é bivolt automático, ou seja uma vez montado (como abaixo) ele opera em 110V ou 220V. O retângulo laranja é o desenho esquemático da traseira do controlador, onde vocês tem acesso ao terminais numerados como na ilustração.

Esquema elétrico de montagem do TLZ10 ou TLZ11
Esquema elétrico de montagem do TLZ10 ou TLZ11

Notem que a tomada da geladeira você irá ligar no controlador. E a tomada do controlador na sua rede elétrica.

Como ligar e montar o  Ageon G 101 85 a 300V

Abaixo vocês têm o esquema de montagem do Ageon. Note que ele é bivolt automático, como o TLZ, ou seja, uma vez montado ele opera tanto em 110V como em 220V. O retângulo vermelho é o desenho esquemático da traseira do controlador, onde vocês têm acesso ao terminais numerados como na ilustração.

AGEON_esque
Esquema elétrico de montagem do AGEON série G.

Como ligar e montar o  Ageon G107

Abaixo vocês têm o esquema de montagem do Ageon G107. Este controlador é bem bacana pois ele é duplo, ou seja ele controla dois dispositivos ao mesmo tempo de forma independente. Importante: ele funciona tanto em 110V como em 220V, mas não é automático, você deve acertar as ligações conforme os esquemas abaixo.

O retângulo vermelho é o desenho esquemático da traseira do controlador, onde vocês tem acesso ao terminais numerados como na ilustração.

AGEON G107 110V
Esquema elétrico de montagem para 110V do Ageon G107
AGEON G107 220V
Esquema elétrico de montagem para 220V do Ageon G107

Como ligar e montar o  Ageon WEB

Abaixo vocês têm o esquema de montagem do Ageon WEB. Este controlador é bem bacana, pois além de ter um designer super legal, ele pode ser controlado remotamente pela WEB (desde que usando junto com o controlador ArcSys). Importante: ele funciona tanto em 110V como em 220V, mas não é automático, você deve acertar as ligações conforme os esquemas abaixo. O retângulo vermelho é o desenho esquemático da traseira do controlador, onde vocês têm acesso ao terminais numerados como na ilustração.

AGEON K102 110V
Esquema elétrico de montagem para 110V do Ageon WEB
AGEON K102 220V
Esquema elétrico de montagem para 220V do Ageon WEB

Como ligar e o montar o MT-512e:

Abaixo vocês têm dois esquemas de montagem dependendo da tensão utilizada, 110V e 220V. O retângulo verde é o desenho esquemático da traseira do controlador, onde vocês têm acesso ao terminais numerados como na ilustração. As numerações são as mesmas que você verá na traseira do controlador .  Notem que ele opera nas duas tensões mas para isso é fundamental fazer a ligação correta, como mostrado abaixo. Para alterar a tensão de trabalho é preciso alterar as conexões elétricas.

Esquema elétrico de montagem para 110V do MT-512e
Esquema elétrico de montagem para 220V do MT-512e

Pronto, viram como é simples? Agora é só fazer aquele crediário experto nas Casas Bahia e comprar um geladeira e fazer excelentes cervejas 🙂 . Qualquer dúvida, usem e abusem dos comentários.

Boas Cervejas!

David - Lamas Autor

David Figueira, doutor em Física pela UNICAMP e fundador da Lamas Brew Shop e da Cervejaria Cogumelo.

Comentários

    Bruno Dias Mendes de Moraes

    (7 de outubro de 2014 - 18:25)

    Comprei o TLZ11 mas não consegui configurar, queria manter à 4C com limite de 1C (de 3C a 5C), mas ele fica em torno de 5C, acionando à 6,2C. Já fiz e refiz as configurações… Será que tem alguma chance de vocês colocarem como configurar?

      David

      (7 de outubro de 2014 - 18:43)

      Bruno, provavelmente, o problema nao esta no controlador e sim na geladeira (na realidade isso nao é problema e sim um limitante da geladeira). Nem toda geladeira consegue chegar em temperaturas tao baixas.
      Faça um teste, ajuste para 13ºc, por exemplo e verá que funcionará.

    Leandro Bitencourt

    (7 de outubro de 2014 - 22:36)

    Comecei fazer cerveja tem pouco tempo. Já fiz 7 levas, algumas desastrosas e outras eu senti orgulho. Em um primeiro momento, fiz sem controle de temperatura de fermentação e nem fazia a maturação. As últimas 4 levas, não fiz o controle de temperatura na fermentação e passei a maturar a cerveja na geladeira sem controle, ainda não tinha o controlador.

    A cerveja melhorou significativamente!

    Comprei o controlador de temperatura e vou usa-lo. Porém a geladeira que eu tenho é um frost-free, li que o controlador não funciona muito bem com este tipo de geladeira. Você tem alguma experiência de uso do controlador com este tipo de geladeira?

      David

      (8 de outubro de 2014 - 00:08)

      Leandro, tudo bom? Legal, pra vc ver a importancia da maturaçao e vc vera como melhorará com a temperatura. Da geladeira, nunca ouvi falar isso, acho que funciona sim. Dos colegas cervejeiros nunca ouvi relatos destes

      Rubens Alexandre da Silva

      (6 de junho de 2022 - 09:06)

      Quando a temperatura ambiente é mais baixa, como fazer para manter a temperatura da geladeira em 18 graus? Obrigado

        Fernanda Puccinelli

        (8 de junho de 2022 - 08:49)

        Olá Rubens. O processo de fermentação é exotermico, isto é, gera calor. Desta forma normalmente não é necessário se preocupar em aquecer a cerveja durante a fermentação. Entretanto, se você mora numa região muito fria o indicado ´é usar um controlador com duas saídas. Uma saída ligada na geladeira e outra num aquecedor (ou lampada) dentro da geladeria.

        Antônio Faria

        (17 de setembro de 2023 - 11:58)

        Olá!
        Tenho um controlador da Full Gauge MT 512E.
        Fiz a instalação, configurei, mas está acontecendo um problema. Quando chega no setpoint a geladeira desliga completamente, não faz como no funcionando que o motor desliga, mas as luzes do painel e interna ficam acesa.
        Será que é um problema do controlador ou o modelo da geladeira (Electrolux DF46 – Frost Free) que não aceita esse controle externo?
        Já tentei de tudo, mas não consegui resolver, se alguém puder me ajudar, agradeço muito.
        Muito obrigado!

          Fernanda Puccinelli

          (20 de setembro de 2023 - 10:01)

          Olá Antônio, bom dia.
          Se você ligou o controlador entre a geladeira e a tomada então o controlador sempre vai desligar completamente a geladeira.
          O controlador só irá atuar apenas no motor da geladeira se ele for instalado diretamente no motor, ou substituindo o termostato interno da geladeira. Este tipo de montagem é mais complexa e sugerimos que seja feita por um especialista.

    Leandro Bitencourt

    (8 de outubro de 2014 - 01:57)

    Irei testar e depois escrevo aqui minha experiência. Obrigado!

      Felipe

      (25 de setembro de 2019 - 14:19)

      Caro Leandro, chegou a fazer este teste ? Funciona normalmente?

    Rafael

    (8 de outubro de 2014 - 03:29)

    Muito legal o post, estava procurando exatamente isso.

    Alguem sabe onde eu compro esses controladores aqui no Rio de Janeiro, ou pela internet???

    Valeu

    Francisco

    (9 de outubro de 2014 - 23:35)

    Muito bom o post, amigo.

    Eu estou iniciando na fabricação de cervejas, e ler esse post há uns 4 meses atrás me ajudaria bastante.
    Eu não utilizo nenhum desses dois termostatos (uso o Ageon K101, que até agora me atende perfeitamente) mas é bem importante ter textos como esse para ajudar quem está começando.

    Meus parabéns pelo post.

    carlos

    (21 de outubro de 2014 - 19:13)

    Olá, tenho feito algumas pesquisas e me informara que seria necessário utilizar um contator ao invez de ligar a geladeira diretamente no contator. procede essa informação?

      David

      (21 de outubro de 2014 - 19:53)

      Carlos
      Nao há necessidade de uso de contator

    Fernando

    (31 de outubro de 2014 - 19:28)

    Freezer horizontal tmb funciona para realizar estes procedimentos?

      David

      (31 de outubro de 2014 - 21:55)

      Fernando
      O procedimento serve para qualquer dispositivo.

    Carlos Eduardo

    (6 de novembro de 2014 - 03:07)

    Boa noite Lamas, tenho a seguinte dúvida: Tenho um refrigerador eletrolux R360, que está com o termostato queimado, ai entra minha dúvida, tenho interesse em instalar um full Gauge TIC17RGTi, mas quero saber se além de instalar o controlador fullgauge vou ter de trocar o termostato original da geladeira?! ..ou se somente o controlador já faz o papel do termostato original, assim podendo-se eliminar o termostato original e adotar somente o fullgauge para o funcionamento!?
    abraço!

      David

      (6 de novembro de 2014 - 23:21)

      Carlos
      O controlado é independente do termostato. Neste caso, ou vc troca o termostato ou usa o controlado direto, eliminando o termostrato. Neste caso, nao sabemos como fazer, pois nunca fizemos. Mas qualquer tecnico de refrigeracao faz para vc.

    william kenny yoshida

    (27 de novembro de 2014 - 02:04)

    Vi que pode ser usado no freezer tb, neste caso deixo a temperatura do freezer no maximo tb?

      David

      (27 de novembro de 2014 - 21:17)

      William, é bom testar antes. As vezes o maximo de freezer é muito.

    vitor

    (15 de dezembro de 2014 - 22:49)

    olá. estou querendo instalar o TIC17 numa geladeira de 2 portas (refrigerador e freezer separados). tem como eu instalar o TIC17 apenas na parte do refrigerador, deixando o freezer funcionando normalmente?

      David

      (30 de dezembro de 2014 - 03:53)

      Nao é possivel Vitor.

    Ricardo

    (18 de dezembro de 2014 - 05:37)

    Pessoal, boa noite.
    Vcs sabem se eu preciso instalar um disjuntor por causa da amperagem da geladeira?

      David

      (30 de dezembro de 2014 - 03:54)

      Ricardo
      Nao há necessidade disso.

    William Paul

    (30 de dezembro de 2014 - 00:01)

    Olá,
    No TLZ11 um fio veio com a cor Azul e outro Marrom.
    Pergunto: tanto faz a posição dos fios nos terminais 10 e 11?

      David

      (30 de dezembro de 2014 - 03:57)

      William….os controladores nao vao com fio. Vc esta se referindo ao sensor? Se for, tanto faz a posicao dos terminais.

    Guilherme

    (6 de janeiro de 2015 - 02:51)

    Boa noite!
    O Tic 17 funciona bem em frigobar?
    Abraço

      David

      (16 de janeiro de 2015 - 17:44)

      Funciona sim Guilherme

    William Paul

    (7 de janeiro de 2015 - 20:48)

    David, quis dizer sensor mesmo, já montei o esquema com sua ajuda.
    Outra duvida, a tomada da geladeira é do lado de fora, e o sensor ficará dentro da geladeira, como resolvo esta questão? o termostato inteiro fica dentro da geladeira? se sim, por onde passo a fiação para a tomada externa da geladeira?
    Obrigado!

      David

      (16 de janeiro de 2015 - 17:45)

      O termostado fica FORA da geladeira. Coloque o sensor pela porta. O fio fino dele nao vai impedir de fechar a porta

    Wanderley

    (24 de janeiro de 2015 - 00:18)

    Oi, gostaria de saber se consigo instalar um termostato na minha cervejeira venax. Funcionaria bem? É uma cervejeira igual a de bar, com o indicador de temperatura digital no alto e fora.
    Funcionaria ou teria que ser geladeira normal?

      David - Lamas

      (10 de fevereiro de 2015 - 01:19)

      Caros
      Estes controladores servem em todas as geladerias/expositores/freezer que temos no mecado.

    RICARDO MESQUITA PASCHOAL

    (26 de janeiro de 2015 - 23:43)

    Prezado David,

    Em relação à fabricação de lagers, é necessário um freezer? Uma geladeira comum conseguiria manter o ambiente adequado à fermentação?
    Um abraço
    Ricardo

    Josue assis

    (4 de fevereiro de 2015 - 04:46)

    Gostaria de saber se dá para usar em frezzer horizontal! Estava pensando em maturar pro volta de 0 graus! Outra pergunta será que poderia utiliZar como câmara fria para barril de Choppe e manter também por volta de 0 graus? Grato

    Leonardo

    (8 de fevereiro de 2015 - 00:50)

    David,

    Tenho um dlz11, porem ao instalar fiquei na duvida em relação ao fio neutro e o fase da geladeira e da tomada.

    O fase é o cinza ou o preto?

    Abraço e muito obrigado pelo post, foi de muita ajuda.

    Thiago Pimentel

    (18 de fevereiro de 2015 - 22:51)

    Olá, Vocês tem o esquema de montagem do controlador novo que está sendo vendido no site do Lamas. O AGEON G?

    Abrs..

    Humberto

    (8 de março de 2015 - 05:08)

    Olá,
    Instalei o controlador AGEON conforme as instruções deste post mas ele não aciona a geladeira.
    Ele mostra a temperatura lida pelo sensor, a tela fica no modo de ativar o compressor, mas nada de acionar o motor da geladeira.
    A geladeira desconectada do controlador funciona perfeitamente.

      David - Lamas

      (11 de março de 2015 - 03:19)

      Humberto, infelizmente só com estes dados nao consigo te ajudar. Se a compra foi na Lamas Brew Shop entre em contato com o SAC que eles te ajudam a resolver e se for o caso trocar o controlador

    Daniel

    (13 de março de 2015 - 02:43)

    Tive o mesmo problema do Humberto. Montei conforme o desenho. o aparelho funciona, mas não liga a geladeira. Hoje estava sem o diagrama aqui no post. Vcs viram que erraram? Vão colocar outro? Tentei ir na loja hoje, falei com um cara que me atendeu super bem e tentou ver comigo a ligação, mudamos uns fios, mas tb não funcionou. Por favor, de retorno sobre o problema ou me falem onde levar o aparelho para alguém ver. abs

      David - Lamas

      (16 de março de 2015 - 00:32)

      Daniel (e Humberto) revisamos o esquema e realmente estava errado. Colocamos o esquema novo agora no ar. Se nao conseguirem ligar, entrem em contato conosoco. Pedimos desculpas pelo deslize.

    paulo pinho

    (25 de março de 2015 - 21:10)

    olá David estou comprando este termostato ageon g80 vou ligar a um freezer vertical devo colocar freezer no máximo igual a ligação de geladeira ?

    Thiago Damião

    (15 de maio de 2015 - 15:33)

    Olá David, om dia!
    Para se fabricar cervejas de baixa fermentação como as Lagers, posso usar uma geladeira com controle de temperatura ou existe a necessidade de ser um freezer?
    Abraço.

      David - Lamas

      (18 de maio de 2015 - 04:04)

      Thiago
      Coloque sua geladeira para gelar o máximo que puder e meça a temperatura. Se conseguir deixar por volta de 10ºC, perfeito. Senao, deverá procurar uma que aguente isso ou um freezer.

    Giuliano

    (17 de maio de 2015 - 03:39)

    Olá David,

    Dicas bastante interessantes a respeito da instalação do termostato. Comprei um full gauge TIC17, no entando, ao preparar a instalação da fiação (de 2,5, conforme recomendado na loja), a instalação da parte elétrica está muito difícil, pois o diâmetro do fio é muito grande para caber no termostato.

    Isso influencia algo, ou eu posso utilizar um fio mais fino para conseguir fazer a instalação?

    Obrigado.

      David - Lamas

      (18 de maio de 2015 - 04:05)

      Giulino, estranho, por 2,5mm caber perfeito no borne dele.

    Victor Simiqueli

    (19 de maio de 2015 - 21:03)

    Boa tarde… liguei o termostato TIC 17 da Full Gauge em uma geladeira e está funcionando perfeitamente! minha dúvida é se poderia ligar 2 geladeiras ao mesmo tempo em apenas 1 termostato, pois liguei uma fêmea estilo extensão…
    Tenho receio de testar e queimar o termostato…

      David - Lamas

      (30 de maio de 2015 - 01:08)

      Victor, vc tem de ver quanto corrente puxa ao todo e ver se o TIC suporta isso. Tem no manual dele. Eu nunca fiz.

    silvio

    (25 de maio de 2015 - 01:11)

    Como não passar o termopar pela borracha da porta, dizem que é possível furar a geladeira. Mas como fazer isso sem não danifica-la? Abraços.

    diogo de oliveira lima matias

    (27 de maio de 2015 - 22:47)

    como faz pra colocar o sensor dentro do frigobar? não vai sair o ar gelado não?

    rogerio

    (9 de junho de 2015 - 03:16)

    boa noite, gostaria de saber como faço para ligar o tic 17 direto no compressor da geladeira???

    Gabriel

    (11 de julho de 2015 - 21:16)

    Boa tarde!

    Como eu faria para utilizar um aquecedor em conjunto com a geladeira para o caso da temperatura ambiente baixar demais durante uma fermentação? É possível utilizar esses controladores?

    Estou interessado em fazer uma witbier e a receita diz que é necessário subir a temperatura de 20 para 22 graus nos três últimos dias da fermentação. Mas e se a temperatura ambiente estiver em 15 graus?

    Abraços!

      David - Lamas

      (25 de julho de 2015 - 22:00)

      Com estes controladores nao é possivel isso Gabriel. Teria de ser outro modelo com mais reles para fazer algo nesse sentido.

    Gustavo

    (14 de julho de 2015 - 18:10)

    Olá, cervejo há 3 anos e uso direto o TLZ 11 para controlar minha fermentação/ maturação.

    O que quero saber é se existe um ajuste fino para ele ou se isso realmente seria necessário…

    Por exemplo: regulei o COEL para ele manter em 0,5 ºC durante a maturação. No entanto ele só irá ligar o freezer em 1,5ºC ou um pouco mais. Não queria que ele deixasse subir tanto a temperatura para ligar e resfriar de novo.

    Se for o caso de não existir tal ajuste fino, essa pequena subida de temperatura traz algum efeito no resultado do processo ? Tanto na fermentação quanto na maturação ???

    Valeuuuu abraços!

      David - Lamas

      (25 de julho de 2015 - 21:58)

      Gustavo, ajuste fino tem sim. O problema é que seu compressor (da geladeira) nao vai deixar ficar ligando-e-delisgando com frenquencia alta. Isso para proteger o motor. Por tabela, se nao me falhe a memoria, o tempo de religamente deles é de 5 ou 10 min. Ou seja, qualquer coisa feita antes ele nao liga.

    Sérgio Neves

    (12 de agosto de 2015 - 04:49)

    Tenho um Freezer vertical Cônsul Slim 160, posso colocar um controlador destes? Vou conseguir temperatura próximas a zero grau?

      David - Lamas

      (12 de agosto de 2015 - 21:54)

      Sérgio
      O controlador vc pode por em qualquer geladeira. Agora sobre a temperatura .Nao sei…:) só testando

    daniel

    (1 de setembro de 2015 - 16:01)

    como ligar coel tlz-11 numa chocadeira com aquecimento com lampada

      David - Lamas

      (5 de setembro de 2015 - 17:02)

      Daniel
      Nao faço ideia 🙂 :). Era para ser a mesma coisa que um rele de geladeira. Mas como nunca fiz isso, nao vou arriscar algum conselho

    Vinicius

    (21 de outubro de 2015 - 13:39)

    Senhores,

    Comprei um termostato da Ageon k103 com vocês, fiz a configuração dos fios corretamente, porém, estou apanhando para configurá-lo. Será que poderiam me ajudar?

    Configurei no Setpoint para 2° e o R0 em 3°. Entendo que quando a geladeira chegar em 2, ela irá desligar e quando chegar em 5, ele ligaria novamente.

    Ok, quase funcionou desse jeito, ela ficou ligada até chegar em 2° e quando chegou na temperatura de 5°, ela não ligou novamente. Saberiam me ajudar??

    Eu deixei o C1 = 0 C= 4 C4= Si.
    No modo de funcionamento eu deixei o D0 = RL ( Resfriador de Leite) D1 = 1 e D2= 30 e as unidades de tempo eu deixei D8 e D9= SE.

    Agradeço se conseguirem me ajudar.

    Abraços!

      David - Lamas

      (21 de outubro de 2015 - 16:42)

      Vinicius, pelo que relatou nao sei :). Sugiro ou entrar em contato direto com a AGEON (eles tem um suporte excelente) ou entre em contato com o pessoal tecnico da loja.

    Robson

    (22 de outubro de 2015 - 21:26)

    Tenho um TIC 17 da Lamas a algum tempo e funciona muito bem.
    Estou adquirindo uma geladeira com 2 portas (freezer parte de cima) penso em usar o TIC 17 para controlar a fermentação na parte de baixo e comprar outro controlador Lamas para controlar a parte de cima (freezer), possibilitando gelar a cerveja ou maturar na parte de cima.
    Alguém já tentou ? Funciona ? qual equipamento devo usar?

      David - Lamas

      (23 de outubro de 2015 - 00:16)

      Robson, nao funciona 🙁 infelizmente. Se sua geladeira tiver dois motores independentes (para o freezer e para a geladeira) funcionaria mas acho que nao é o caso.

    Jose Silva

    (24 de outubro de 2015 - 19:09)

    1. Foi o esquema mais simples e funcional que encontrei na web. Deu certíssimo.
    2. Ler as perguntas e as respostas (todas) ajuda muito e evita questionamentos duplicados.
    2. Este Lamas é 10 -TOP. Parabéns mesmo!!!

    Vinicius ozb

    (9 de novembro de 2015 - 15:00)

    estou em dúvida! o termostato funciona num frigobar eterny? minha dúvida ficou pela parte dele não ter compressor,pois ele utiliza placa peltier para resfriar.

    tem alguma diferença ou vai funcionar de boa?

    Vinicius

    (11 de novembro de 2015 - 00:30)

    David,

    Como o senhor é um cara entendido, será que poderia me ajudar?

    Configurei o termostato entre 2-4C, porém hoje ao olhar como estava a temperatura, estava em 8º porém a geladeira estava ligada, será que ela pode ter ficado desligada um tempo para dar um descanso ao motor?

    Termostato, ageon

    Obrigado!

    Abraços

      David - Lamas

      (17 de novembro de 2015 - 23:50)

      Vinicius, joia?
      Todo compressor tem um sistema de seguranca que é exatamente isso que relatou, se o tempo de ligar e desligar for curto e rapido o compressor ignora.

    DANIEL

    (18 de novembro de 2015 - 23:39)

    Boa tarde!
    Estes controladores , funcionariam com um freezer horizontal?

      David - Lamas

      (26 de novembro de 2015 - 17:16)

      Daniel, bao?
      Controladores controlam qualquer aparelho eletrico. De geladeira até motores.

    Lucas Zaina

    (27 de novembro de 2015 - 01:53)

    Boa noite David,

    Estou começando a fazer cerveja e gostaria de saber se no caso das Lagers da para fermentar e maturar em uma geladeira com controle de temperatura (termostato)? Gosto das Ales mas também gostaria de fazer Lagers e estou com receio de comprar uma geladeira, instalar o termostato e não conseguir produzi-las. E com o freezer será que vou conseguir produzir as Ales? Tem algum modelo de freezer ou geladeira que você indicaria? Muito obrigado pelas dicas, Abç

      David - Lamas

      (4 de dezembro de 2015 - 14:03)

      Oi Lucas, sim, para lager é fundamental o controle e o uso da geladeira (termostato) é fundamental. Se é geladeira/freezer/camara fria, nao importa, se houver controlador de temperatura a temperatura quem vai mandar é o controlador.

    CAio Barbosa

    (29 de novembro de 2015 - 21:06)

    Boa tarde pessoal! Alguém sabe o esquema de ligação do termostato Carel easy PJEZ?? Tá garrado aqui pra instalar esse termostato viu! hahah

    Obrigado!!

    claudio

    (5 de dezembro de 2015 - 15:46)

    gostaria saber como fazer a
    ligaçao para chocadeira geon k103

    Nilton

    (15 de dezembro de 2015 - 18:20)

    Olá David, no liga e desliga da geladeira com o TIC, há um aumento do consume de energia ? abraços

    Múccio

    (29 de dezembro de 2015 - 13:43)

    Quais são os parâmetros do termostato TIC-17RGTI em 37,5 ºC?

      David - Lamas

      (18 de janeiro de 2016 - 22:22)

      Múccio, Tem vários parametros, que depende de vários fatores que só o usuaria sabe. Infelizmente nao conseguirei te ajudar

    Edson

    (7 de janeiro de 2016 - 01:48)

    Boa noite !!com esse controlador eu consigo fazer de um Freezer uma cervejeira tipo essas da brahma ,estou .contando um bar e essas cervejeiras são mto caras .obrigado

    Fernando

    (8 de janeiro de 2016 - 13:43)

    Pessoal, estou configurando o meu Coel TLZ11 e estou com uma dúvida. Na receita que estou seguindo manda colocar o balde fermentador em uma temperatura de 16 a 24 graus (ideal de 19 a 20 graus) por 10 dias. Configurei o meu controlador para SP = 20 graus (set point); Hset = 4 graus; SPLL = 16 graus; SPHL a 24 graus. Está correta esta configuração? Desde já, agradeço.

    Luis Macedo

    (19 de janeiro de 2016 - 16:36)

    Posso usar o controlador de temperatura TLZ 10 ou 11 para freezer horizontal?????

    alvaro

    (26 de janeiro de 2016 - 22:05)

    Tenho 2 equipamentos de ar condicionado funcionando em conjunto, só que 01 tem que funcionar a partir de 20ºC(ambiente) e o outro somente após 23ºC. Teria como fazer este esquema com um controlador fullgauge? e qual o indicado?

      David - Lamas

      (27 de janeiro de 2016 - 02:57)

      Alvaro, nunca fiz isso. Mas o contralador de temperatura controla qualquer coisa eletrica (qualquer mesmo). Só preste atencao no controlador se ele aguenta a pontecia do equipamento que vc esta plugando.

    Carlos Alberto Augusto Ramos

    (12 de fevereiro de 2016 - 17:12)

    Amigos, bom dia…

    Tenho um freezer e a temperatura dele chega a -14ºC, com este controlador poderia fazer o freezer trabalhar de -1ºC a -6ºC por exemplo? Teria algum problema quanto ao funcionamento do compressor?

    Obrigado

      David - Lamas

      (26 de fevereiro de 2016 - 23:43)

      Carlos, pode usar ele *ou qualquer outro* perfeitamente

    andressa

    (17 de fevereiro de 2016 - 19:16)

    David,

    Ainda nao comprei a geladeira, tem algo que preciso me atentar antes de escolher a geladeira (no caso usada)? Se é frost free, se chegará a 1 grau etc..
    A principio seriam apenas ales, mas seria bom se atendesse tambem para largers. Só saberei testando a temp minima da geladeira?

      David - Lamas

      (26 de fevereiro de 2016 - 23:46)

      Oi Andressa, a rigor qualquer geladeira serve. Nao ha regra

    Antonio

    (24 de fevereiro de 2016 - 15:26)

    Olá,
    Gostaria que me ajudasse em esclarecer o seguinte: é realmente obrigatório utilizar as conexões identificando fase e neutro (127V)?

    Mikael

    (14 de março de 2016 - 20:38)

    Olá David.. Esse esquema do TLZ 10 vale também para o TLZ 11.. porque vi em outro site que o JUMPER 2 que aqui liga com o 4 no outro site eles fazem o contrario.. ligam o 2 com o 6 e o 4 é que vai ser ligado na geladeira..

    Alexandre Oliveira

    (12 de abril de 2016 - 15:19)

    Bom dia. Sabem me informar se posso ligar um controlador ao ar condicionado da sala de fermentação?

      David - Lamas

      (25 de abril de 2016 - 22:26)

      Fala Alexandre, tudo joia?
      Pode sim. Alias é uma gambiarra bem bacana para fazer e funciona.

    djerson

    (24 de abril de 2016 - 22:05)

    Quero fermentar a 17 graus, como faço o ajuste? Set point em 17 graus e r0 =2 para o freezer ligar a 19 e desligar a 17, é correto esse ajuste.
    Ageon G

    felipe zambon

    (1 de junho de 2016 - 00:44)

    Instalei um termostato na minha geladeira (nova, nunca usada). Fiz o setup geral pra temperatura. Mas o que eu notei é que a geladeira parece não segurar muito a temperatura, ela chega na temperatura que eu indiquei, mas em menos de 2 min a temperatura sobe e a geladeira liga novamente. É normal isso? A geladeira não deveria segurar a temperatura por mais tempo? Tenho medo de a geladeira estragar com tanto liga e desliga.

      David - Lamas

      (3 de junho de 2016 - 16:52)

      Felipe
      Depende de geladeira pra geladeira. O proprio motor dela tem um dispositivo de seguranca para evitar liga e delisga, se ela ta fazendo isso, provavelmente é pq ela aguenta.

    Rafael

    (17 de julho de 2016 - 20:17)

    David, show o post e sei que já respondesse a mesma pergunta diversas vezes. Mas, ai vai. Posso instalar o controlador em um freezer comum (vertical ou horizontal) e fazer dele uma cervejeira destas comerciais? É isto mesmo?

    SERGIO RUBENS DE CAMPOS CRUZ

    (21 de julho de 2016 - 04:37)

    Comprei um K101. Me parece que já saiu de linha. Não estou encontrando material sobre ele. Tenho só o folheto que vem com ele, pouco explicativo. Alguém tem o mesmo controlador ?

    Igor Benedito de Oliveira

    (15 de agosto de 2016 - 14:42)

    Bom dia!
    comprei dois controladores K102, e gostaria de saber como ligar e se é possivel ligar dois controladores em duas geladeiras diferente no mesmo WebServer ARC.SYS iSX10.

    Obrigado!

    caio

    (7 de setembro de 2016 - 01:42)

    Senhores, existem alguns pontos de esclarecimento nessa história de controle de temperatura.

    Freezeres e frigobares gelam ao deixarem passar, pelos tubos, gás recém-despressurizado (comprimidos no compressor e descomprimidos dentro dos tubos) que ao se expandir esfria o que estiver ao seu redor. Obs: Ar condicionado e câmara frigorífica são a mesma coisa.

    O controle de temperatura, por outro lado, é feito pelo termostato da geladeira, regulando quanto tempo o compressor ficará ligado ou desligado, até atingir a temperatura pretendida (medida por um termômetro ligado ao termostato).

    Por exemplo, se arrancarmos (desativarmos o termostato original da geladeira e ligarmos o circuito que ele “regula” diretamente, o compressor irá funcionar sem interrupção e a geladeira virará um freezer, congelando tudo, até queimar.

    Porém se deixarmos o termostato original intacto (funcional) e no mínimo (uma geladeira esfria até uns 2 ou 3 graus por causa do set-up original), o compressor será desligado sempre que chegar em 2 graus. Ou seja, se quisermos chegar em zero graus, não adiantará apenas ligar o novo termostato externo digital pois o circuito do compressor terá 2 chaves. Logo, mesmo que o termostato externo feche o circuito mandando ligar o compressor para esfriar até chegar em zero grau a chave do termostato original estará “aberta” porque a temperatura está ou próxima ou menor que o mínimo original de fábrica, e não deixará o compressor ligar.

    Portanto, controlar em temperaturas baixas é extremamente difícil caso o termostato original esteja funcionando.

    O melhor é retirar o original, fazendo um by-pass para fechar o circuito do compressor. Em seguida, ligar o termostato externo como de praxe e já ensinado aqui. Assim, 100% do controle de temperatura passaria a ser feito por meio do termostato externo, inclusive para atingir temperaturas negativas.

    Por outro lado, caso o interesse seja manter a temperatura em patamares mais elevados, diga-se entre 12 e 20 graus, só é prudente deixar o termostato original no mínimo (mais frio) e usar o termostato externo para regular, sem precisar fazer o by-pass.

    Espero ter ajudado. Se me enganei em algum conceito, corrijam a vontade, o importante é beber sua própria cerveja!

    Abraço.

    Boni Oliveira

    (19 de setembro de 2016 - 13:20)

    Tenho um Freezer Fricon de 216l. Como faço para deixá-lo em 18 Graus? A numeração do termostato é de 1 a 7. Devo deixar no 7?

    Boni

    Roberto

    (2 de outubro de 2016 - 05:15)

    Amigo, sabe se não seria melhor ligar APENAS o compressor e o ventilador no termostato digital, ao invés da geladeira toda (deixando a geladeira e consequentemente a placa dela com iluminação ligadas direto tbm)?

    Katison sousa da silva

    (20 de outubro de 2016 - 17:21)

    Comprei um termostato tlz10 da coel alguém sabe se ele tem entrada para motor?

    Eduardo Matter

    (17 de novembro de 2016 - 19:40)

    Olá David, comprei um controlador Ageon G101. gostaria de saber mais prático e fácil como configuro ele. Minha primeira brassagem vai ser entre 18 e 25 graus. Obg

      David - Lamas

      (23 de novembro de 2016 - 22:45)

      Eduardo, configuracao de controladores nao sao minha praia. Mas é bem trivial fazer isso com eles em mao. Qualquer coisa envie um email para o suporte da nossa loja que eles te ajudam

        Alexandre Lima

        (20 de outubro de 2020 - 01:16)

        Caio,

        Por favor, como faço esse by pass?
        Minha geladeira é uma Frost Free, devo desligar o sensor da evaporadora ou somente mexer no da parte de baixo?

    claudinei ferreira

    (25 de novembro de 2016 - 17:49)

    tenho uma geladeira fros free com compressor resistencis e forçador
    como eu estalo o controlador
    e qual eu uso

    Pedro

    (23 de dezembro de 2016 - 13:34)

    Qual a finalidade de fazer o jump nos terminais 9 e 10 do tic 17.

    Ivan Ricardo Marinovic Brscan

    (16 de janeiro de 2017 - 00:38)

    Preciso saber se posso usar termostato externo em freezer para temperaturas de fermentação em torno de 20 graus.

      David - Lamas

      (28 de janeiro de 2017 - 03:11)

      Sim, ivan…desde que a temperatura ambiente esteja maior que 20

    José Matos

    (30 de janeiro de 2017 - 23:59)

    Pedro, o Jump tem a finalidade de controlar o relé, que funciona como chave. Comprei um Ageon no Lamas e assisti o vídeo treinamento do link abaixo para configurar e instalar. Depois é só a ajustar a geladeira para a faixa de temperatura que deseja. Abs!

    https://www.youtube.com/watch?v=scl2z3sheQ0

    Lucas Nascimento

    (8 de fevereiro de 2017 - 20:27)

    David, caso eu instale o TIC-17 em um freezer vertical para fermentar uma cerveja do tipo Ale, e regule para ficar próximo aos 20°, isso pode sobrecarregar o freezer pelo fato dele chegar a temperaturas muito baixas? Isso faz com que o aparelho consuma muita energia?

      David - Lamas

      (20 de fevereiro de 2017 - 21:13)

      Lucas, É o contrario? Como o freeze vai funcionar MUITO menos ele consumira MENOS energia

    Elton Prates

    (13 de fevereiro de 2017 - 03:14)

    com este controlador eu consigo manter a temperatura da geladeira entre 17 a 21 graus para conservar ovos

      David - Lamas

      (20 de fevereiro de 2017 - 21:17)

      Elton, o controlador nao infere na temperatura, isso depende da potencia da sua geladeira. Ele so controla. de 17 a 21ºC maioria das geladeira aguenta tranquilamente

    Lucas

    (16 de fevereiro de 2017 - 18:58)

    ola, vou comprar um controlador e queria uma opinião, alguma diferença considerável entre o MT-512e da Full Gauge e o AGEON G???

    Cassio

    (21 de fevereiro de 2017 - 17:36)

    Bom dia, você tem o esquema do termostato WK7016C1

    luis henrique

    (6 de março de 2017 - 21:12)

    Ola , não tenho uma geladeira disponível , porem possuo um freezer , estou iniciando com as alese gostaria de saber se vale a pena eu instalar um controlador de temperatura nele? Ele ira funcionar por exemplo de 18° a 20° graus na maturação sem problemas ?

    Henrique

    (14 de março de 2017 - 02:58)

    Pessoal sou novato na area e estou com uma dificuldade para regular a temperatura. Comprei um.ageon k101, mas nao consigo configurar a temperatura no termostato para ligar e desligar a geladeira. Preciso manter em.18 graus. Alguem me.orienta?

    DIONE

    (15 de março de 2017 - 14:33)

    Estou mexendo em uma geladeira comercial 4 pprtas que não tem força dor, apenas o evaporador que gela. Tem nela um tic17,é esta bloqueando direto e não gela. Tem alguma configuracao para melhorar esse defeito?

    Rogerio Moreira

    (30 de março de 2017 - 01:16)

    Prezados, boa noite.
    Adquiri um MT-512E-2HP/13, e no video da empresa, eles sugerem a instalação de um filtro supressor rc de transientes. Realmente há esta necessidade? A intenção é usá-lo em um Freezer Horizontal Eletrolux, mod. H222

    Marco Quintanilha

    (5 de abril de 2017 - 15:47)

    para fermentação de uma ALE tenho que colocar por 10 dias a cerva na temperatura de 17º, depois maturação por 11 dias a 7º e clarificação por 4 dias a 0º.
    Uma cervejeira da Consul consegue (usando o TIC) chegar a 7 e 17 graus?
    O zero eu sei que já tem na configuração dela.

    Roberto

    (6 de maio de 2017 - 23:12)

    Olá boa tarde.
    Quero usar o tic17 para controle de aquecimento, controlar a resistência da panela, é o mesmo esquema da geladeira ???

    Marcos

    (19 de maio de 2017 - 18:34)

    No Full Gauge MT, algum problema em inverter a fase com o neutro (em 110v), ou tenho que marcar a fase e o neutro corretamente nos plugs…

    Augusto

    (17 de junho de 2017 - 04:57)

    Boa noite
    Tenho o termostato m512e, estou com dificuldade em manter a temperatura a 18 graus.
    Vi que no modelo tic17 tem a possibilidade de ligar na geladeira e numa lampada pra aquecer quando necessario.
    Tem como fazer isso no meu modelo ou é de outra maneira??

    Obrigado

    felipe

    (22 de junho de 2017 - 17:24)

    galera, alguem teve problemas na geladeira devido a instalação do TIC 17? tipo por ela ficar tendo corte de energia com frequencia? ou isso é normal, devido aos termostatos “originais” tambem funcionarem cortando corrente??

    abc!

    Eduardo

    (26 de junho de 2017 - 00:06)

    Coloquei um controlador AGEON 101 numa geladeira expositora, com temperatura de 0 a 18 graus é tranquilo , porém quando preciso regular para 22 a 26 graus não consigo regular .
    Será que a geladeira que não chega nessa temperatura ?

      David - Lamas

      (27 de junho de 2017 - 16:59)

      Eduardo, tudo bom? Nao vai chegar, pois a geladeira nao esquenta ela só resfria. Este é um confusao bem comum ao pensar que o controlador de temperatura pode deixar em qualquer temperatura. E nao? Principalmente em geladeiras. Vc tem de saber os limites delas, e trabalhar nesse range,por isso vc nao conseguira controlar temperatura acima de 20ºC.

    Léo Teixeira

    (19 de julho de 2017 - 17:59)

    Alguém conhece um controlador em que eu possa conectá-lo à rede e de longe mudar a temperatura? Preciso me ausentar um período longo mas não quero deixar de brassar. Quero mudar da fermentação para a maturação remotamente alterando os set points.

    gilbert coutinho costa

    (8 de agosto de 2017 - 21:48)

    Comprei o ageon G101 fiz a instalação de acordo com o esquema mas não consegui configura-lo entre 19 e 21 graus, que é o que preciso. Como
    Consigo fazer isso. Obrigado

    Ricardo Reale

    (26 de agosto de 2017 - 00:53)

    Boa noite gente… comprei o Ageon G107…. mas inicialmente vou usar apenas numa geladeira (possibilidade de usar em 2) a minha duvida o o seguinte: o display fica o tempo todo piscando depois de configurar… isso é normal? abraço a todos

    Marcio Souza

    (26 de setembro de 2017 - 05:43)

    gostaria de saber se com um controlador de temperatura externo é possível manter a temperatura de um freezer horizontal a 24 graus c para fermentação?

    Deivison Seixas

    (26 de setembro de 2017 - 15:35)

    Olá!
    Bom dia!
    Andei pesquisando no mercado livre e encontrei um modelo que é apenas ligar a tomada da geladeira no aparelho e a do aparelho na tomada de parede.

    Vocês teriam esse modelo?

    Gabriel

    (26 de abril de 2018 - 21:32)

    Quero usar minha cervejeira Gelopar GRBA230 pra fermentação regulando o full Gauge TIC17RGTi numa variação entre 17 e 20 Graus.

    A cervejeira será ligada e desligada várias vezes neste processo. Isso não pode danificar a Cervejeira?

    Já que, usando a cervejeira na forma original, desliga apenas o compressor e mantém a ventoinha interna funcionando. Usando o TIC 17 ela será desligada por completo, como eu tirasse da tomada.

      David - Lamas

      (27 de abril de 2018 - 06:42)

      Gabriel, é exatamente isso que um controlador faz, desligar e ligar dentro da faixa “setada”.

    Taciane Ribeiro

    (26 de maio de 2018 - 02:10)

    Olá!
    Instalei um MT-512E 2HP/13. Ele liga, consigo setar, alterar as configurações e o sensor altera com a temperatura. Mas ele só controla pra temperatura baixas, quando seto em 20 °C a geladeira desliga. O que poderia ser? Tenho que desativar o termostato da geladeira?
    Obrigada

    VLAMIR RENATO FIOCCKI

    (17 de julho de 2018 - 14:49)

    gostaria de saber uma coisa. tenho uma geladeira expositora de bebidas que vai de 0 º a 8 º consigo com o controlador de temperatura deixa-la com temperaturas maiores

    Emerson Nascimento

    (26 de setembro de 2018 - 01:53)

    Gostaria de saber se é possível deixar o sensor de temperatura embutido no freezer, digo sem passar pela porta E para isso se tenho que fura-lo. Obrigado

      Fernanda Puccinelli

      (8 de outubro de 2018 - 17:45)

      Emerson,
      Você tem 3 opções para o sensor: 1) Furar a parede da geladeira/freezer, o que não é recomendado;
      2) Passar o fio pela porta, o que é ruim por que no longo prazo a borracha de vedação da geladeira ficará “marcada”;
      3) Passar o sensor pela saída do dreno de água, o que é a melhor alternativa.
      Caso o fio do sensor seja muito curto, você pode usar um cabo 2 vias de 0,4mm (cabo de instalação de alarme) para fazer uma extensão para o sensor.

      Dica: lembre-se sempre de conferir a calibração do sensor, para isto, coloque o sensor e um termômetro num copo com água e veja se as duas temperaturas batem.

      Boas Cervejas!

    Rodrigo

    (2 de outubro de 2018 - 04:57)

    Olá David
    Estou iniciando a minha produção de cerveja artesanal, estou na minha segunda leva e gostaria de melhorar comprando um frigobar e controlar a temperatura para a fermentação e maturação. Qual o melhor termostato?

      Fernanda Puccinelli

      (8 de outubro de 2018 - 17:38)

      Olá Rodrigo,
      Não sei qual é o melhor, isso vai muito das suas necessidades, mas o mais simples de operar é o Ageon G101 ?. Além de simples ele atende perfeitamente o uso em geladeiras.
      Boas Cervejas!
      Fernanda.

    Elionai Balbino

    (6 de outubro de 2018 - 18:27)

    Olá eu comprei um MT 512e. E ele está com um problema, regulem a temperatura pra 18graus, mas tem hr que ele excede e não liga, daí tenho que tirar ele dá tomada e ligar novamente, aí ele funciona o dia inteiro, no outro dia a mesma coisa. O problema que ele é novo, e a segunda vez que uso. Oq pode ser?

      Fernanda Puccinelli

      (8 de outubro de 2018 - 17:37)

      Olá Elionai, Este controlador permite alguns controles de tempo:
      F08 -> tempo mínimo entre o controlador ligar e em seguida desligar a geladeira (padrão de fábrica: 20 segundos)
      F09 -> tempo mínimo entre o controlador desligar e em seguida ligar a geladeira (padrão de fábrica: 20 segundos)
      F10 -> tempo máximo que a geladeira ficará ligada até parar para que ocorra o desgelo (padrão de fábrica: 240 minutos), você pode configurar o controlador para que não haja desgelo.
      F11 -> tempo de desgelo é um intervalo de tempo que o controlador fica desligado para desfazer o gelo no congelador (padrão de fábrica: 30 minutos) no caso de usar a geladeira como kegrattor ou pra controle de fermentação não é necessário usar o desgelo.

      Em seu caso provavelmente uma destas funções está impedindo que o controlador ligue a geladeira de imediato. Importante você repassar as funções junto com o manual para ver se está tudo certo.

      Se ainda tiver alguma dúvida, pode enviar e-mail para o nosso SAC.
      Boas Cervejas!

    rafael longaresi

    (20 de novembro de 2018 - 22:45)

    Bom dia. Meu controlador MT512e está marcando a temperatura errada….para uma solução de agua e gelo onde o termomectro de mercurio marca 0°C, meu controlador está marcando 4,0 °C….já troquei o sensor dele porem ele continua apresentando esse erro….gostaria de saber se é possivel calibrar o MT512 ou caso saibam, qual o motivo da causa dessa discrepancia e como posso consertar isso.

    Att

      Fernanda Puccinelli

      (21 de novembro de 2018 - 19:31)

      Olá Rafael,
      Segue o link para o manual do controlador MT512e https://www.fullgauge.com.br/manual-de-produto-126, nele há as instruções de como você pode acertar os parametros e calibrá-lo. Se ainda tiver dúvida, por favor, entre em contato com o nosso SAC.
      Boas cervejas.

    Tiago

    (14 de fevereiro de 2019 - 00:00)

    Olá! Poderiam me ajudar com a instalação de um COEL Y39?

    Emerson

    (22 de fevereiro de 2019 - 21:37)

    David, comprei o coel z31, vc sabe como configurar esse termostato?

    Andrea

    (22 de fevereiro de 2021 - 22:16)

    A geladeira Frost Free Duplex 500 litros cor Inox com Turbo Control não estraga ou força o motor colocada numa temperatura constante de 18-20°C positivo? Caso eu possa usar um termostato nela, qual o melhor?

    Tailor Schmitt de Martini

    (8 de maio de 2023 - 19:30)

    Tanto vídeo safado dessas ligações no Youtube e simplesmente uma imagem já resolvia tudo. Grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *