Mini-Densímetros – CUIDADO na escolha

Como todo cervejeiro caseiro, somos ultra Tio Patinhas. Qualquer coisa que possamos economizar tá valendo. Ainda mais quando falamos da cerveja que nós mesmo fazemos.

Quem nunca se contorceu ao ver aquele trub todo na fervura e fazer o máximo para levar aquilo para a fermentação? E medir densidade entao? Nossa, era um parto, jogar fora a cerveja que mediamos a densidade com aquela proveta de 200 ml.Quem nunca teve um aperto no coração com isso?

Comparaçao: Proveta 100ml (para mini-densimetro) x Proveta 250 ml (para densimetro convencionais)

O problema era exatamente essa medida de densidade final das nossas cervejinhas. O medida da OG não era problema, afinal o mosto usado na medida pode facilmente voltar para a fervura ou para a fermentação, pois fazemos essa medida no início, no momento zero da fermentação.

Mas é a FG? Como fazer?

Há uns anos atrás desenvolvemos um densímetro junto com a Incoterm (os mini-densimentros foram introduzidos no mercado cervejeiros brasileiro pelos Lamas) para ajudar nestas medidas de FG. Na época foi fácil para a Incoterm pois elas já tinha algo muito próximo do que precisávamos.  Assim nascia o mini-densímetro de 1,000 a 1,060 que precisava apenas de 80 ml de mosto ou cerveja para fazer as medidas.

Mini-densímetro desenvolvido pelos Lamas e hoje amplamente usado por cervejeiros do Brasil

O mini-densímetro que introduzimos no mercado nacional foi feito exclusivamente para medidade de FG com a mesma precisão das medidas do densímetro de 1,000 a 1,100. Com a grande vantagem de só usar 80 ml de mosto. (caso queria se aprofundar nas medidas de FG e OG com densímetros e refratômetros veja nosso artigo sobre clicando aqui).

E a palavra precisão é que precisamos nos atentar. Isso porque nas últimas semana começamos a receber emails de alguns leitores e de clientes de nossas lojas perguntando porque não temos mini-densímetros de 1,000 a 1,100. De início falávamos que não havia necessidade e que não existia essa produto no mercado. Depois vimos que a Incoterm começou a produzir ele (provavelmente a pedido de algum cervejeiro). A idéia parece boa, né? Mas, cuidado, muito cuidado, pois a precisão deste mini-densímetro não é a mesma e pode levar você a fazer uma leitura errada. Veja porque:

reguaRégua A                                    Régua B

Para se obter um densímetro com mesma escala mas tamanho distintos (ou seja, coloca-se mais esferas em sua bulbo para que este meça a densidade desejada) é preciso “sacrificar”  a precisão. Por isso a ideia original foi desenvolver um densímetro com uma nova escala mas mesma precisão, o de 1,000 a 1,060

Porém se manter  a escala a mesma, por exemplo 1,000 a 1,100 mas com tamanho reduzido é preciso “encolher” a escala visual. Veja o exemplo das réguas acima. Suponha que a régua A é o nosso clássico densímetro de 1,000 a 1,100. E a régua B um mini-densímetro de 1,000 a 1,100. Note que ambas as réguas tem a MESMA ESCALA.  Você conseguiria fazer a mesma leitura nos dois? Dificilmente. Ou seja, você faria uma medição com bastante erro.

Ou seja, um mini-densímetro com escala de 1,000 a 1,100 não seria preciso para nossos fins. E outra, porque economizar mosto para medir OG, se podemos reaproveitar o mosto (voltando para a panela)?

Só reforçando nossa ideia original com o mini-densimetro: MEDIR DENSIDADE FINAL. Qualquer outro fim, não faria muito sentido. Na nossa opinião um mini-densímetro de 1,000 a 1,100 não é um bom investimento por não fazer o que promete.

David - Lamas Autor

David Figueira, doutor em Física pela UNICAMP e fundador da Lamas Brew Shop e da Cervejaria Cogumelo.

Comentários

    Lucas barbieri

    (3 de setembro de 2014 - 05:00)

    Olá, sou um cervejeiro inesperiente, estou comprando meus equipamentos e comprei na loja de vocês um densímetro de escala 1,100-1,200, até chegou hoje a encomenda…, mas estou percebendo que a maioria do pessoal usa o de 1,000-1,100 será que me precipitei ao comprar o maior? Da pra usá-lo da mesma forma? O que faço?

    Fico no aguardo de ajuda Lamas… Obrigado desde já!!

      David

      (3 de setembro de 2014 - 05:18)

      Lucas
      Este densimentro é para cervejeiros “com experiencia” e que fazem cervejas de altissima densidade. Ele nao funciona em 99% das receitas.
      Se estiver na embalagem e sem uso, leve na loja que eles trocam para vc.

    Sérgio Ribeiro e Silva

    (12 de setembro de 2014 - 18:55)

    Olá, pessoal do Lamas. Gostaria de saber se, quando eu estiver medindo a densidade durante a fermentação, para acompanhar o processo, é preciso retirar o gás carbônico e como faço isso. Obrigado!

      David

      (26 de setembro de 2014 - 00:40)

      O CO2 diluido desvia um pouco a leitura. Em fábricas usam ultrasom para retirar o co2. Podemos “caseiramente” pode-se sacudir a amostra e tal. Mas, sinceramente, nunca fizemos isso.

    Jorge Glaucio

    (18 de setembro de 2014 - 03:14)

    Boa noite, fiquei com uma dúvida.

    Pelo que estudei até agora, a OG é medida no final da fervura, certo? (Antes ou depois do resfriamento? Creio que depois devido À temperatua)

    Como eu posso voltar com a amostra da proveta para reaproveitar, se o mosto não será mais fervido? Não há risco de contaminação? Seria mais seguro medir a OG com o densímetro de 250ml com descarte(pois é apenas 1 vez) e a FG com o de 100ml, já que serão várias medições?
    Obrigado.
    Forte abraço.

      David

      (26 de setembro de 2014 - 00:33)

      Jorge
      as medicoes de OG podem voltar para o fermentador, pois eh feito logo apos a fervura. Para isso, precisa-se corrigir a medida pela temperatura.
      Ai a FG é como vc disse.

    william kenny yoshida

    (27 de novembro de 2014 - 02:10)

    Seria interessante ter um refratometro para a OG e um m ini densimetro para FG então?

      David

      (27 de novembro de 2014 - 21:18)

      William
      Refratometros so medem brix e nao densidade. Mesmo q tenha uma escala de OG neles, é uma conversao. E ja existem minidensimetro para FG, que sao os que vendemos.

    Arnaldo

    (16 de dezembro de 2014 - 18:54)

    Olá David,
    Excelente tira dúvidas , especialmente pra iniciantes como eu.
    Poderia usar 2 mini-densímetros:
    1000 a 1060 para FG
    1060 a 1120 para OG
    Assim teríamos boa leitura com 80 ml de mosto e/ou cerveja sempre.
    Correto?
    Abraço

      David

      (30 de dezembro de 2014 - 03:54)

      Arnaldo
      Parace um boa ideia, mas nao é, pois a medida inicial vc pode retornar com o mosto para o balde. Ou seja, nao há disperdicio.

    Carlos

    (15 de janeiro de 2015 - 16:55)

    David e todos que quiserem comentar. A pessoa que me ensinou a fazer uma weiss disse que era pra fazer o OG do mosto resfriado, antes de ir para o balde fermentador. O que será que é melhor, o mosto ainda fervendo ou já resfriado? Será que dá diferença nas leituras de OG? Outra questão, devemos ou podemos realmente voltar com o mosto da leitura para a panela ou para o balde fermentador? Será que o mosto quente, não pode ser contaminado pelo plástico (derreter ou desprender um pouco) da tulipa do densímetro? Ou ainda o mosto já resfriado, já li em outros lugares pessoas dizendo para não reutilizar essa amostra….. Deixo aberto para os comentários.. Abraço

      David

      (16 de janeiro de 2015 - 17:47)

      Carlos
      Tantos faz, pois a leitura de densimentro TEM de ser corrigida por temperatura. Na web vc acha estas tabelas, ou seja medir a 5º ou a 70ºC dará o mesmo resultado.

    Ivan Oliveira

    (25 de fevereiro de 2015 - 00:00)

    Caros,

    Considerando que a grande maioria das cervejas tem tb a OG abaixo de 1,060, poderia então usar o mini-densímetro tanto para OG quanto para FG sem grandes prejuízos, certo?

    Daniel

    (9 de outubro de 2015 - 01:48)

    Olá, posso então devolver o mosto na medida inicial ? Logo devo sanitizar tbm a proveta e densimetro.!!! Correto ?? Me ajuda ae, 250 Ml e muita coisa !! kkkk

      David - Lamas

      (9 de outubro de 2015 - 03:52)

      Sim, Daniel!!!

      Ricardo De Souza Castro

      (25 de março de 2021 - 00:08)

      Rica explanação desde a matéria em si somada aos comentários dos amigos!!
      Grande abraço e boas fermentaçoes!!!!

    Andrei

    (10 de novembro de 2015 - 02:12)

    Sou pequeno produtor vinho

    e comprei um Alcoolômetro para medir o grau de Álcool
    entretanto ao encher a proveta e colocar o Alcoolômetro, o mesmo não mede
    fica abaixo do zero, flutua completamente.
    Pensei que estava com defeito
    então , coloquei água na proveta
    e essa sim deu zero.
    ja os vinhos e licores que medi não da medição, nem zero marca
    será que estou fazendo o processo errado ?

      David - Lamas

      (17 de novembro de 2015 - 23:41)

      Andrei
      Vc deve ter comprando uma fora da escala de seu interessa. Existem dezenas de modelos.

    Lou

    (12 de janeiro de 2016 - 18:48)

    Olá, pergunta de juvenil.
    Por que preciso da proveta? Não posso colocar o densímetro sanitizado diretamente no mosto?

      David - Lamas

      (18 de janeiro de 2016 - 22:27)

      Lou, tudo joia?
      Como fazer cerveja é experimentação, vou propor um experimento para vc: coloque a proveta diretamente no mosto e veja se consegue fazer a sua leitura. Se sim, vc poderá dispensar a proveta.

    Marcelo

    (14 de março de 2016 - 02:33)

    Olá David,
    O OG sempre será medido imediatamente após a fervura do mosto. Qual a importância de se medir a OG, nesta fase? Isso é regra para todas as receitas de cerveja?

      David - Lamas

      (4 de abril de 2016 - 21:32)

      Marcelo
      A OG é medida antes de vc colocar a fermento, ou seja, depois que esfrio o mosto. Se vc quer saber quanto de alcool terá sua cerveja é necessario medir a OG, caso nao queria, nao precisa medir.

        Luis Fernando Moreira dos Santos

        (26 de março de 2020 - 15:00)

        Sabemos que o Densimento normal 1000 a 1100 é calibrado pra medir a 20 graus. Então queria saber, esse mini densimetro 1000 a 1060 é calibrado pra medir também a 20 graus? 0u tem calibração diferente?

          Fernanda Puccinelli

          (8 de abril de 2020 - 14:28)

          Sim, Fernando.
          Os densímentros tem a mesma calibração a 20 graus.

    Orman

    (14 de abril de 2016 - 04:07)

    Onde comprar o mini densimetro 1,000 a 1,060?

    Aecio Benicio

    (19 de abril de 2016 - 19:03)

    Boa tarde, amigos.

    Hoje eu vi um anuncio de uma densímetro 1000/1100 + proveta de 50 ml.
    Será que é vantagem?

    Abraços!

      David - Lamas

      (25 de abril de 2016 - 22:33)

      Aecio, o post é exatamente para alertar que estes densimentros nao funcionam bem nessa escala (nao tem precisao)

    Vanessa Rocha

    (4 de julho de 2016 - 20:07)

    Só pra certificar. …Então não da pra usar um densímetro até 1100 em uma proveta de 100ml? ?

    THIAGO GUERRA

    (15 de maio de 2017 - 21:32)

    Boa tarde! Estou iniciando no ramo de cerveja artesanal e gostaria de tirar uma duvida antes de efetuar a comprar. Gostaria de saber qual a diferença do densímetro até 1100 para um de até 1060!! POSSO REALMENTE JOGAR O DENSÍMETRO NO MOSTO??? VI ISSO AQUI NO POST FIQUEI CURIOSO!!!

    Thiago Luiz

    (23 de maio de 2017 - 22:30)

    Ola Pessoal da Lamas / David

    Comprei um Kit 10 L com voces sabado passado ai na loja com voces, so que o rapaz que me atendeu indicou o densimetro de 1000-1100 para uma proveta de vidro de 50 ml, ja usei na brassagem, pos-fervura e agora 2 dias apos fermentacao e tive os seguintes resultados para uma receita de IPA com Polaris, corrigindo a temperatura.

    Brassagem – 1078
    pos-fervura – 1076
    2 dias fermentacao – 1071.

    Este valores estão acima do indicado na receita que e de OG 1061. Isso e devido ao densimetro e proveta utilizados e indicados? Eu terei resultados diferentes se usar uma proveta de 100 ml com esse densimetro?

      David - Lamas

      (22 de junho de 2017 - 22:47)

      Thiago, tudo bom? A medida do densimentro nao depende da proveta. De qualquer forma é bem estranho algum cervejeiro da lamas ter indicado uma proveta deste volume, acho que nem cabe o densimentro nela. Tem certeza que é 50ml? Se for, peca para trocarem para voce.

    Willer duthen

    (8 de julho de 2018 - 23:57)

    Boa noite galera!!!!
    Vamos lá, estou iniciando na cultura do hidromel.
    Provei e me apaixonei pela bebida… + Vós ao que interessa… Tenho algumas dúvidas referentes ao tal do densímetro…

    1- minha proposta não é cerveja e tem um teor alcoólico bem acima da mesma, quero alcançar por volta de 11% á 14%!
    Por tanto, gostaria de saber se podem me ajudar em qual densímetro eu terei que adquirir, pois nos fóruns de hidromel ninguém tá ajudando… Só achei a informação aqui…. ( AQUI PARECEU SER + SERIO E MUITO TECNICOS )

    2- oque se aproxima + da minha proposta seria o vinho, posso usar um densímetro para cervejas????

    3- gostaria de saber se alguém pode indicar algum estudo/artigo sobre efeitos que diferentes leveduras podem causar no resultado final da fermentação…. Ou até alguns estudos aprofundados sobre fermentação é tipos de leveduras….

    4- alguém poderia TB só para complementar os estudos/artigos sobre fermentação indicar algum material com efeitos de ingredientes tais como Carvalho, frutas ou especiarias ou algo do tipo?

    Galera obrigado pela paciência é boa fermentação a todos 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *