Dica – Como Usar um Enchedor de Contra-Pressão.

Cervejeiro caseiro passa por diversas fases. De escolas cervejas. De técnicas de brassagem. De técnicas de fermentação. De técnicas de envase e etc…. E boa parte das técnicas que vamos mudando com o tempo tem o intuito de facilitar e apressar um pouco para que nossa santa cervejinha fique pronta mais rápido. Afinal, aquela preguiça sempre bate com o tempo

Engarrafar cerveja, com o tempo, vira uma missão quase impossível, na realidade uma missão bem da chata. É separar garrafa, limpar, sanitizar, fazer primming, envasar e esperar. Ai, com o tempo, largamos mão de colocar cerveja em garrafa e partimos para os envases em keg’s e postmix. Sem dúvida muito mais prático, rápido e direto. Mas, tudo é cíclico, e a falta de uma garrafinha de cerveja pra levar pra algum amigo ou festinha faz falta e a gente começa a pensar em voltar a engarrafar parte da nossa leva.

Porém, já não somos mais aqueles de outrora, que queremos voltar pro priming, se é pra envasar vamos fazer com estilo :). E algo que vemos que existe aos montes por ai e pode ser feito tranquilamente,  é o envase de garrafas diretamente de cervejas já carbonatadas em barril ( aliás, se você ainda não usa postmix para guardar/carbonatar suas cervejas, segue o link de um excelente tutorial que fizemos há alguns anos, clique aqui).

Enchedor de contra-pressão ou beergun?

Existe basicamente duas maneiras de se fazer isso:

1) Usando um beergun ou simplemente qualquer torneira com uma extensão no bico.

2) Usando um enchedor de contra-pressão.

E aqui, isso torna-se praticamente um vasco e flamengo. Tem que ame e odeie os dois métodos. Cada com um com suas particularidades. No fim ambos funcionam, e ai vai mais do jeito que você terá para lidar com um ou outro. Na teoria o método 1 seria o mais tranquilo. Pois funciona como se você estivesse enchendo um copo de chope, ou seja, basta por a garrafa em algum bico de encher (torneira do chope, picnic tap, torneira simples ou bottle filler) e encher a garrafa. A dica aqui é a cerveja estar bem gelada (para evitar desprendimento de CO2) e a vazão de cerveja ser bem, mas bem devagar. Assim você consegue encher a garrafa sem muita formação de espuma. Algum espumamento excessivo é esperado, mas com um pouco de prática é possível fazer isso.

beergun
Beergun “clássico” da Blichmann

No caso da figura acima o beergun tem um dispositivo que “enche” a garrafa de CO2. Porém ele não pressuriza a garrafa, o que ocasiona o espumamento se for feito rápido. Neste caso colocamos o beergun na garrafa até encostar no fundo da garrafa. Depois liberamos um pouco de CO2 para “tirar” o O2 da garrafa. Depois enchemos com cerveja. Como veêm podemos usar, a rigor, qualquer dipositivo (como mangueiras) para fazer isso.

Porém um método mais elegante e que para nós é mais prático (vejam, é pra nós, porque nos adaptamos fácil para ele) é o enchedor de contra-pressão. Visualmente parece igual ao beergun mas ele tem uma diferença brutal: ele pressuriza a garrafa. E é graças a isso, que nenhum espumamento acontece, mesmo que a cerveja esteja quente. Este é exatamente o método de envase usado em cervejarias.

1_1
Enchedor de Contra-Pressão

Um enchedor de contra-pressão nada mais que é uma válvula de envase (número 1 na figura acima) como um beergun, ou torneira ou um bottle filler, mais uma válvula de pressurização (2) e uma válvula de alívio (3) para quebrar a pressão. Estas peças juntas formam um enchedor de contra-pressão.

Neste método pressurizamos a garrafa com CO2 numa pressão ligeiramente menor que a do barril onde esta acondicionada a cerveja. E por que isso? Se a pressão na garrafa e no barril for a mesma, a cerveja nao fluirá do barril para a garrafa. Seria equivalente a um efeito sifão, ou seja, só funciona sifonamento se houver uma diferença de altura entre os recipientes. E esta diferença de altura é exatamente uma diferença de pressão, como acontece neste caso para encher a garrafa.

E como sabemos isso? É bem fácil. E são estes passos que mostraremos a seguir.

Para funcionar, um contra-pressão tem de estar ligado por um lado na linha de gás CO2 (número 1 da figura) e no outro lado (2) na linha de cerveja do barril. Depois seguimos os seguintes passos.

Segure firme o contra-pressão com uma mão. E com a outra execute a seguinte ordem:

1) Feche todas as 3 válvulas.

2) Conecte todas as entradas (conecte a entra de gás, conecte a entrada de cerveja). A entrada de gás pode ser a mesma que esta ligada no barril, para isso ou você usa um “Tê” para dividir o gás ou usar um regulador de pressão com saída dupla.

3) Abra a válvula de gás (1). E feche em seguida.

4) Abra a válvula de alívio (3). E feche em seguida.

Os passos 3 e 4 podem ser repetidos quantas vezes vocês acharem necessário. Este passo servirá para purgar todo o oxigênio da garrafa

5) Abra a válvula de gás(1). E feche em seguida.

6) Abra a válvula da linha de cerveja (2). Note que sairá um pouco de cerveja, logo em seguida parará de sair. Isso porque a pressão na garrafa está igual ao do barril. E com a pressão equalizada não haverá fluxo de cerveja. E agora que vem o pulo do gato para quebrarmos a pressão

7) Abra, vagarosamente, a válvula de alivio (3). Note que agora a cerveja começará a fluir para a garrafa e sem formação de espuma. Pela abertura desta válvula você poderá controlar a velocidade de enchimento da garrafa ou seja, a pressão interna (que está ligeiramente menor que a do barril). Enche ate onde desejar da garrafa.

8) Feche a válvula de alívio quando atingir o volume desejada.

9) Após a etapa 8 feche a válvula (2) de cerveja e abra a válvula de alívio (3). Isso “quebrará” a pressão da garrafa. Assim voce poderá tirar o contra-pressão e arrolhar sua cerveja. Se você pular esta etapa, ao tirar o contra-pressão, muito provavelmente você tomará um banho de cerveja, pois a garrafa estará presurrizada e esta etapa serve para quebrar a pressão.

Parece muito complexo ne? Mas não é. Com muito pouca prática, você fará estas etapas mecanicamente e conseguirá envasar sua cerveja na mesma velocidade que você envasava com métodos tradicionais. Agora, voce poderá abrir sua geladeira e envasar uma única garrafa se quiser. E é este o barato de envase direto do barril.

Outra vantagem destes métodos é o fato de o priming “sujar” a cerveja e com envase direto isso não ocorrerá. Quando se faz priming sempre haverá formação de sedimentos e uma levíssima alteração no aroma/sabor da cerveja o que não ocorre quando não se faz refermentação em garrafas. Mas isso é muito sutil de se perceber, mas é um passo a mais para que sua cerveja seja cada vez melhor.

Abaixo segue um video nosso mostrando os passos acima:

Enchedor de contra-pressão Lamas, como usar

Este enchedor de contra-pressão você encontra a venda em nossa loja, clique aqui para ver o produto.

David - Lamas Autor

David Figueira, doutor em Física pela UNICAMP e fundador da Lamas Brew Shop e da Cervejaria Cogumelo.

Comentários

    ROQUE BAMBINETI

    (18 de julho de 2013 - 22:22)

    beleza tirou minhas duvidas não estava conseguindo tirar pressão da garrafa.Obrigado.

    Marcelo

    (26 de julho de 2013 - 16:49)

    Fiz exatamente os procedimentos indicados e aparentemente tudo certo, testei em duas levas uma Stout e uma IPA. O resultado foi abaixo do esperado porque a carbonatação ficou baixa, cheguei a deixar o CO² no postmix por 24 hs antes do envase com temperatura de 1ºC. O que poderia estar errado? Servindo a cerveja direto no postmix com torneira a carbonatação fica boa. Podem ajudar?

    Obrigado!
    Marcelo

      David

      (11 de setembro de 2013 - 02:49)

      Marcelo
      Uma dica é sempre carbonatar a cerveja com uma pressao um pouco maior.Agora, nao sei como foi sua carbonatacao, mas 24 horas é pouco.

    Gilberto Fighera

    (20 de outubro de 2013 - 05:37)

    OLá Pessoal,
    Fiz um enchedor identico ao da figura, mas, quanto abro a válvula de alívio para encher a garrafa, sai cerveja ao invés de co2, podem ajudar?

      David

      (22 de outubro de 2013 - 22:50)

      Gilberto
      Nao sabemos o que pode ter acontecido sem ver seu projeto. Tem detalhes de montagem q devem ser seguidos para nao dar errado.
      []’s
      Chico

    Rodrigo

    (6 de janeiro de 2014 - 03:05)

    Qual a pressão e por quanto tempo temos que deixar a cerveja carbonatada no postmix antes de engarrafa-la com o enchedir de contra pressão?!
    Usei 1,7bar mas quando fui engarrafar a cerveja entrava na garrafa com muita espuma impossibilitando enche-la por completo e assim nao carbonatando suficientemente após o envase..
    Como posso evitar essa formação de espuma?!
    Obrigado

    Cesar

    (10 de fevereiro de 2014 - 18:58)

    Olá, Quando eu usar o enchedor contra-pressão tem necessidade de fazer o Primming, ou não?

    CESAR PENNA

    (17 de fevereiro de 2014 - 19:10)

    Ola,

    Se eu fizer a carbonatação neste sistema eu ainda preciso adicionar açúcar na garrafa para que o fermento continue reagindo?

    Abraços

    Cesar

    Arthur

    (15 de julho de 2014 - 19:11)

    Olá, comprei o enchedor de vocês, e quando fui testar agora o CO2 está vazando entre o cano e a rosca, e não pela valvula 3, fazendo com que a garrafa não fique pressurizada. O que poderia estar gerando esse problema?

    Desde já obrigado,

    Arthur

    P.S.: Repeti a pergunta para corrigir o e-mail.

      David

      (28 de julho de 2014 - 05:35)

      Arthur
      Nao saberia te falar, contate o pessoal da loja para te ajudar neste caso.

    Guilherme

    (9 de setembro de 2014 - 01:19)

    Arthur, David, exatamente onde está vazando CO2 existe uma porca, aperte mais ela que para o vazamento.
    Esta porca comprime um anel cônico que tampa o vazamento. Se soltar ela fica mais fácil o ajuste da altura da garrafa!

    Abraços

    Marcão

    (10 de dezembro de 2014 - 14:21)

    Bom dia!

    Para a utilização do beergun, o fabricante recomenda a utilização de garrafas na mesma temperatura do keg. Para o sistema de contra-pressão, também tem essa recomendação? Outra dúvida, o tubo no contra-pressão precisa ir até o fundo da garrafa ou o sistema também funciona com cano curto?
    Saudações cervejeiras!

      David

      (10 de dezembro de 2014 - 21:29)

      Marcao, nao precisa refrigerar a garrafa e o tubo nao precisa encostar no fundo.

    lionel

    (16 de fevereiro de 2015 - 20:19)

    Boa tarde fiquei com uma dúvida porque no vídeo não parece o keg estar gelado, vcs trabalharam com carbonatação forçada em temperatura ambiente?
    Pois, já estou acostumado em carbonatar sacudindo o baril por 15 min sob pressão 2atm. e depois deixando o mesmo pra gelar sem manter ligado no gás, simplesmente estoquando ele na pressão de carbonatação. Fica otimo engarafando delicadamente com picnic, mas pra melhorar estou fazendo um contra pressão.
    Sera que com o enchedor de contra pressão eu poderia engarafar imédiatamente depois da carbonatação forçada e assim poupar a necesidade de estocar o keg na geladeira?

      David - Lamas

      (20 de fevereiro de 2015 - 18:25)

      Em enchimento por contra-pressao não há necessidade do barril estar gelado.

        daniel

        (14 de agosto de 2020 - 14:44)

        Como não tem q estar gelado… primeira vez que leio isso. Sem gelar o CO2 vai se desprender e gerar espuma a fuzel.

    Fernando

    (13 de maio de 2015 - 15:33)

    A Cerveja sai direto do maturador, passa por este enchedor de contra pressão e vai para a garrafa? Simples assim?

    Marcelo

    (26 de maio de 2015 - 02:38)

    É possível usar esse enchedor para garrafas de 300mL (caçulinha de 18cm de altura)? Fiquei em dúvida pelo comprimento do sifão.

    Jaime Daher

    (20 de junho de 2015 - 12:27)

    Não tem o equipamento pronto para venda?

      David - Lamas

      (23 de junho de 2015 - 17:13)

      Jaime, da uma olhada no site ou nas lojas, pq tem sim.

    Domingos

    (22 de junho de 2015 - 19:56)

    Que pressão devo ajustar no manometro ? Posso colocar a mesma pressão que está usei para carbonatar no keg , por exemplo 1.4kg/f ? Ou deve ser menor ?

      David - Lamas

      (23 de junho de 2015 - 17:14)

      Domingos, eu uso a pressao que eu carbonatei a cerveja. Mas teste começando com menos, se espumar vai subindo até igualar

    Christian

    (25 de junho de 2015 - 00:22)

    Olá,
    Comprei o enchedor de vocês e estou com uma dúvida:
    Se eu engato a torneira diretamente no post-mix, a cerveja sai com a espuma e carbonatação desejada.
    As que eu engarrafei usando o enchedor ficaram como se tivessem chocas, sem gás.
    Pra me certificar, fiz várias vezes pra descartar que foi falha ao colocar a tampinha ou não vedei direito a boca da garrafa com a rolha do enchedor.

    Alguns posts acima, uma pessoa mencionou esse problema e você recomendou aumentar um pouco a pressão no regulador. Mas quanto eu devo aumentar?
    50%? 80%?
    Quanto?

    Obrigado

      David - Lamas

      (26 de junho de 2015 - 22:05)

      Christian, isso é normal de acontecer se você faz carbonatação forçada instantanea. Ou seja, aquela carbonatacao para tomar cerveja na hora. Se a carbonataçao forçada é feita ao longo de um prazo, nao deveria acontecer.

    Rafael

    (8 de julho de 2015 - 20:23)

    Boa tarde, qual a recomendação para realizar a limpeza e sanitização do enchedor visto que algumas partes não são de aço inoxidável.

      David - Lamas

      (11 de julho de 2015 - 20:09)

      limpeza use qualquer detergente ou perborato (como vanish) e sanitizacao acido peracetico.

    Rafael

    (20 de julho de 2015 - 00:18)

    Boa tarde nesse final de semana fui encarar com o esse equipamento adquirido na loja virtual, era uma weiss estava com pressão de 1,8 kgf/cm2 no keg, os primeiros passos tudo certo porém no final quando eu fecho a válvula que sai a cerveja e abro a de alívio de pressão a rolha aumenta a pressão, estourou similar quando um refrigerante é agitado e logo após VC abre. Qual a solução para este problema?

      David - Lamas

      (25 de julho de 2015 - 21:55)

      Rafael
      Isso que vc descreve é bem tipico quando a valvula de alivio esta fechada. Acontece exatamente isso que vc descreve. Ele tem de estar aberta.

    marco

    (5 de setembro de 2015 - 14:23)

    David
    Bom dia !!!

    Adquiri o contra pressao de vocês fiz a carbonatação forçada de uma ALE durante 1 semana diretamente no fermentador conico inox refrigerado 200lts à -1°c com 1kgf/cm2 o envase foi feito normalmente porém após abrir a garrafa não teve aquele barulho de gás interno no entanto a cerveja estava carbonatada.
    Eu vi em um comentário acima que é preciso esperar para gerar esse gás na abertura da garrafa poderia comentar isso é qual tempo deve esperar ?

      David - Lamas

      (5 de setembro de 2015 - 17:09)

      Marco
      Faz um teste. Pega a garrafa que vc envasou, deixa ela ficar a T ambiente, depois resfria e abra ela. Se vc abriu imediatamente apos o envase isso que relatou é normal. Ou espere um tempo.

    marco

    (10 de setembro de 2015 - 02:10)

    David

    Obrigado pela ajuda deu certo.

    Silvio Ariente

    (5 de outubro de 2015 - 21:27)

    Boa tarde.

    Estou tendo muitos problemas com o enchedor de contra-pressão! pra começar os dois primeiros que comprei apresentavam defeito. Sou de São Paulo, por isso levaram eles pra Campinas para revisão e testes e supostamente tinham voltado consertados. Acontece que quando vou encher a maior parte que sai é espuma. Fiz os passos conforme recomendado para liberar a pressão da garrafa abrindo a válvula de gás, fechando, abrindo a de alívio, fechando, repetindo, etc… Já dá pra ver a espuma formando no cano da cerveja que sai do barril! Sinceramente não era pra ser tão complicado assim! Já perdi muito tempo e cerveja nessas tentativas. Se liberei o oxigênio da garrafa qual é o motivo da espuma?

      David - Lamas

      (9 de outubro de 2015 - 03:54)

      Silvio, se antes da entrada vc esta vendo espuma, tem alguma vazamente ou nas abraçadeiras ou na propria mangueira. Lembrando que a pressao no barril tem de ser muito baixa, só o suficiente para empurrar a cerveja, menos de 0,5kgf/cm3

    Eduardo

    (19 de outubro de 2015 - 15:43)

    Olá! É possível usar o de contra pressão a partir da carbonatação direta do fermentador cônico?

    vinicius

    (25 de novembro de 2015 - 18:33)

    Tem como usar esse enchedor de contra pressão com barril de chopp ou so com a postmix?

    Willian Paz

    (24 de fevereiro de 2016 - 17:10)

    Bom dia!

    É necessário que o barril ou fermentador esteja acima da válvula para a cerveja poder ser envasada?

    Obrigado!

    Paulo Meira

    (13 de março de 2016 - 07:00)

    Boa noite… com Enchedor Contra Pressão P/ Cerveja Artesanal posso gasificar agua mineral destas bombas de 20 litros… e fica com gaz ? tenho barril e todos os equipamentosi tais como cilindro de co2 completo com duas saídas extratora …. falta-me o enchedor e se garante que vou gaseificar agua e refrigerante caseiros? se fiser isso comprarei esta pça…
    att Paulo

      David - Lamas

      (4 de abril de 2016 - 21:31)

      Oi Paulo, tudo bom? O Enchedor nao é para gaseificar, ele é para encher garrafas com liquido gaseificado apenas. Procure no blog a materia “Como usar postmix” neste post tem tudo que voce precisa saber sobre gaseificacao de liquidos.

    Paulo

    (25 de março de 2016 - 13:55)

    oi respondendo a pergunta do Gilberto Fighera eu consegui fazer em casa tem segredo sim a valvola de escape tem que ser separada das demais. hehehehehehhehehe é so sentar e pensar amigo….

    Paulo

    (25 de março de 2016 - 13:56)

    Gilberto Fighera eu consegui fazer em casa tem segredo sim a valvola de escape tem que ser separada das demais. hehehehehehhehehe é so sentar e pensar amigo….

    Paulo

    (25 de março de 2016 - 13:59)

    e tem mais consegui gaseificar agua basta estar gelada, bom tudo que colocares co2 tem que estar gelado em media de 5 graus a menos ..para amenizar o2.

    Silvio

    (15 de abril de 2016 - 00:11)

    Olá,

    Tenho um tanque de inox Cônico 200L que possibilita já carbonatar a cerveja dentro desse mesmo tanque após a maturação. Já utilizava o contrapressão para encher garrafas com as cervejas carbonatadas nos kegs. Posso utiliza-lo para encher as garrafas direto desse tanque de 200L?

    Marcelo

    (2 de maio de 2016 - 21:57)

    Olá, estamos tendo problemas com o contra pressão, simplesmente não sai gás na garrafa, abrimos para entrar co2 do cilindro e não sai nada, como se estivesse entupido, mas já consultamos todas as conexões. Temos outros amigos que tem o equipamento e estão com o mesmo problema. Abrimos a entrada de gás na garrafa e nada acontece, se desconectarmos o contra pressão o cilindro funciona normalmente. O que pode ser?

      David - Lamas

      (24 de maio de 2016 - 15:51)

      oi Marcelo, só com essa descrição na faço ideia. Este contra-pressao é nosso? Envia uma email para o suporte da loja que lá eles vao conseguir te ajudar com mais precisao.

    Cláudio SAmpaio

    (1 de junho de 2016 - 18:29)

    A experiência que tenho é que a cerveja tem que estar bem gelada para utilização do sistema contrapressão. E no final do barril , onde a temperatura já se elevou , começa a ficar difícil o envase.
    Carbonatar um dia antes entre 2 e 3 Kg deixar gelar ao máximo e envasar regulando a 2K no dia seguinte.

    Clidenor

    (4 de fevereiro de 2017 - 15:48)

    Bom dia, comprei o enchedor com vcs, mas tenho o mesmo problema descrito acima pelos amigos, excesso de espuma na garrafa na hora do envase. Já tentei varias opções, reduzir ao máximo a pressão do barril, diminuir a velocidade de envase e etc. Percebo tb que ao fechar a válvula da linha de líquido a mesma não permanece preenchida com a cerveja e ao iniciar o envase a própria linha já apresenta formação de espuma. Uso engates rápidos Tipo John Guest e mangueiras de 3/8

      David - Lamas

      (20 de fevereiro de 2017 - 21:07)

      Clidenor, a espuma é sinal que tem algo errado. A pressao para empurrar” a cerveja tem de ser bem baixa. Eu uso menos de 0,5kgf/cm2 para isso. Ideal era voce filmar seu processo e nos mostrar, ai conseguiriamos ajudar melhor

    Diego Porto Almeida

    (15 de fevereiro de 2017 - 23:02)

    Boa tarde,

    Comprei o equipamento com vcs e ele funciona perfeitamente, porém tive um problema com um cliente onde eentreguei uma carga em garrafas de 300ml porem o mesmo queria nas garrafas de 600ml e possivel utilizar o sistema de contrapressao de garrafa pa garrafa ao invés de barril para garrafa sem interferir na espuma e no gás da cerveja ?

    TECO BENEVIDES

    (4 de abril de 2017 - 08:30)

    olá, estou tentando começar a utilizar a carbonatação foRçada, no entanto gostaria de alguns esclarecimentos, depois de fermentada e maturada, coloco no keg e injeto o co2, correto? deixo por um tempo no keg e depois utilizo o envazador com uma pressão baixa para por a cerveja na garrafa. se o passo a passo estiver certo quais as pressões ideais?

    Fabricio

    (8 de agosto de 2017 - 02:21)

    Boa noite amigos!!!
    Fiz a carbonatação no barril com 2 bar e vou transferir para garrafa via contra pressão. Quantos bars devo utilizar? 2 bar ou menos? Normalmente quando ligo na choppeira coloco uma pressão menor.

      David - Lamas

      (8 de agosto de 2017 - 02:31)

      Fabricio, tudo bom? Contra-pressao tem de ser um pouco maior que a pressao usada na carbonatacao, senao vc nao vai conseguir transferir a cerveja

    Deluan Batista

    (23 de fevereiro de 2018 - 02:42)

    Estou com problema no meu enchedor que comprei com vcs e chegou hoje, o mesmo quando eu coloco a garrafa e vou pressurizar a garrafa, o gas vaza por cima daquela rosca que usamos para apertar e fixar o enchedor em uma altura. Já testei deixando pouco apertado e bastante apertado e nada…

      David - Lamas

      (24 de março de 2018 - 00:26)

      Deluan, envie um email para o SAC (que tem na pagina). Eles te ajudarão prontamente com isso.

    Gustavo

    (8 de março de 2018 - 16:42)

    Bom dia, vou usar o enchedor de contra pressão esse final de semana e tenho uma dúvida, tanto o enchedor quanto o barril de chopp precisam estar conectados no cilindro de co2??? ou por a cerveja já estar carbonatada no barril de 50 litrros é só conectar o cilindro no enchedor e o barril fica sem???

    Rafael

    (8 de abril de 2018 - 18:03)

    Olá, após envasado, qual o tempo de validade da cerveja na garrafa, tendo tudo ocorrido da forma certa. Um mês?
    Grato!

      David - Lamas

      (27 de abril de 2018 - 06:37)

      Rafael, joia?
      Não existe validade. Temos garrafas guardadas ha anos.

    Fabio

    (3 de novembro de 2018 - 00:57)

    Após o envase com o contra pressão posso deixar as garrafas em temperatura ambiente ou precisa manter refrigerada?

      Redação Lamas

      (30 de novembro de 2018 - 22:17)

      Fabio, quanto menor a temperatura de armazenamento, haverá menor chances de oxidação da sua cerveja e a estabilidade será maior. O ideal é nunca quebrarmos a cadeia do frio, sempre mantendo ela refrigerada. Se não conseguir fazer isso, mantenha elas em um local com pouca variação de temperatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *