Fermentação: Purgar ou não purgar o fermento.

Só agora que percebemos que não tínhamos postado nada ainda este ano. Mas os motivos são bacanas, os Lamas estão envolvidos em alguns projetos legais e um deles é montar nossa BrewShop. Se tudo der certo, ainda este mês ela será lançada. Mas isso é assunto para outro post.
Vamos estreiar os posts do ano, contando algumas experiências que temos feitos. Ultimamente, como vocês tem acompanhado, temos nos aventurado em fazer Sessions Beers, cervejas leves, com aroma e sabor e que caem bem para este nosso verão. Mas por trás destas experiências há algo a mais. Temos testado algumas técnicas, e uma delas é referente a fermentação. Como as sessions são cervejas relativamente rápidas de ficarem prontas, fazer experiências com elas é mais legal e com resultados rápidos.
Fermentadores típicos.
A maioria dos homebrewers usa como fermentadores baldes alimentícios ou garrafões de água. E sempre após a fermentação a purga do fermento, para inicio da maturação, é algo delicado (notem que aqui falamos diretamente de maturação). Para os cervejeiros novatos, que possuem escassos equipamentos, geralmente a transfega é feita assim:
1) Abrir fermentador;
2) Jogar a cerveja na panela de brassagem com o cuidado de não levar o fermento junto ;
3) Limpar o fermentador;
4) Voltar com a cerveja que esta na panela para o fermentador (que agora virou o maturador);
5) Iniciar maturação.
 
Transfega da cerveja
Alguns problemas podem acontecer com esta técnica (ainda mais para os novatos):
– oxidação : com o ir e vir da cerveja pelos baldes o risco de você oxidar a cerveja é consideravel. E você notará isso apenas lá na frente quando servir a cerveja pronto para algum amigo e notar aquele leve gosto metálico na cerveja.
– contamininação diversas: Uma limpeza mal executada em um dos baldes/panelas pode por contaminar a sua cerveja.
Transfega NÃO recomendada. Reparem no excesso de espuma na panela. Esta foto foi de uma leva nossa.
Claro que com cuidado e um pouco de trabalho isso pode ser evitado. Com mais um balde, a etapa de passar pela panela é eliminada. Outro ponto que ajuda é você usar um sifão ou transfegar com muita calma para evitar o excesso de oxidação.
E melhor ainda, usar o grande sonho de todos: Um fermentador de fundo conico. Onde, simplesmente a purga do fermento é feita apenas abrindo a torneira no fundo do fermemtador.
Fermentador de funco cônico.
Porém uma experiência que muitos já pensaram em fazer: Porque não, ao fim da fermentação (para cervejas ALE) simplesmente não baixamos a temperatura, iniciamos a maturação e deixamos o fermento lá até a cerveja ficar pronta?
90% responderão: Não pode, isso vai gerar autólise do fermento.
Será???
Se a gente  focar so na autólise, é fácil ver na literatura disponível algumas considerações. John Palmer fez o mesmo questionamento e das anotações da Fermentis e da White Lab”s é possível verificar que autólise nesta fase é muito improvavel de ocorrer. Ao contrario de refermentação incompleta em garrafas, onde é bem comum verificar autólise ( o off-flauvor característico é o caprílico, um gosto de sabão de coco bem acentuado).  Então descartamos autólise.
E elementos voláteis provenientes do fermento? Idem. Nas temperaturas de maturação eles estarão em estado de hibernação e não gerariam risco.
Então porque não testar isso. E foi exatamente o que fizemos com um receita nossa. Ao fim de 7 dias de fermentação a 18ºC, reajustamos a temperatura de nosso freezer para 10ºC e deixamos por mais 3 dias, depois mais 3 dias a 5ºC e depois mais 3 a 0ºC.
O resultado para nosso surpresa foi uma cerveja idêntica à mesma receita feita de modo tradicional. Repetimos a experiência em outras 3 receitas e o resultado foi o mesmo.
Uma experiência que vocês podem fazer  e nos contar depois o que aconteceu é:
Separem no fim da brassagem duas garrafas pet com a cerveja. Em uma façam o processo normal de fermentação, purga e maturação. Na outra, façam esse teste e vejam o resultado.
Quem se aventurar em fazer o teste, nos conte qual foi o resultado depois, que publicamos aqui. Como sempre falamos, fazer cerveja em casa é cozinha e é isso que torna esse hobby tão legal.
Próxima experiência nossa: Cerveja sem lúpulo. Em breve postamos aqui.

David - Lamas Autor

David Figueira, doutor em Física pela UNICAMP e fundador da Lamas Brew Shop e da Cervejaria Cogumelo.

Comentários

    Felipe

    (4 de fevereiro de 2012 - 16:21)

    Olá David! Parabéns pelo post, assunto muito interessante e importante, pois envolve decisões a tomar sobre cuidados extras nesta etapa. Para somar, venho dizer que não faço a purga do fermento em determinadas receitas a alguns anos (mais de 50 levas). Noto inclusive que no final da maturação, ao fazer a transfega, o fermento está mais compactado no fundo, o que facilita em não deixá-lo ir ao envase. Contudo, evito fazer maturações muito longas nestas cervejas. Nunca percebi sinal de autólise. Abraço!

    David - Lamas Bier

    (5 de fevereiro de 2012 - 01:47)

    Oi Felipe
    Legal. E legal ver mais gente testando e usando isso. Significa que é mais comum q pensamos.
    []’s
    David

    Eduardo V. S. da Cunha

    (15 de fevereiro de 2012 - 02:48)

    David boa noite
    esta tecnica seria viavel para cervejas Lager/Pilsen?
    Recentemente em conversa com alguns cervejeiros de outro estado, fui informado que os mesmos semprem maturam a zero grau (lagers e ales) em fermentadores de inox.

    Outra duvida que tenho é se esta tecnica seria viavel para producoes maiores. Com isto se evitariam os bons, mas caros fermentadores de inox, substituindo os mesmos por fermentadores plasticos (digamos de 200/300 L), os quais podem ser mantidos sobre rodizios e facilmente colocados em uma camara fria. O que voce acha?

    Um abraço

    Eduardo

    David - Lamas Bier

    (15 de fevereiro de 2012 - 02:51)

    Oi Eduardo
    Isso eu recomendo so para ALES.

    Ou ponto que nossas experiencias sao para uma escala caseira. Maiores volumes, os “defeitos”que nao vemos na nossa escala poderiam surgir. Porém, nao saberia te falar a validade do experimento em uma escala maior de volume.
    Teria q testar 😉

    Abracoa
    David

    Leonardo

    (19 de fevereiro de 2013 - 17:44)

    Qual seria o tempo ideal e máximo de maturação para Ales sem purgar o fermento?

      David

      (19 de fevereiro de 2013 - 18:40)

      Leonardo, boa pergunta.
      Mas infelizmente nao seremos precisos nisso. Tipicamente deixamos até 30 dias. Nunca testamos mais dias, pq a vontande de beber a cerveja era muita. Mas se a temperatura final por 0ºC nao vejo problema em deixar por um longo período.

      []’s
      David

    Valter Waselewske

    (22 de março de 2013 - 15:03)

    Bom dia Amigos Cervejeiros, e parabens pelo blog , sou novato no assunto porem ja consegui atraves de analises e algusn testes(poucos) um bom resultado fazendo da seguinte forma: meu fermentador de 60 lts é retangular e cabe direitinho na minha geladeira então coloquei duas torneiras uma a uns 15 cm do fundo e outra bem proximo ao fundo e deixo ele dentro da geladeira levemente inclinado para o lado da torneira mais baixa, aguardo 14 dias de fermentação/maturação e dois dias anterior ao envase eu baixo a temperatura para +- 2°C e no penultimo dia eu purgo o fermento por esta torneira mais baixa. e no dia do envase tiro a cerveja pela torneira mais alta. Não tive problemas até agora.

    Abraços e espero ter ajudado.

    Shumacker Homebrew

      David

      (27 de março de 2013 - 23:21)

      Oi Valter….excelente tecnica! Parabens

      []’s
      David

    Rafael

    (27 de agosto de 2013 - 02:52)

    sou novo na fabricação caseira, ainda estou começando nunca fiz nenhuma cerveja.
    o ideal de transfegar a cerveja seria utilizando uma escumadeira ou colher para evitar a formação de espuma?

      David

      (11 de setembro de 2013 - 02:50)

      Nao ficou muito claro pra nos o que vc esta fazendo. Em que etapa vc esta falando?

    clovis

    (16 de outubro de 2013 - 19:35)

    Fazendo esse processo ainda sim preciso fazer a trasfega para outro balde ou posso partir direto para o envase?

      David

      (17 de outubro de 2013 - 03:30)

      Sim, se vc for fazer o priming no Balde

    Marcus

    (8 de novembro de 2013 - 00:38)

    Muito legal a matéria, tinha lido algumas experiencias de sucesso nesse sentido em sites estrangeiros. Agora pergunto. Usando esse mesmo raciocínio, não seria possível após a fermentação ter atingido o FG desejado, juntar ao fermentador o açúcar para o priming (já dissolvido e na quantidade certa para o total de cerveja) e envasar para maturação na própria garrafa a cerca de 10-12º no caso das Ales? Imagino que haverá sedimentação no fundo da garrafa, mas será que isso influenciaria no resultado final?

      David

      (25 de novembro de 2013 - 00:26)

      Marcus
      Sim..mas nao fazemos priming no mesmo balde. TEmos de transfegar para outro sem a lama do fundo do balde. Senao nao faz sentido usar esta tecnica.

    Antonio Augusto Orselli

    (6 de dezembro de 2013 - 13:17)

    Bom dia, David e amigos do blog.
    A minha experiência foi e tem sido interessante. Fiz uma leva de cerveja de trigo seguindo estes passos: 7 dias de fermentação a 18c~20c, 7 dias de maturação a 0c e envase utilizando speise (10% do mosto fervido que reservei para o priming), conforme uma receita que encontrei na rede. Neste caso reservei, também, 1/5 do fermento para esta etapa. O resultado foi excelente, a carbonatação parou em 2,55 como previsto e o sabor perfeito. Na brassagem seguinte utilizei este método, já com um fermentador cônico: 7 dias de fermentação a 18c~20c, purga, 7 dias de maturação a 2c, purga e envase com 6g de dextrose por litro, conforme instruções da embalagem a 22c. O resultado foi que a carbonatação disparou chegando rapidamente a 3,90, obrigando-me a liberar o gás das garrafas (com um abridor grande e pesado libero ligeiramente a tampinha até ouvir o pssssst e paro). Já tive que fazer esta manobra 6 vezes, pois se não as tivesse feito, as garrafas certamente teriam explodido, pois a pressão continua subindo. Agora que o verão está chegando e a temperatura já está a 24c~25c tenho que mandar tudo para a geladeira para estancar o problema. O sabor está ótimo, um pouco frisante, é verdade, tipo champagne brut. A fermentação terminou em FG 1,005, mas após 2 semanas de envase a SG estava em 0,995. Creio que alguma coisa aconteceu, será que os açúcares não fermentáveis fermentaram? Saudações a todos.

      David

      (11 de dezembro de 2013 - 19:44)

      Antonio, tudo bom?
      Na maturacao, nao vá direto para zero grau. Fique alguns bons dias numa temperatura intermediária, como os exemplos que dissemos no post.

      Agora sobre a medicao da densidade tem algum errado. OG muito baixa por indicar contaminacao (alguns contaminantes fazem fermentcacao) e vc esta com densidade menor que agua (o que é mais estranho ainda).

    adriano

    (26 de dezembro de 2013 - 05:06)

    Olá, sou novo na arte de fazer cervejas e aprendi em um desses cursos presenciais onde se faz uma receita. Estava lendo um outro post que falava sobre o erro de não fazer a maturação (eu cometo esse erro) e vim parar neste post. Aprendi a fazer a fermentação no balde fermentador e depois direto para a garrafa com o priming de açucar (coloco cerca de 4,2g por garrafa de 600ml). Nas ultimas vezes que fiz utilizei esta tecnica de colocar o fermentador na geladeira (sem purgar o fermento), mas deixo só por dois ou três dias, fiz isso tentando deixar a cerveja mais clara e o resultado foi consideravel, quanto ao sabor, nao notei alteração. Engarrafo a cerveja gelada, cerca de 2ºC e o fermento esta bem compacto no fundo do fermentador. A proxima receita vou tentar fazer uma maturação de uns 20 dias e depois conto se percebi alterações.
    Abraços

    Felipe

    (10 de janeiro de 2014 - 16:18)

    Ótimo post. Essa ideia de fazer a maturação ainda com fermento a baixa temperatura, eu já faço há 3 anos e nunca tive problemas. Mas nunca tinha visto ninguém dizer que também já fez.

    Abraço.

    Rafael

    (29 de março de 2014 - 21:22)

    Olá! sou novo aqui também. Por estar começando, resolvi fazer direto a sugestão de vocês pois não tinha muito equipamento e devido ao calor fiquei com medo de contaminação. Após 7 de fermentação, baixei a temperatura gradativamente de 18 para 6, após 5 dias, purguei o fermento do fundo trocando o balde pois depois tem a parte do Priming. Minha dúvida, deveria guardar um pouco da lama do fermento para o Priming?

      David

      (10 de abril de 2014 - 04:54)

      Nao. O priming acontece, com o pouco fermento q esta em suspensao na cerveja. Nao coloque mais fermento ou lama na garrafa, corre o risco de explodir a garrafa assim

    VALTER WASELEWSKE

    (15 de abril de 2014 - 00:20)

    Boa Noite , e novamente parabéns pelo blog , estou com duvidas quanto a troca do fermentador, consegui fazer caseiramente meu sonho um fermentador cônico de inox ficou muito bom modéstia á parte. Fiz a primeira leva uma witbier 50 lts. E agora estou pensando em deixar 7 dias com o fermento e drenar no 7° dia após isto baixar a temperatura para 10°C até o penúltimo dia quando baixaria para 2°C pois minha geladeira não baixa mais que isto. Na sua opinião vai ficar boa? Porque quando não tinha o fundo cônico eu deixava 14 dias na mesma temperatura e só baixava no penúltimo dia para 2 °C.

      David

      (15 de abril de 2014 - 04:57)

      Valter
      Acho que a chance de vc entupir seu fermentador MUITO grande. Fermentacao em fermentacao conica, a purga tem de de ser constante ja a partir de 2º dia, senao vc nao consegue tirar o fermento.

    Valrer Waselewske

    (16 de abril de 2014 - 03:34)

    Ohh David muto obrigado pela dica , não havia pensado nisto vou fazer a purga o mais rapido possivel . Abracos

    Victor Hugo

    (16 de abril de 2014 - 22:07)

    Fiz uma IPA, e divide 40L de mosto em 2 baldes.
    Os baldes fermentaram juntos na geladeira, empilhados. No balde superior fiz uma transfega após a fermentação (18°C), maturei por 7 dias em 10°C, quando novamente fiz outra transfega no balde superior e deixei 7 dias em 0°C, antes de engarrafar.
    Antes de engarrafar fiz uma transfega em cada balde.

    Carbonatei as duas com 6,5gr/L de açúcar.
    Após 14 dias em temperatura ambiente, a cerveja que fiz mais transfegas estava cristalina, bastante bonita, uma espuma densa e persistente.
    Entretanto, a que deixei mais tempo, no sabor e no aroma estava idêntica, mas a aparência era mais turva, houve maior formação de espuma, mas não tão densa e persistente.

    Recomendo a todos duas transfegas, uma imediatamente após a fermentação. E outra após a clarificação, antes do envase.

    marcos jardel giaretta

    (16 de maio de 2014 - 05:23)

    boa noite estou fazendo a maturacao da minha cerveja mas fiquei preocupado por causa do oxigenio que fica no balde de plastico fexado totalmente tem algum problema com isso….

      David

      (28 de junho de 2014 - 04:01)

      Marcos
      Nao há problema algum. Alias…muito pelo contrario, pois na fase inicial de fermentacao queremos oxigenio e muito para ajudar na fermentacao.

    Marcio Malagutti

    (16 de maio de 2014 - 13:38)

    Bom dia a todos.
    Eu sou novato ,e e a primeira cerveja minha,que esta a 4 dias fermentando,e no segundo dia a tampa do balde destravou do balde, ficando com a tampa porem aberta estou na duvida se isso vai dar contaminação na cerveja?

      David

      (28 de junho de 2014 - 04:01)

      Amigo
      para isso so tem uma solucao: experimentar ela e ver como ficou. Dificil falar se algo pode acontecer

    rafael

    (25 de maio de 2014 - 22:12)

    Oi! Estou fazendo a minha primeira APA com o kit do LAMAS mesmo. Deixei a cerva fermentando no balde com airlock e tudo mais por 7 dias na geladeira. Hoje, abri e vi que havia uma camada na superfície. Lentamente transferi o conteúdo para uma panela higienizada, tentando deixar tanto essa camada da superfície quanto o que se depositou ao fundo. É normal ter essa camada na superfície?Fermento?Lupulo? O que significa? Bom, depois de transferir de volta para o balde (já limpo), voltei o balde para a geladeira. O plano é deixar maturar por 7 dias mas com o surgimento desta camada fiquei inseguro.

    Abraços!

      David

      (28 de junho de 2014 - 03:42)

      Rafael, nao é normal.

      Era como uma nata branca? Se sim, pode ser fungos. Mas as vezez que vimos isso, a cerveja nao chega a ficar intragavel.

    bruno freire

    (5 de junho de 2014 - 03:55)

    olá David !

    sou novo por aqui, minha primeira cerveja ficou pronta semana passada. tenho um fermentador cônico, deixei 15 dias fermentando 10 dias a 19graus e 5dias baixando 2 graus por dia. realizei a purga e deixei mais 30 dias maturando. fiz o priming e engarrafei. a cerveja ficou numa cor feia, porem, bem carbonatada e alcoolica. enchi a cara no dia da brassagem e perdi todas a medidas ….rsrsrsrs… por essa razão não sei sua gradação alcoolica e se atingiu a FO necessaria. Mas a pessoas acharam que ficou boa, recebi varios elogios, sempre com a ressalva para o gosto acentuado de alcool !
    Vi que deixou a cerveja maturando sem realizar a purga,.No fermentador, cônico tive um pouco de dificuldade de realizar esse procedimento, mas estava pensando e não realiza-lo. Gostaria de sua opinião ? caso considere que não haverá problema, na hora do priming terei que ralizar a purga ou posso faze-lo assim mesmo ?

    bruno freire

    (5 de junho de 2014 - 04:03)

    David ,

    apenas para complementar a pergunta. Se realizar a purga após a fermentação, terminando maturação, o que acha de realizar o priming dentro do fermentador ? ou devo transferir para um balde realizar o priming, lavar o fermentador, transferir para o fermentador para finalmente engarrafar ?

      David

      (28 de junho de 2014 - 03:54)

      Amigo
      Vc tem um belo equipamento…porem para fermentador conico a purga te fermento TEM de ser feita diariamente, senao ele compacta no fundo e vc nao consegue tirar o fermento. Agora se vc tem fermentador conico, é bom fazer isso senao nao ha necessidade do fermentador conico. O texto é uma alternativa para que nao tem conico.

    Pedro

    (25 de julho de 2014 - 19:48)

    Realizando a fermentação e a maturação em um balde fermentador 30L com torneira, preciso limpar o balde (retirar o fermento) antes de engarrafar? Ou depois da maturação posso colocar o primming nas garrafas e engafar direto pela torneira sem retirar o trub?

      David

      (28 de julho de 2014 - 05:24)

      Pedro
      É interessante sim limpa/sanitizar o balde antes.

    João Neto

    (1 de agosto de 2014 - 14:56)

    Olá David.

    Parabéns pelo site e obrigado pelas dicas…

    Tenho uma dúvida: sou iniciante, e estou na minha primeira leva: Uma APA.

    Tenho um fermentador cônico, e li nos seus posts que a purga deve ser feita diariamente… Mas qual é o princípio desse procedimento: o fermento que se acumula no cone já não é mais ativo? Se é, por pouco que seja, purga-lo logo no inicio não compromete a fermentação como um todo?

    Sou de Curitiba, e nesses ultimos 10 dias (tempo que o mosto está no fermentador), tem feito muito frio por aqui… A temperatura ambiente do local onde está o fermentador ficou numa média de 15 graus, não menos que isso, e não mais que 18… Usei um S-04… OG 1.044. Há dois dias atrás, ao medir, a FG estava em 1014… Pensando em deixá-la cair mais um pouco, resolvi deixar mais tempo “fermentando”, por isso, enfim, não purguei.

    Será que toda a minha concepção disso está errada?

      David

      (12 de agosto de 2014 - 18:38)

      Joao
      Se vc nao purgar diariamente nao conseguira purgar. É so por isso. O fermento se compacta no fundo do cone e assim ele nao sai.
      []’s
      David

    João Neto

    (1 de agosto de 2014 - 14:57)

    Olá David.

    Parabéns pelo site e obrigado pelas dicas…
    Tenho uma dúvida: sou iniciante, e estou na minha primeira leva: Uma APA.
    Tenho um fermentador cônico, e li nos seus posts que a purga deve ser feita diariamente… Mas qual é o princípio desse procedimento: o fermento que se acumula no cone já não é mais ativo? Se é, por pouco que seja, purga-lo logo no inicio não compromete a fermentação como um todo?
    Sou de Curitiba, e nesses ultimos 10 dias (tempo que o mosto está no fermentador), tem feito muito frio por aqui… A temperatura ambiente do local onde está o fermentador ficou numa média de 15 graus, não menos que isso, e não mais que 18… Usei um S-04… OG 1.044. Há dois dias atrás, ao medir, a FG estava em 1014… Pensando em deixá-la cair mais um pouco, resolvi deixar mais tempo “fermentando”, por isso, enfim, não purguei.
    Será que toda a minha concepção disso está errada?

    FELIPE OLIVEIRA

    (6 de agosto de 2014 - 22:37)

    Sou iniciante nas brassagens. Tenho uma dúvida com relação a Maturação.
    Como posso fazer a maturação direto na garrafa? Já tenho que fazer o priming nesta fase de maturação na garrafa já que vou usar a mesma?

    mauricio

    (11 de agosto de 2014 - 20:28)

    Olá David, estou fazendo a de trigo, depois de fermentar por 3 dias, faço a transfega para um balde, lavo o fermentador e volto o líquido para maturar no fermentador certo? Devo colocar a tampa com ou sem airlock?
    Obrigado.

      David

      (12 de agosto de 2014 - 18:30)

      Sempre de preferencia em usar o airlock, mesmo na maturacao.

    Raul

    (1 de outubro de 2014 - 18:56)

    Caso eu fizer a maturação no mesmo balde sem purgar o fermento, corro um risco muito grande de autolise quando subir a temperatura novamente para fazer o dry hoping?? ( pensei em fazer de 3 a 4 dias de dry hoping a 18 c)

      David

      (7 de outubro de 2014 - 15:13)

      Use outro balde, de preferencia sem levedura, para fazer o dry.

    Leandro

    (14 de outubro de 2014 - 02:10)

    Srs,
    Boas dicas aqui. Também tenho um fermentador cônico e, pelo comentário do David, tenho errado o procedimento de purga. Geralmente espero pelo fim da fermentação e daí começo a fazer a purga do fermento, ao mesmo tempo em que vou baixando a temperatura (o fermentador fica dentro de uma geladeira com termostato). Só que ao fazer a purga, noto que parte do fermento fica “grudado” na parede do fermentador e não sai de jeito nenhum. De qualquer forma, tenho o mesmo receio que o João Neto comentou, ou seja, purgar diariamente já a partir do segundo dia, pode comprometer a fermentação? Será que vai “faltar fermento”, em outras palavras? Ou o fermento decantado já não influencia em nada? Valeu, abraços.

      David

      (21 de outubro de 2014 - 19:50)

      Leandro
      Fermento decantado já não auxilia na formacao de cerveja. Fermentador conico, vc tem de purgar sempre e nao uma unica vez, senao nao terá a eficiencia do fermentador sendo usada

    Victor Hugo

    (29 de outubro de 2014 - 20:38)

    David, vi alguns comentários acima que você não sugere baixar a temperatura para 0ºC logo após a fermentação, qual problema que isso pode me gerar? Fiz uma ESB, fermentei por 10 dias a 16ºC, fiz a trasfega para outro balde botei para maturar no sábado a 2ºC. Ainda adicionei gelatina para clarificar, pois ela estava muito turva (apesar de ter recirculado bastante), e até agora não vi uma melhora considerável na turbidez. Alguma sugestão sobre isso também?

      David

      (31 de outubro de 2014 - 21:57)

      Victor, o importante é vc ter cerveja no final e sobretudo gostar dela. O que mostramos sao tecnicas que utilizamos e que nao significam ser a verdade suprema. Existem diversas maneiras de se obter bom resultado. O importante é ter cerveja e vc gostar do resultado. Tenho certeza q sua cervejas, pelo cuidado que descreve, ficara excelente.

    Carlos Ribeiro

    (27 de novembro de 2014 - 22:11)

    Estou com uma belgian blond ale no fermentador, transfeguei com 7 dias a 20°, posso deixar maturando a 20° por quanto tempo??

      David

      (29 de novembro de 2014 - 03:58)

      Carlos
      Nao há tempo para maturaçao, vai do sua “pressa”, por exemplo. Maturaçao é algo bem subjetivo.

    Ivan Tozzi

    (1 de dezembro de 2014 - 15:00)

    Quer algo muito estranho que aconteceu comigo? rsrsrs

    Após o período de fermentação fui começar o processo de maturação, porém no período que era pra eu fazer o envase, precisei viajar a trabalho de última hora, deixei mais uma semana, de repente precisei fazer uma outra viagem, ou seja, a maturação foi feita com 15 dias a mais em zero graus!

    Tinha tudo pra dar errado e um colega me alertou que provavelmente havia ocorrido autólise…

    Mas pra minha surpresa a cerveja ficou ótima e ainda tive uma garrafa explodida, mesmo com apenas 5 gramas de açucar no primming… que explicação tem isso? rsrsrsrs

      David

      (10 de dezembro de 2014 - 21:24)

      Ivan
      So nao vou dizer que autolise é lenda pq vai ter colega quenrendo me bater. Mas para vc conseguir autolise o tempo é bemmm maior. Isso acontece tipicamente em garrafas depois de meses e meses.

    Ataide Alvarenga

    (19 de dezembro de 2014 - 15:45)

    uma dúvida: posso usar o fermentador cônico como maturador? Pois como o volume vai ser menor, haverá ar e pelo que me falaram, não pode ter oxigênio na maturação, como proceder?

      David

      (30 de dezembro de 2014 - 03:55)

      Ataide
      Esse é o motivo das pessoas usarem conico, fermentar e maturar num mesmo lugar.

    Augustinho

    (30 de dezembro de 2014 - 04:17)

    Srs, é muito bom termos, nós os cervejeiros caseiros principiantes,todas estas informações e dicas disponíveis no site de vcs. Parabéns e obrigado.
    Mas este assunto me gerou uma dúvida cruel: considerando os riscos e as incertezas, porque não purgar o fermento? Seria para o seu reaproveitamento na próxima brassagem / fermentação?

    Abs,

    Augustinho

      David

      (16 de janeiro de 2015 - 17:42)

      Ai Augustinho
      O pq nao purgar, falamos ai no post. Esta tecnica é mais uma opção apenas. Agora, caso queria reaproveitar o fermento, ai tem de purgar.

    Leandro Rey

    (13 de fevereiro de 2015 - 22:33)

    Caros,

    Eu faço todo o processo de fermentação sem transferir a cerveja.
    Aprendi assim com meu mestre Guenter Shen e mantive o método.
    Achei vários outros artigos que me incentivaram a não alterar este procedimento:

    http://byo.com/stories/item/1905-byo-and-basic-brewing-radio-experiment-does-delayed-racking-harm-your-beer

    http://www.madalchemist.com/archives/the-secondary-myth/

    http://www.homebrewtalk.com/f163/secondary-not-john-palmer-jamil-zainasheff-weigh-176837/

    Melhor não complicarmos as coisas, para não afastarmos os iniciantes!

    [ ]s,

    Leandro

    Adriano

    (6 de junho de 2015 - 03:55)

    Pergunto: Por que durante o processo de fermentação (já no segundo dia) começa a sair espuma no Airlok??? Levando em conta que tem um espaço vazio de 15cm entre a cerveja e o airlok! O que poderia ser?

      David - Lamas

      (13 de junho de 2015 - 21:49)

      Pq o head space ta baixo. Os 15cm nao sao regra absolutas e nao vale para tudo, tipicamente deve-se deixar 30% de espaco livre.

    Marcelo

    (18 de junho de 2015 - 16:01)

    Bom dia Davi.
    Comprei o Kit de 5 litros do lamas, e estou fazendo algumas cervejas.

    Tenho uma duvida, após a fermentação eu posso dividir o liquido e maturar em 2 baldes?

    Assim ficaria mais fácil de eu colocar na geladeira, pois usaria baldes menores.

    Caso não possa, depois da brassagem, eu posso dividir em 2 baldes para a fermentação?

    Gerson Braulio

    (6 de julho de 2015 - 19:35)

    Olá David,
    Primeiramente parabéns pelo blog e por responder todas as dúvidas.
    Fiz minha cerveja (Bohemian Pilsner) neste final de semana e penso que errei um pouco no processo de ativação da levedura (2 pcts de Saflager w-34/70), espumou muito e na colocação derramou um pouco. Após as 24h o air lock deu sinais de fermentação (17°), mas que duraram apenas mais um dia e agora está tudo parado. Pensei em colocar mais um pcte de fermento e aerar um pouco. O que acha?
    Grato,

      David - Lamas

      (7 de julho de 2015 - 16:11)

      Gerson, tudo joia?
      A primeira coisa que vc tem de saber é : airlock NAO é indicador de fermentacao. Nunca se baseie nisso pois vc pode ficar “estressado” a toa. Existe milhares de motivos que fariam o airlock nao borbulhar. Então relaxa.

      Outra coisa, lager tem processo de fermentação arrastada por vários e vários dias (mais de 10 as vezes). A unica maneira de saber se a fermentacao esta travada é medindo a densidade em dois dias diferentes (em caso de lager, pode até ser mais, 3 oou 4 dias). Se nao houver diferença das medidas, ai sua fermentacao parou. Sem fazer isso é delicado inferir alguma coisa.

    Antonio

    (8 de julho de 2015 - 01:15)

    Fiz uma weiss e hoje estão completando 9 dias de fermentação. O air lock ainda está borbulhando e ao medir a densidade hoje, vi que ela não atingiu a correta. Vale a pena dizer que deixei fermentando em balde a temperatura ambiente, mas esses 9 dias foram dias com temperaturas baixas. Gostaria de saber o que fazer e se meu procedimento está correto

      David - Lamas

      (11 de julho de 2015 - 20:08)

      Antonio, tudo bom?
      A densidade tem de ser a mesma em duas medidas consecutiva, somente neste momento vc pode dizer que sua fermentacao acabou. Lembre-se esta frio e a fermentacao pode ser arrastar mais que o normal.

    Antonio

    (8 de julho de 2015 - 05:23)

    Complementando, não fiz a ativação do o fermento, coloquei direto no balde, a FG hoje no nono dia está em 1,034, sendo que esperava estar em 1,013. Há alguma coisa errada também, ou poderei aproveitar a cerveja aainda

    Vitor

    (28 de julho de 2015 - 08:22)

    Olá, estou fazendo minha primeira remessa de cerveja Ale. Está no 5º dia de fermentação, assim que acabar esse processo vou levar o balde fermentador direto a geladeira por cerca de 8 a 10 dias para a maturação. Depois começar o processo de engarrafamento, adicionando o primming direto na garrafa para fazer o envasamento. Gostaria de saber se tem algum problema no procedimento citado? Tenho outra dúvida, após o envase, quantos dias tenho que deixar a garrafa maturando e em qual temperatura é essencial?
    Obrigado

      David - Lamas

      (3 de agosto de 2015 - 01:46)

      Vitor, o caminho é esse mesmo. Da garraga tem um teste infalivel: abra uma garrafa depois de uns dias para ver se esta legal. Tipicamente uns 7 dias é o tempo de priming.

    ROGÉRIO

    (13 de agosto de 2015 - 15:16)

    Bom dia amigos de causa, iniciei minha primeira produção de cerveja artesanal no dia 02/08/15, sem saber, não fiz a purga do fermento e conforme receita (LAMAS) neste sábado vou engarrafar minha cerveja. Minha duvida é: por não ter purgado minha cerveja quais serão meus próximos passos até a adição do priming e engarrafamento?
    obs: meu fermentador/maturador onde esta minha cerveja é o adquirido no LAMASBREW

      David - Lamas

      (19 de agosto de 2015 - 22:17)

      Purgue o fermento antes do engarrafamento. Sempre. Transfegue para um balde e deixe o fermento de lado. Ai vc pode fazer o priming.

    André

    (14 de agosto de 2015 - 17:07)

    David, caso eu opte por não purgar o fermento também e maturar no balde de fermentação, posso fazer o priming no próprio balde ou é mais seguro transferir para um novo e diluir o açúcar invertido nesse segundo recipiente?
    Obrigado.
    Abraços

      David - Lamas

      (19 de agosto de 2015 - 22:18)

      Nao pq ai vc vai misturar muito fermento. TRansfira a cerveja para outro balde antes do priming.

    Marcelo

    (25 de agosto de 2015 - 18:20)

    Olá! Eu fiz minha primeira leva de cerveja (american amber ale), fermentei por uma semana e em seguida fiz a maturação por 2 semanas, envasei (adicionei 5g/l de açúcar de milho) e deixei carbonatar por mais duas semanas. Quando fui finalmente provar percebi que a cerveja ficou sem gás, nada de espuma! O gás não vazou da garrafa pois ao abrir dava pra escutar o barulho de gás escapando, porém na cerveja nada. Estou pensando em nas próximas levas maturar na própria garrafa, após uma semana de fermentação envasar, vi que esse método é muito utilizado. O que vocês me recomendam?

      David - Lamas

      (5 de setembro de 2015 - 16:59)

      Marcelo, tudo joia?
      O erro foi usar acucar de milho. O acucar de milho tem uma cadeia imensa para ser quebrada. Use ou priming especifico ou acucar de cana. Voce vera que nao acontecerá este problema.

    Rodolfo

    (26 de agosto de 2015 - 04:22)

    David,
    Ainda estou planejando minha primeira cerveja.
    Como (ainda) não quero fazer um investimento em 2 baldes (fermentador + maturador), pretendo fazer a maturação no próprio fermentador, sem remover a “lama”. Ou seja, até aqui, meu balde será fermentador e maturador.
    Para maturação, colocar em geladeira comum é aceitável? (não tenho geladeira exclusiva para maturar). Após maturação, para eu engarrafar (considerando colocar o açúcar direto na garrafa), posso remover a cerveja pela torneira do fermentador/maturador? A altura dessas torneiras é maior do que a altura da lama?
    Pretendo pegar um kit com vocês em BH!!!
    Muito obrigado e parabéns pelo site.

      David - Lamas

      (5 de setembro de 2015 - 17:01)

      Rodolfo, tudo joia?
      Sim, pode ser em uma geladeira normal. Apos a maturacao irá ter muito lama de levedura ainda, se a torneira estiver um pouco mais alta ou usar uma torneira anti-sedimento, ai vc pode usar tranquilamente.

    João

    (18 de setembro de 2015 - 23:54)

    E ai david, tudo bem?
    Então meu problema é o seguinte, fiz minha segunda brassagem e assim como a primeira tou com dificuldade na carbonatação.
    Fiz uma Ale e fermentei por 7 dias entre 18-20 graus, depois baixei a temperatura para 6 graus e maturei (no mesmo balde) por mais 7 dias. Engarrafei fazendo o primming com açúcar direto na garrafa, mas quase 10 dias depois a cerveja tá com pouco gás. Mantive as garrafas na mesma temp da fermentação. Usei 5g de açúcar por garrafa de 600ml. O que pode estar dando errado? Fiz algo errado? Abraços

      David - Lamas

      (24 de setembro de 2015 - 22:12)

      João, primeira coisa pra sua segurança: nao use mais que 6g de ácucar (ou priming) por LITRO. Voce esta usando 8,3g/l e isso pode ocasionar a explosao da garrafa se voce arrastar muita levedura pra garrafa.
      A refermentacao pode ser feita a temperatura ambiente (mesmo para lager). Se esta fazendo a 20ºC, com acucar puro (nao priming), o prazo para dar gas vai ser uns 10 dias. Se usar acucar invertido este prazo deveria cair para uns 7 dias. Se esta com pouco gás, mesmo depois de 10 dias minha unica suspeita seria mal cravamento das tampinhas. Faz um teste sempre que engarrafar: engarrafe uma pouco em uma garrafinha pet de refri (de 600ml, por exemplo), por ai vc terá um bom controle e o bacana disso é que se a pet inflar muito é um sinal que sua garrafa pode estar no limiar de explodir, nesse caso, basta colocar as garrafas na geladeira para encerrar a referementacao.

    João

    (2 de outubro de 2015 - 08:22)

    Pra dar o feedback. Acho que o melhor foi esperar. Coloquei ela em temperatura ambiente e em 3 dias elas ficaram Show.

    Mauro

    (13 de outubro de 2015 - 01:21)

    Olá gostaria de saber se para a maturação preciso usar airlock, ou pode ser só no balde vedado mesmo?

    Ely Ferreira

    (20 de outubro de 2015 - 22:40)

    Olá David,
    Estou engatinhando ainda. Mas ainda tenho algumas duvidas. Por exemplo: posso fermentar 10 L num recipiente de 20L? O mesmo exemplo serve para maturação. Esse espaço vazio mesmo fechado pode causar alterações nos processos?

    Cleber

    (22 de outubro de 2015 - 15:52)

    Bom dia David,

    Na hora de tirar a ceva do fermentador estou utilizando uma pequena bomba, gostaria de saber se usando a bomba vai ter o mesmo risco de oxidação? Também estou fazendo o priming na panela e logo depois com uma colher mexo um pouco, isso também pode fazer com que oxide?

      David - Lamas

      (23 de outubro de 2015 - 00:17)

      Cleber, tudo joia?
      Nao vejo problema, mas vc pode controlar o fluxo pela torneira do fermentador,tente deixar baixo o fluxo

    Cleber

    (4 de novembro de 2015 - 22:49)

    Boa tarde David, td bem? Estou deixando a ceva fermentar no fermentador e após estabilizar a densidade deixo mais uns 3 a 4 dias. Depois baixo a temperatura para decantar tudo o que tiver e logo após engarrafo deixando maturar na temeratura e a quantidade de dias que é indicado na receita. Você acha que pode ser dessa forma ou a maturação realmente tem que ser no fermentador? Eu nunca tive problemas da pressão subir muito e correr risco de explodir as garrafas, pergunto isso porque li sobre o assunto que você postou do risco de explosão se não deixar maturar no fermentador.
    Meu fermentador é de 100lts e minhas levas em torno de 50lts, nunca vi sair bolhas pelo airlok apesar de estar bem vedado, será que é devido a sobra de espaço no fermentador, será que altera muito o gosto, aroma da ceva?

      David - Lamas

      (17 de novembro de 2015 - 23:55)

      Oi Cleber, tudo joia? Da uma olhada nas outras respostas de comentario. Lá falamos um pouco sobre esta questao sua.

    Diego

    (21 de dezembro de 2015 - 16:22)

    Olá, David. Lendo as matérias e os comentários, ainda não consegui concluir se é possível fazer a trasfega nas etapas de fermentação e maturação pela torneira do balde de 5 litros adquirido com vocês? Estou com receio de oxidar a cerveja (tenho após um balde, logo, teria que transferir para uma panela, sanitizar o balde e voltar para o balde), então não seria melhor fazer esse procedimento pela torneira? Percebi que pelas fotos vocês sempre fizeram a trasfega pela parte superior do balde. Obrigado!

      David - Lamas

      (23 de dezembro de 2015 - 17:11)

      Diego, o coraçao deste post esta em exatamente mostrar uma altenativa a mais. Esse lance de oxidacao, ainda mais para baixos volumes, é quase nulo.

    Cristiano

    (21 de dezembro de 2015 - 19:04)

    Olá David, tudo bem? Queria sua opinião. Minha primeira brassagem foi uma Weiss (receita para 20Lts) deixei fermentando a 20º por 7 dias (balde de 30lts), fiz a trasfega e maturei por mais 7 dias em 12º, o primming foi feito com 8g/lt açúcar invertido, após engarrar deixei mais 7 dias a 20º. O resultado foi uma cerveja que no final sentia um gosto que acho ser da levedura. Minha segunda brassagem foi outra Weiss onde repeti o precesso, só alterei a temperatura da maturação para 5º. O resultado final foi uma cerveja mais clara, mas no final o saber ainda lembrava (Acho) levedura. Você tem, alguma dica para eu conseguir retirar esse sabor? Grato!

      David - Lamas

      (18 de janeiro de 2016 - 22:16)

      Cristiano, boa tarde. Tudo bom? Cerveja de trigo o aroma predominante é do fermento. Porém algo que vc nao disse ai é quanto esta a densidade final de sua cerveja. Na transfega vc nao esta levando levedo, certo? Da maturaçao, quanto mais tempo vc deixar mais “limpa” ela ficará pq o tempo e a baixa temperatura forçam a floculacao do levedo.

    Niero

    (28 de dezembro de 2015 - 04:11)

    Olá.
    A pouco tempo adquiri um fermentador cônico de 50l.
    Por inexperiência, purguei o fermento de uma Stout no 7° dia de fermentação à 18°. Em seguida, baixei a temperatura para 2° para maturação, permanecendo por mais 10 dias, quando purguei novamente o fermento. Observem que foram purgados apenas 2 vezes.
    Desconfiei do resíduo de fermento no fundo do fermentador, porém, mesmo assim fiz o primming com 7g/l de açúcar invertido, conclusão: algumas garrafas explodidas.
    Pelo que li neste tópico, segundo Davi, a purga deve ser frequente, certo?
    Seria todos os dias?
    Quanto purgar?
    Seria esta uma provavel causa das garrafas estouradas? Pois quando trafegava dos baldes nunca perdi uma sequer garrafa.
    Nos fale mais de como utilizar este tipo de fermentador.
    Forte abraço.

      David - Lamas

      (18 de janeiro de 2016 - 22:20)

      Niero
      Vc nao foi o primeiro :)…pode ter certeza :). 90% dos cervejeiros ignoram a purga constante em fermentador conico. Quanto? Isso com a pratica vc vai saber, vai cehgar um momento que não há mais fermento. A causa da sua explosao pode ser isso, se arrastou muito fermento foi isso.

    Rogerio

    (7 de janeiro de 2016 - 06:56)

    Olá, venho também falar da minha experiência. Comecei a fazer cerveja há uns 5 anos, mas parei por quase 3. Reiniciei na metade de 2015. Em outubro fiz uma APA. Deixei 14 dias no fermentador, pois tive problema de saúde e não pude retirá-la lá pelo 7° dia. Fermentou na temperatura ambiente, uma garagem de pedra, com temperatura entre 18° a 23°. Resultado final bom drinkabillity, mas perdeu bastante do aroma e sabor de maracujá do Citra que utilizei, mesmo assim manteve as notas cítricas, mais no sabor do que no amargor. Um pouco turva e espuma presente e persistente. Estou pra refazer a receita no próximo final de semana, ainda sem a geladeira pra maturar….Minha dúvida é sobre algo

    Rafael Medeiros

    (28 de janeiro de 2016 - 18:18)

    Boa tarde David, tudo bem?
    Eu fiz o curso de produção com vocês ano passado e parabéns pelo trabalho.
    Poderia me tirar uma dúvida?
    Estou fazendo minha primeira weiss de 10 litros. E tenho uma dúvida em relação fermentação/ maturação. E estou deixando ela fermentar em temperatura ambiente por 5 dias ( na minha cidade está esses dias em torno de 21 a 25 graus) e depois pretendia diminuir a temperatura dela deixando na geladeira por 2 dias, para clarificar um pouco.
    Depois disso para maturar, não estava pensando em fazer a transfega com receio de oxidar, queria maturar no próprio balde fermentador seguindo a mesmo processo 5 dias 20/ 25 graus e 2 dias geladeira. Só abrir o balde para envassar e colocar 4ml de priming direto nas garrafas. O que você acha? tem outra dica melhor?
    Um abraço!

      David - Lamas

      (3 de fevereiro de 2016 - 22:14)

      Oi Rafael, tudo joia? Pode seguir como sugeriu. Vai funcionar.

    Marcelo

    (14 de março de 2016 - 06:07)

    Olá, David ainda estou na 1 a brassagem, mas gostaria de tirar uma dúvida. Percebi que ao final da fervura a quantidade de água mais mosto (inicialmente 25l) reduziu drasticamente, quase na metade da panela. Isso é normal? Tomei então a iniciativa de adicionar mais 3 litros de água fervendo no mosto. Ao final tive um OG 1.040 a 28 graus mais ou menos. Haverá algum problema? !

      David - Lamas

      (4 de abril de 2016 - 21:33)

      Marcelo, sim. Se seu OG estiver acima do que deve, vc pode diluir com agua.

    Rafael Medeiros

    (29 de março de 2016 - 16:51)

    Oi David, tudo bem?
    Voltei aqui para dizer que fiz a weiss e ficou boa, obrigado pelas dicas!
    Agora estou pensando em fazer uma pilsen, porém lembro que a temperatura de fermentação das largers são menores, eu não tenho termostato para fazer controle de temperatura, eu poderia deixar ela fermentando na geladeira, e depois abaixar a temperatura da propria geladeira para maturar? Acha que isso daria certo?
    Obrigado mais uma vez.

      David - Lamas

      (4 de abril de 2016 - 21:35)

      Rafael, dica: deixa pra fazer lager quando tiver um controle de temperatura. É vital 🙂

    Cleber

    (25 de maio de 2016 - 20:04)

    Boa tarde David,

    Comprei uma chopeira e que fazer uma AMERICAN LIGHT LAGER, bem leve adicionando cereais não maltados. Tenho uma receita de Malte Pilsen/Munich e Arroz em flocos + ou – 20%,Lúpulos Magnum/Saaz e Levedura S34/70, li em um blog que não precisa ser em flocos pode ser o arroz branco que temos em casa sendo cozido por um bom tempo. O que você me diz de usar esse arroz, e a levedura posso substituir por outra?
    Tens algum e-mail?
    Abraço

    PEDRO COUTINHO VAZ DE MELO

    (3 de junho de 2016 - 18:09)

    estou fermentando uma Belgian Blod Ale, 50L em fermentador cônico. vocês acham que posso após a fermentação abaixar a temperatura para 0º de uma vez e deixar maturar por 10 dias?

      David - Lamas

      (4 de junho de 2016 - 20:29)

      Pedro, maturacao sempre requer uma temperatura intermediaria. Abaixar direto para 0ºC, vai funcionar bem como clarificacao da sua cerveja, mas a maturacao teria de ser feita com um T intermediaria

    Cleber

    (9 de junho de 2016 - 18:28)

    Boa tarde David,
    Comprei uma chopeira e que fazer uma AMERICAN LIGHT LAGER, bem leve adicionando cereais não maltados. Tenho uma receita de Malte Pilsen/Munich e Arroz em flocos + ou – 20%,Lúpulos Magnum/Saaz e Levedura S34/70, li em um blog que não precisa ser em flocos pode ser o arroz branco que temos em casa sendo cozido por um bom tempo. O que você me diz de usar esse arroz, e a levedura posso substituir por outra?

    Fúlvio Albuquerque

    (5 de julho de 2016 - 00:31)

    Mestre David, primeiramente gostaria de parabenizar o Lamas pelo evento no ultimo dia 18 em Ribeirão Preto, na Invicta. foi muito interessante poder escutar de vcs algumas dicas. naquele momento me empolguei e então iniciamos a nossa primeira brassagem, no ultimo dia 01 de Julho. Estamos iniciando com uma APA. seguimos todo o processo e estamos indo para o terceiro dia de fermentação a exatos 17°C (Safale US-05). contudo percebi que o airlock está com uma pressão, mas sem borbulhar. Estamos com duvidas se está ou não fermentando. Uma info é de que o fermentador tem capacidade para 50l e somente utilizamos 20l de mosto. será que este “vazio” está prejudicando a fermentação devido ao volume de oxigênio disponivel ? ou fisicamente esta área demorará para “sentir” a pressão da fermentação ? Teria alguma sugestão ? Cheers !

      David - Lamas

      (13 de julho de 2016 - 04:38)

      Fulvio, tudo joia? Existe uma frase clássica em nosso hobby : “Airlock não é Densimentro”. Ele nao borbulhar não significa nada. Claro que ver ele borbulhando nos deixa feliz, mas nao se prenda a isso. Usar fermentador muito maior que o volume fermentado a coluna de pressao é grande e dificilmente vc verá atividade dele. Se vc ver a coluna de agua de mover, já indica q tem algo. Mas o certo mesmo é medir a densidade.

    URIAS DE MORAES

    (7 de julho de 2016 - 12:42)

    quanto tempo leva pra fermentar 20 litros eu posso maturar a cerveja com o fermento

      David - Lamas

      (13 de julho de 2016 - 04:36)

      Urias, nao se mede fim de fermentacao por dias. Mas sim se a densidade não mudar de um dia para o outro. Só assim terá certeza que a fermentacao se encerrou.

    Igor Arruda

    (13 de setembro de 2016 - 14:18)

    Estou fazendo minha primeira cerveja! Uma American Blond Ale! Porém, seguindo os passos de uma receita que veio com um kit que comprei, deixei ela fermentando 1 semana a 22 graus e depois troquei ela de balde, eliminando o fermento do fundo! Só que, pelos cálculos que fiz, ela ficou com uma graduação alcoólica muito baixa! Apenas 3,9%! Tem jeito de salvar minha cerva? O que eu faço? Jurava que ela continuaria a fermentação até a levedura consumir todo o açúcar do mostro…

      David - Lamas

      (15 de setembro de 2016 - 19:57)

      Igor, tudo bom?
      Como assim salvar?? Se tem 3,9% ja esta excelente. Agora, tem uma questao: como vc fez essas medicoes? Que instrumentos usou? E o mais importante: vc provou a ceveja? O que achou?
      Abracao

    Luís Paulo Costa e Silva

    (18 de setembro de 2016 - 16:49)

    Olá David….a minha dúvida é para saber o final da fermentação….para retirar amostras para medir a densidade devo tirar o airlock?…isso não irá atrapalhar a fermentação/maturação, devido ao contato com oxigênio sempre q retirar estas amostras para medição??

      David - Lamas

      (28 de setembro de 2016 - 23:04)

      Luis, nao se preocupe com isso. O contato com oxigenio (na realidade a troca) é minima.

    Felipe Ló Canzi

    (26 de outubro de 2016 - 23:16)

    Oi, gostaria de saber se deixando no mesmo balde para fazer a maturação, eu poderia abrir para colocar um agente clarificante quando acabar a fermentação e aí deixar maturar.

      David - Lamas

      (23 de novembro de 2016 - 22:30)

      Felipe, uma boa maturacao e posterior descanso a 0º vai clarificar bem sua cerveja. Agora se quiser usar algum agente, ai é necessario a transfega.

    Pablo Crocetta Biazin

    (4 de novembro de 2016 - 05:29)

    Olá David, estou com uma dúvida. Já fiz 3 brassagens, 2 weiss junto com o amigo que me ensinou e agora uma irish red ale já em meu equipamento próprio, está no segundo dia de fermentação a 17º.
    Lendo seus comentários, você não recomenda a reutilização do fermento após este procedimento (maturação sem trasfegar)
    Qual o motivo? o amigo que me ensinou faz exatamente o que o Valter Waselewske comentou lá no inicio dos comentários, assim, faço o mesmo, 2 torneiras no fermentador. Ele reutiliza o fermento e parece nunca ter tido problemas, salvo engano usa 3 vezes antes de eliminar. Matura a 0º.
    O motivo da não recomendação é a perca de eficácia da levedura?
    Muito obrigado pela sua dedicação em responder a todos

      David - Lamas

      (23 de novembro de 2016 - 22:39)

      Oi Pablo, neste caso vc leva muito levedura morta para o novo batch. Mas funciona viu. Mas idealmente seria bacana fazer uma lavagem dessa levedura (no youtube vc consegue ver alguns tutoriais sobre) para tentar eliminar um pouco de levedura morta.

    Cesar Morari

    (30 de novembro de 2016 - 23:51)

    Boa tarde pessoal,
    Sou novo na arte da cerveja artesanal, e to com um problema recorrente. Todas as minhas levas de red e apa estão com um aroma enjoativo que nao consigo identificar muito bem, mas ta pra banana madura ou pomada, as vezes parece manteiga. Eu sei q tem muito material na internet pra pesquisa, mas ja mudei o processo troquei equipamento e continua, quanto vou engarrafar ja esta presente, entao se puderem me dar alguma dica agradeço.
    Abraços

      David - Lamas

      (26 de dezembro de 2016 - 00:52)

      Cesar, infelizmente somente com essas informacoes noa consigo de ajudar. Nos passa, sua T de brassagem, tempo de brassagem, T de fermetnacao, qual a densidade final e inicial, como vc sanitiza seus instrumentos, que fermento esta usando. Qualquer coisa nos ligue

    André Gegler

    (9 de dezembro de 2016 - 22:14)

    Olá!
    Alguém já fez dry hopping sem purgar o fermento? Algo tipo: abre o fementador, coloca o lúpulo utilizando um hop bag ou alto do gênero, deixa lá alguns dias, abre novamente o fermentador e retira o lúpulo. Depois deixa maturando normalmente com o fermento dentro.

    Celestino

    (10 de janeiro de 2017 - 01:38)

    Olá David comprei uma receita de vcs , uma pale Ale porcaria, como sou novato nunca fiz uma brassagem não havia me etentado para o teor alcoólico dela. Mesmo assim vou começar a fazer ela amanhã , mais gostaria de saber qual receita vc me indicaria para um paladar mais próximo de uma badweiser. Espero que essa minha primeira leva eu me saia bem estou muito empolgado, mando notícias, kkkkkk

      David - Lamas

      (28 de janeiro de 2017 - 03:07)

      Oi Celestino, cara pergunta complicada :). Comece por uma pale ale basiquinha, aqui no blog tem algunas receitas leves.

    Feranando

    (15 de fevereiro de 2017 - 01:08)

    boa noite

    meu nome fernando, estou na minha primeira receita , estou fazenda india pale ale , usei extrato de malte e lupulos alemaes e fermento S5, estou no terceiro dia de fermentacao , apos 7 dias posso engarrafar direto na garrafa e colocar 5 gr de acucar e deixar mais 20 dias?

    olhando alguns posts, fiquei com medo das garrafas explodirem, qual caminho correto ja minnha receita fala de engarrafar direto ?

    agradeco desde de ja

    Guilherme Machado Jr

    (24 de abril de 2017 - 07:10)

    Boa noite! Fabrico artesanal há 6 anos e sempre envasei a cerveja em garrafas após 7 a 10 dias de fermentação em fermentadores de 20l ou 30l com resultado que considero satisfatório. Acompanhando agora esta discussão, bastante interessante, sobre a importancia da maturação no fermentador após a fermentação, gostaria de saber se o modo como estou fazendo(fermentação de 7 dias e maturação na garrafa) está correta! Obrigado.

    Matheus Augusto Seilert

    (2 de junho de 2017 - 00:42)

    Amigo boa noite! Na minha última brassagem tive um problema con whirlpool,acabei levando muito trub para o fermentador, você aconselha fazer a transferência para um novo balde e proceder com a maturação? Tem alguma maneira de amenizar os efeitos desse trub na cerveja? Foi uma oatmeal stout!

    WILIAN DANIEL PIRES SCHMIDT

    (2 de junho de 2017 - 20:09)

    Olá.
    Fiz minha primeira receita do lamas, infelizmente a densidade inicial deu 1.040, e já fazem 5 dias de fermentação, e parece que estabilizou em 1.030. Posso sacudir o balde para tentar arear a cerveja é aguardar mais alguns dias? Ou nao há nada que eu possa fazer?

      David - Lamas

      (22 de junho de 2017 - 22:48)

      Wilian, sacudir é uma boa. Mas a pergunta importante é: como vc esta medido a densindade? Seja com qual for o instrumento, voce esta corrigindo a leitura pela temperatura?

    Gilberto Luiz Bertotti

    (22 de março de 2018 - 03:50)

    Gostei muito dos comentários.

    Henrique

    (27 de setembro de 2018 - 21:13)

    Muito bom seus comentários
    Penso em fazer uma ALE co extrato de malte liquido para 20 L e usar essa técnica. Após fermentar por 4 dias vou direto com a bombona para a geladeira a 1 grauC, deixo por 20 dias.
    Engarrafo direto com priming na garrafa.
    O Que acha ?

      Fernanda Puccinelli

      (3 de outubro de 2018 - 18:18)

      Olá Henrique,
      A única coisa que eu diria para prestar atenção é com relação a fermentação. A fermentação deverá ter terminado e a FG estabilizado para aí sim colocar o seu fermentador para maturar na geladeira. Falta de borbulha no airlock não é sinal que a fermentação já acabou. Você sempre deve medir para ver se a FG estabilizou, isso sim é o sinal que sua fermentação terminou e sua cerveja está pronta para maturar.

        Mauricio Borges

        (13 de setembro de 2020 - 19:22)

        Olá David. Venho produzindo cervejas em casa há 1ano e essa questão de usar o mesmo balde de fundo plano para fermentação e maturação é um tanto intrigante. Existem vantagens e desvantagens na transferência. Vamos às desvantagens: no mesmo balde o maior problema que enfrentei, mesmo baixando a temperatura da maturação para 2C, é a formação de imenso depósito de fundo nas garrafas, após a carbonatação com primer a 8g/L. Segundo J. Palmer, o depósito de fundo é tolerável, mas sem que suba pela parede interna da garrafa. A desvantagem da transferência do mosto para outro tanque é a oxidação pelo O2 do ar. Para minimizar essa oxidação fiz o seguinte: preparei o tanque de maturação de forma similar ao da fermentação, ou seja, sanitizado e com torneira e air lock com sanitizante. Coloquei o tanque de fermentação sobre a mesa e o tanque de maturação ( vazio) sobre um banco abaixo do primeiro. Liguei uma mangueira na torneira do tanque de fermentação e a outra extremidade NA TORNEIRA fechada do tanque de baixo. Abri, ligeiramente, a tampa do tanque de fermentacao. Em seguida, abri a torneira de cima e depois a de baixo. O tanque de maturação começou a ser enchido de baixo para cima, sem sofrer aeração do mosto. O air lock começou a borbulhar com a saída do ar. No meu caso são uns 27 L de mosto num tanque de 30L, ou seja os 3L de ar restantes na superfície não foram suficientes para oxidar a cerveja. Quem tiver cilindro de CO2 pode fazer uma purga prévia no tanque vazio de maturação para expulsar todo o ar. Uma certa vez, por não fazer a transferência, envasei 70 garrafas q apresentaram muito depósito de fundo, após a carbonatação. Preferi resfriar as 70 garrafas a 2C, abri de uma em uma e transferi, com cuidado, para outras garrafas para minimizar o depósito. Perdi 70 tampas, mas melhorou muito o aspecto e não percebi contaminação. Boa sorte a todos.

    Leandro

    (27 de março de 2020 - 19:15)

    Alguém sabe se esta regra vale também na brassagem de” Sour”?

      Mauricio Borges

      (13 de setembro de 2020 - 19:25)

      …correção: sem sofrer aeração da cerveja e não do mosto….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *