Lamas Leprechão Lite – Session Beer

Há um tempo ensaiamos fazer uma Session Beer. Uma das novas ondas nos EUA e Europa. Estas cervejas se caracterizam por serem leves, sem corpo (com 3% a 4% de alcool), mas com aroma e sabor. Ou seja, cerveja com drinkability para se beber com boas goladas e boa para introduzir amigos na mundo das cervejas artesanais.

Estas cervejas ao contrario do que parecem não são tão triviais de serem feitas em casa porque qualquer defeito não poderá ser mascarado com muito lupulo ou ultra corpo da cerveja. É uma maneira legal de ver se você esta com seu processo redondinho em casa, se a breja ficar boa, vc esta no caminho certo :).
No Beer Advocate existem algumas definições de Sessions.
Como estavamos com poucos insumos no estoque tinhamos o suficiente para reproduzir uma clássica cerveja dos Lamas, a nossa cerveja de São Patrício , a Lamas Leprechão uma Irish Red Ale, muito elogiada no Festival de Inverno da Acerva. Para nossa Session usamos a mesma base da Lamas Leprechão, porém com 1 kg a menos de malte pilsen.
A receita para 20L foi:
3 kg de Pilsen (agramalte)
1 kg de carared
0,8 kg de carahell
0,2 kg de caraaroma
0,2 ok de aveia em flocos
15g de lúpulo Magnun (15% a.a ). Adicionando no inicio da ferveura para 28 IBU
Fizemos uma parada em 55ºC (protéica) por 20 minutos. E outra parada em 68ºC por 60 minutos (suficiente para total conversão). E mais uma rápida parada de 5 minutos em 78ºC (inativação enzimática).
A OG ficou em 11 brix (1,044).
Um dado curioso: o fermento que usamos foi o Nottingahm, mas este fermento estava vencido desde de março de 2009. No fim da lavagem do malte, separamos 200ml de mosto e adicionamos dois sachês de Nottingahm . Para nossa surpresa 30 minutos depois era nítida a ressuirreição das leveduras :). Depois de 60 minutos de fervura e com o mosto devidamente resfriado jogamos estes 200ml no fermentador e acendemos uma vela pra torcer que funcionasse.
A fermentação foi feita a 19ºC.  A atividade no airlock só começou 3 dias depois…e durou mais 7 !!!!!! Ou seja, fermentação arrastada. Depois de 10 dias na fermentação a FG foi de 1,015 ou seja 3,7% de alcool.
Bom, só para não perder o costume, resolvemos testar uma coisa: ao invés de retirar o fermento do fermentador, simplesmente abaixamos a temperatura para 3ºC para iniciar a maturação. E assim foi…
Após 10 diz maturando resolvemos provar a cerveja. Fizemos uma carbonatação forçada em um garrafa PET usando um carbonator.

A cerveja ficou com uma cor avermelhada, aroma muito agradável de toffee, caramelo mas um certo fundo frutado que não deveria esta ali. Ficou muito leve, com amargor do lúpulo se destacando. A impressão geral é que ficou excelente para se tomar com amigo não iniciado ou para se tomar em volume mas com a queda de corpo tinhamos que ter diminuido o lúpulo que ficou bem pronunciado no sabor. Para esta versão não mais que 15 IBU iriam bem.

Bom…para uma primeira Session, achamos que fomos bem sucedidos. Quem aparecer na OktoberLamas Fest irá provar ela.

Próxima experiencia? Uma tripel com fermento liquido WLP 538 ressucitado depois de 2 anos dormindo 🙂

David - Lamas Autor

David Figueira, doutor em Física pela UNICAMP e fundador da Lamas Brew Shop e da Cervejaria Cogumelo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *