A Missa – Com Vinhos

Quem disse que cervejeiro só bebe boas cervejas? Na última missa caseira tivemos o imenso prazer , e inédito, de fazer uma degustação só com vinhos e que vinhos. A missa foi conduzido pelo grande mestre Ademir Marchiori da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers). Foi uma viagem pela história dos vinhos e mais, sobre técnicas de degustação que são totalmente aplicadas ao mundo cervejeiro. Marchiori conduziu com maestria a degustação e mostrou que de vinho ele entende bem. Se um dia nos entedermos de cerveja como ele entende de vinho, podem ter certeza que saberemos muito.
Cervejeiros numa noite de Vinhos
Não vamos nos atrever a falar dos vinhos aqui, só podemos dizer que a seleção feita pelo Marchiori, foi expectacular e mais…os acompanhamentos servidos pela Patricia tornaram a missa mais inesquecível ainda.
Fica a excelente dica para os cervejeiros e para as Acervas…tentar conduzir uma degustação de vinhos. Os paralelos com cerveja são grandes e será uma aprendizado muito grande. 
Vamos deixar as imagens falar:
Anfitrões da Missa com Vinhos, Marchiori e Patrícia. Vamos voltar hein?
Apetrechos do Marchiori. Nem mesa cirúrgica é tao organizada :).
Além de aprendermos a inferir a idade e qualidade do vinho pelo própria taça servida, outra aula foi sobre rolhas. As rolhas de vinhos (da esquerda) de diversos tamanhos e materiais. Quanto maior a rolha, mais o vinho pode ser guardado, o que significa que o vinho tem tudo pra ser bom. Outra coisa é que o ar entra no vinho mais pelas laterais do que pela propria rolha. Na diretia as rolhas de espumantes/prosecos/champagne : quanto mais fina a base q fica na garrafa mais antiga e de guarda é . Quando mais grossa, mais “verde”.
As estrelas da noite.
E pra encerrar:
os vovôs 🙂
Vivas as cervejas, viva os Vinhos….
Na próxima chamamos o Renato Machado para aprender mais sobre cervejas e vinhos.

David - Lamas Autor

David Figueira, doutor em Física pela UNICAMP e fundador da Lamas Brew Shop e da Cervejaria Cogumelo.

Comentários

    Phil

    (14 de junho de 2010 - 06:13)

    booooooooooo

    Daniel

    (14 de junho de 2010 - 23:50)

    Muito show esta missa e mostra que cada dia mais nossa Associação tá ganhado parceiros(e sócios) ilustres.
    Agora, vovô não!!!!rsrsrsrs

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *