Encontro de Sócios da Acerva Paulista – Mogi Mirim

Sede da Sauber Beer

Dias dos trabalhadores…feriado? Sim, mas para a turma da Acerva Paulista, foi mais um dia de pé na estrada. Destino : Mogi Mirim, na aconchegante casa do Renato e da Vanesca e sede da Sauber Bier, a nanocervajaria que é o pequeno grande sonho de qualquer homebrewer. Não viamos a hora de por ” a mão” nos equipamentos da Sauber. O Renato tem um espaço dedicado ao hobby, que já está virando negócio. Uma cozinha automática 100% inox para 60L. Duas câmaras frias dedicadas e mais uma laboratório climatizado sempre a 22ºC para fermentar as ales da Sauber. Tudo impecavelmente limpo e organizado.

Paulo, Alex e Renato – ajustando a rampa na cozinha.

Aos poucos a turma todo foi chegando, e mais uma vez, o clima agradável e de amizade dessa familia Acerva já começava a aquecer o que seria um dia pra lá de bacana, como sempre é.
Nove horas da manha e progamação do encontro já começava: Brassagem de 50L de um Bock para o levarmos no encontro de Monte Verde-MG dia 10 de julho.
A brassagem foi uma das mais tranquilas que ja fizemos, afinal , com o equipamento do Renato, a coisa flui de forma sensacional. Abaixo segue a receita que fizemos, que foi feita a varias mãos :). A base da receita foi usada a receita da Sauber, os toques dos maltes caramelizado e etc foi feita por mim e pelo Phil. A moagem pelo Christoph. A lupulagem por conta do Chico. Para seguir rigosamento o BCJP o Manetta(o nosso rei da Bock, afinal ficou em 2º lugar no úlitmo concurso Nacional) e o Fulvio tomaram conta da fervura até a inoculação do fermento.

Style: Eisbock OG: 1.071
Type: All Grain FG: 1.021
Rating: 0.0 ABV: 6.55 %
Calories: 234 IBU’s: 20.38
Efficiency: 65 % Boil Size: 40.00 L
Color: 12.6 SRM Batch Size: 40.00 L

Grains & Adjuncts
4.75 kg Pilsner (2 Row) Ger
3.75 kg Munich Malt
3.75 kg Vienna Malt
0.75 kg Cara-Pils
0.50 kg Caramunich Malt Type 2
0.50 kg Carared
0.50 kg Melanoiden Malt
Hops
10.00 g Saaz – 5 mins
30.00 g Magnum – 60 mins
Yeasts
3 pacotes de S23
Mash Profile

Medium Body Infusion In 60 min @ 68°C

Medium Body Infusion Out 5 min @ 7°C

Foi legal de fazer uma lager em um encontro, porque sempre pairam várias dúvidas, desde de ativação de fermento até a fermentação. O fermento foi ativado antes e a inoculação foi feita com o mosto a 12ºC.

Resfriando e oxigenado o mosto

Turma toda discutindo sobre…cerveja, na sala climatizada da Sauber, ao fundo as duas câmaras frias. Fermentador enchendo com a Bock do dia 🙂

Paralelamente a brassagem foi conduzida uma degustação/análise de cervejas segundo os critérios BCJP. Muito bacana essa atividade para cada um ver o que mudar para que a sua receita se encaixe dentro dos estilos.

PhiL conduzindo as análises das cervejas com os guerreiros que madrugaram as 9 da matina em Mogi Mirim.

Claro que como todo Encontro da Acerva Paulsita muita, mas muita cerveja caseira e comida farta “all day” foi servida. On tap foram 8 cervejas. Em garrafas mais uma infinidade. Nem vou me atrever a descrever cada uma aqui, senao , como sempre, várias serão esquecidas. Desta vez para acompanhar as cervejas, costela no bafo e churrasco. Até picanha com lúpulo rolou…e no fim da noite uma pizzada no forno de lenha foi feita para os sobreviventes.

Muro das Lamentações das chopeiras. Phil carbonatando uma Brown Ale e ao fundo o Afonso iniciando os trabalhos cervejeiros do dia.

Post-it Lama Chico

É…essa roda ai resolver ver os efeitos do Lúpulo…sob outra visão 🙂

Molho da picanha com lúpulo.

Da pra ver que animação é a palavra de ordem dessa turma, mas claro que com o passar do tempo a animação vai ficando cada vez maior…bem maior. Deu pra notar que agora todos querem fazer algum momento “O que é ser Lama”, e cada vez mais, mas momentos desses aparecem…olhem só a sequencia :

Afonso se preparando para a primeira, de várias, sessões de “pole dance”

Fúlvio empolgou também! Mas com estilo e sem largar o caneco

Cornelius delivery

Magno indo pra Guerra!


Bom, mas um encontro memorável e que venham outros. Deixamos aqui um agradecimento especial ao Renato e a Vanesca pelo hospitalidade imensa, pelos quitutes maravilhosos que nos serviram (alho assado no azeite a o guacamole estavam ótimos).
E para encerrar uma foto do dia seguinte, um certo diretor da Acerva limpando o chão do quarto. Agora, eu deixo a imaginação de cada um achar o que ele fez ai pra acordar cedo e por o rodo na mão 🙂

Limpou direitinho!!!

David - Lamas Autor

David Figueira, doutor em Física pela UNICAMP e fundador da Lamas Brew Shop e da Cervejaria Cogumelo.

Comentários

    Phil

    (3 de maio de 2010 - 04:41)

    Hahahah, eita Guilherme? Passou mal? Realmente memorável o encontro…Cada vez mais temos mais troca de informações e mais cervejas gostosas nos encontros….

    Aguardarei com sede ao próximo…

    Anonymous

    (4 de maio de 2010 - 03:36)

    é Guilherme, meu colchão que o diga!! kkkkk

    Sensacional essa encontro!!

    já estou contando os dias e consertando a moto para o próximo.

    Abraços

    Hugo – Jundiaí/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *