Dica – Como utilizar um postmix

Uma dúvida que sempre surge entre os cervejeiros caseiros é : Como usar um postmix? Existe muito material (e dos bons) em sites americanos mas a barreira da língua atrapalha muitos cervejeiros. Pensando nisso resolvemos fazer um manual com todos os detalhes de uso e funcionamento de postmix, os famosos cornelius. Ainda é uma versão inicial, mas acreditamos que vai ajudar mutio outros cervejeiros. Como este manual é um pouco longo, 15 páginas, colocamos uma versão em pdf no google docs para quem quiser baixar e ler com calma. Bastar clicar no link abaixo:
Colocamos bastante figuras e dicas de sites para ajudar a todos a usarem o postmix, tão prático e útil em nossas vidas cervejeiras. Mas de modo geral o que esta descrito neste manual é o que fazemos no nosso dia a dia na Lamas Bier.
Exemplo de Carbonatação forçada, exemplificado no nosso manual.
Qualquer erro de português, interpretação ou mesmo algum deslize técnico, nos avise para que na próxima versão ele fique mais bacana.
Bom…esperamos que todos gostem e façam excelente uso desse manual

Pão e Cerveja
Chico e David

31 Responses to Dica – Como utilizar um postmix

  1. gilberto disse:

    Chico e David, parabéns pelo manual de uso do postmix!
    Achei muito bom e o lerei essa semana, já que a nossa primeira leva em postmix será degustada semana que vem!! Muito bem feito e didático.
    Abraço
    Giba
    http://www.conscerva.blogspot.com

  2. Bode disse:

    Nossa, ainda não li tudo mas deu pra ver que é um material de primeira!!!

    Parabens

  3. Alex Mecenas disse:

    Ótimo, não tinha melhor momento. Acabaram de chegar o restante dos materiais para iniciar o meu embarrilhamento.

    Valeu Chico e David.

  4. Witecy disse:

    Olá,

    Eu li o manual, mas surgiu uma dúvida.

    Sendo o volume de co2 desejado = 2 e a cerveja estando a 5 C, a calculadora recomenda uma pressão no barril de 7,3 psi.

    O volume de CO2 = 2 é BAR? Então preciso setar o regular em 30 PSI para depois estabilizar em 7,3?

    Obrigado
    Rodrigo Witecy

  5. Olá Rodrigo,

    O volume de CO2 é: litros de CO2 dissolvidos por litro de cerveja, não pressão de CO2 (BAR)

    Você deve ajustar a pressão no regulador para ~7.5 PSI e conectar ao postmix.

    No momento que você conectar o cilindro de CO2 ao postmix,, você observará uma queda na pressão; isso ocorre pq o CO2 está sendo absorvido na cerveja.

    Deixe por algum tempo até observar que a pressão se estabilizou em ~7.5 PSI.
    Isso pode demorar uns 2 dias.
    Neste momento o volume de CO2 dissolvido na cerveja será de ~ 2 litros de CO2 por litro de cerveja.

    Caso tenha mais alguma duvida nos avise que veremos se podemos ajudar.

  6. Thiago Andrade disse:

    Manual excelente! Esse merece um PARABÉNS!
    abraços

  7. Gustavo Acioli disse:

    Muito bom o manual, parabéns!

    abraços,
    Gustavo Acioli

  8. Allisson disse:

    Muito bom o seu material. Parabéns, estou querendo utilizar o postmix a algum tempo, só que não fazia amenos ideia de como ajustar a pressão e como ele funcionaria.
    Gostei da ideia do priming. Como eu devo fazer para servir a cerveja se eu utilizar o priming no postmix?
    Obrigado
    Abraços

  9. Sergio Rodrigues disse:

    Depois da cerveja carbonatada, ficando por exemplo 10 dias a 2.3 bar, na hora de servir, abaixo a pressão para uns 0,3 bar pra diminuir a espuma – uso torneira americana acoplada no ball lock.
    A pergunta é: posso manter o postmix a 0,3 bar até acabar a cerveja por uns 15 dias, ou devo elevar para a pressão original de carbonatação enquanto ela esta guardada?
    Obrigado,
    Sergio

  10. David disse:

    Pode manter a pressao mais baixa possivel….senao vc vai recarbonatar sua cerveja e ela ficara com mais gas, dificultando o servico dela.

  11. David disse:

    O priming funciona igual a garrafa. So que vc nao vai conseguir servir, pois nao vai ter pressao suficiente para esvaziar o barril. Alguns bons litros vai sair, mas depois para. Ai vc precisa de CO2

  12. […] Porém, já não somos mais aqueles de outrora, que queremos voltar pro priming, se é pra envasar vamos fazer com estilo :). E algo que vemos que existe ao montes por ai e pode ser feito tranquilamente, que é o envase de garrafas diretamente de cervejas já carbonatadas em barril ( aliás, se você ainda não usa postmix para guardar/carbonatar suas cervejas, segue o link de um excelente tutorial que fizemos há alguns anos, clique aqui). […]

  13. Marcelo Loesch disse:

    Tenho uma dúvida. Tem problema em tirar aos poucos a cerveja do post mix. Ex: vou abrir hoje e só vai terminar daqui a 2 semanas.

  14. David - Lamas disse:

    Oi Marcelo, nao. O Postmix serve exatamente para tirar aos poucos. Boas Cervejas

  15. Erico Cordeiro disse:

    Li todo o manual mas fiquei com uma dúvida em relação a carbonatação utilizando o primming, vi que no manual está pedindo para ficar 10 dias carbonatando, mas isso não é para todos os estilos de cerveja? por exemplo eu faço American Pale Ale e utilizo o primming por 4 dias na garrafa, e uma de trigo por 10 dias na garrafa.
    No caso do post mix será 10 para todos os estilos?

  16. David - Lamas disse:

    Erico
    Para priming nao há muito regra, pois este metodo nao é preciso. Se deseja ser fiel a um estilo na carbonatacao, recomendacoa nao usar priming e sim cO2

  17. Paulo disse:

    Olá, estou pensando em colocar cerveja artesanal em um bar, o que seria mais viável, utilizar o postmix ou colocar em barril de inox ?
    Minha duvida é na durabilidade da cerva, sendo que o barril dura 48h apos aberto e o post mix, posso ir injetando co2.. porem não sei direito sua manipulação para essa finalidade.

  18. David - Lamas disse:

    Paulo, tudo bom?
    A durabilidade é algo incerto e pode durar poucos dias ou varios anos dependendo da cerveja e das condiçoes de armazenamento do barril.

  19. Michel disse:

    Boa tarde, poderiam sanar uma duvida que tenho por gentileza. Durante o processo de carbonatação forçada e paciente, o CO2 deve ficar conectado na entrada de gás ou na saída de cerveja, para que o gás passa através do liquido? Obrigado.

  20. Ramón disse:

    Bom conteúdo. Agradeço.

  21. Edson disse:

    Posso deixar o post mix fora da geladeira por uma semana enquanto vou usando o mesmo ? Nao tenho como deixar o post mix + cilindro de co2 dentro da geladeira, minha cerveja artesanal ira estragar nessa semana ?

  22. David - Lamas disse:

    Michel, tanto faz. Mas para a absorcao de co2 é melhorada injetando o gas pela saida de liquido

  23. David - Lamas disse:

    Edson, pode sim. Sem problema. Se seu post estiver bem sanitizado, pode deixar eternamente fora 🙂

  24. Marco disse:

    Bom dia !!!
    Existe algum cálculo teórico para estimar o tempo necessário para 2,3 volumes de co2 penetrar na cerveja em um tanque conico inox de 250 litros a uma temperatura de -1°C

  25. David - Lamas disse:

    Marco, existir até existe, mas voce deveria saber alguns parametros como: dimensoes do fermentador, headspace, acucar residual, co2 dissovildo, area exposta. Resumindo, melhor fazer de forma empírica e ja existe algumas tabelas na web que te dizem isso, é uma boa estimativa

  26. Leandro disse:

    A velocidade de deterioração da cerveja (validade) vai ser alterada pelo uso de keg/barril ou vai durar a mesma coisa que em uma garrafa, dependendo “unicamente” da sanitização?
    Se for igual à garrafa, isso é verdade mesmo após o inicio de sua utilização, certo?!

    E aproveitando, se eu tomar cuidado com a os sedimentos da fermentação e maturação, mas realizar o primming no barril (consigo um de 50 litros), vou ter a formação de um certo sedimento. Isso não atrapalha o serviço, especialmente dos primeiros copos?
    Posso encher um barril de 50l com 30l, por exemplo?

  27. David - Lamas disse:

    Leandro, a rigor nao. Só depende da sanitizacao do recipiente (seja garrafa ou barril). Fazer priming no barril tem esse problema, nao recomendamos, pq sempre irá servir a cerveja com sedimento.

  28. Angelo Liparini disse:

    Não estou conseguindo colocar a mangueira de 1/4” no regulador de pressão… ela não passa pela rosca de vedação.Existe algum macete? Comprei o kit todo no lamas, mas não consigo encaixar de jeito nenhum. Abraço

  29. Alfredo Sampaio disse:

    Ao fazer a carbonatação forçada no postmix, eu vou colocá-lo no freezer com a temperatura controlada a 2ºC. Minha dúvida: posso deixar também o cilindro CO2 dentro do freezer à mesma temperatura, durante alguns dias, até finalizar a carbonatação? Há algum inconveniente em tb deixar o CO2 a 2ºC? ou devo deixar o cilindro de CO2 a temperatura ambiente, resfriando apenas o postmix?

  30. David - Lamas disse:

    Angelo, é phoda mesmo! Mas funciona, aperta bem a ponta ou da uma leve aquecida que passa, com trabalho mas passa

  31. David - Lamas disse:

    Alfredo, nao recomendo deixar o cilindro dentro, o co2 congela e vc vai pensar que acabou o gas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *