Degustação das cevejas Brooklyn

Parece que as cervejas americanas finamente nos redescobriram, falo das cervejas de verdade, não aquela coisa amarela e sem gosto que podemos encontrar por ai. A primeira a aportar em terras brasileiras foi a Anderson Valley, depois a Fliyng Dog e por última a Brooklyn. Na úlitma terça feira fomos convidados pelo Iron da Brazil Ways para o lançamento da Brooklyn aqui no Brasil em um almoço harmonizado no templo da cerveja, o Melograno em São Paulo. 
Vários nomes do cenário cervejeiro estavam presentes para prestigiar o lançamento de 4 cervejas do portfolio da Brooklyn, a Local 1, East India Pale Ale, Lager(Vienna) e a Brown Ale. E ninguém menos para dar uma aula sobre as cervejas que o seu próprio criador em pessoa, o grande mestre cervejeiro e um dos sócios da Brooklyn Brewery Oliver Garrett.

Local 1 – A primeira a ser degustada. Foto: Ricardo Amorim (Cerveja Só)
O brinde inicial do dia foi a com Local 1, uma cerveja espetacular estilo belga, creme persitente, extremamente aromática com um tom cítrico e a suprersa é certa um pouco seca para o estilo e que eleva sua drinkability. 
A segunda cerveja a ser degustada foi a East India Pale Ale que foi harmonizada com uma inusitada salada de folhas com lascas de parmesão servida em um cesta de pão. Harmonizar uma IPA com salada é algo desafiador, mas o parmesão da salada permitiu que a combinação fosse interessante no fim. A East IPA é uma fiel representante do estilo americano…uma bomba de lúpulo é muito presente o amargor. E são apenas 45 IBU. Seca, carbonatação média, extremamente aromática com tons de malte. Um senhora cerveja para que curte lúpulo.
East IPA com Salada de folhas e parmesão. Harmonização ousada. Foto: Ricardo Amorim (Cerveja Só)

  O prato principal foi um belo burguer que foi harmonizado com a Lager, principal cerveja da Brooklyn. A Lager é uma vienna que insipirou a Eisenbahn nº 5. Mas é uma vienna diferente, com massiva dose de dry hooping (que é o acréscimo de lúpulo após a fermentação da cerveja). E mais, foi usado um mix de lúpulos o Hallertauer Mittelfrueh  e o Cascade nesse dry hopping. O aroma dela lembra muito a East IPA mas é mais refrescante. Uma cerveja excepcional.

Brooklyn Lager com Burger e batatas. Excelente prato e cerveja. Harmonização perfeita. Foto: Ricardo Amorim (Cerveja Só)
Para encerrar a tarde gastronômica uma fenomenal sobremesa, Panacota com castanhas e açucar caramelizado, com a Brown Ale. Esta Brown é aveludada e sente-se tons de malte caramelizado e noz. Harmonização em cheio.
Panacota com castanhas e Brooklyn Brown Ale para encerrar o almoço.
Foi uma tarde agradável, os anfitriões Edu Passareli e Iron nos deixaram bem a vontade e mais o Oliver Garret sempre querendo agradar, conversou muito sobre o mercado americano e disse como ficou surpreso de ver tantas microcervejarias no Brasil e de saber que existe uma associação de homebrewers aqui com tantos sócios. Ele não guarda segredo algum de suas cervejas, e estava sempre disposto a tirar todos as nossas dúvidas, desde de que malte usam até quanto tempo de dry hooping usam…uma aula a parte.
Acerva Paulista na lançamento da Brooklyn – Alex, Cristoph, Oliver Garrett, David e Marcelo
Parabéns ao Iron e a equipe da Brasil Way por nos trazer tão preciosas cervejas 🙂

David - Lamas Autor

David Figueira, doutor em Física pela UNICAMP e fundador da Lamas Brew Shop e da Cervejaria Cogumelo.

Comentários

    gilberto

    (5 de abril de 2010 - 02:40)

    seus danadinhos foram no evento, e eu querendo ir mas não tinha companhia…
    quem sabe uma próxima
    giba

    David - Lamas Bier

    (5 de abril de 2010 - 02:45)

    perdeu preiboi…da próxima avisa 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *