Encontro de Sócios da Acerva Paulista – Piracicaba

 
Mais um agradável dia junto com os amigos e sócios da Acerva Paulista ocorreu no último sábado em Piracicaba. Um cidade com pouco mais de 368 mil habitantes e famosa pelo seu rio e pela rua do Porto (famoso reduto de restaurantes a beira do Rio Piracicaba) mas que já conta com duas microcervejarias , a famosa Cevada Pura e a iniciante Dama.

 Magno no abacaxi…ou vice versa? 🙂
Esse encontro de sócio , pós carnaval , reuniu 16 sócios e agregados 🙂 para fazermos uma brassagem de 60 litros de um brown ale  que só vai uns 500g de lúpulo (arte do Phil, como um bom lupulumaniaco que é). Claro que para passar o dia fazendo cerveja, muito churrasco e cerveja caseira estavam por lá. O Renato levou a sua Sauber Bier dunkel, weiss, bock e dubbel em garrafas. Deliciosas, em especial sua bock. O Magno com sua Red Ale, saborosíssima e a refrescante ale com malte pilsen. On tap tinhamos uma stout com toques defumados do Phill muito boa e super equilibrada e a dunkelweiss da Eros Bier do louco do Hugo que saiu de moto de Jundiaí com um post mix nas costas :), mas que ele cometa mais vezes essa loucura, porque essa dunkelweiss realmente é dos Deuses.Tinha lá também um barril da weiss da Cevada Pura para refrescar o calor .

 Parte das crianças do dia.
Cervejaria do Phil…muito bacana o espaço dele para brassagem.
Brown Ale da Acerva Paulista indo pro fermentador
Quase nada de lúpulo

Foi um dia agradável, que graças a presença do Afonso da A Turma da Cerveja foi menóravel. Eram piadas atrás de piadas, e só de lembar a teoria do enriquecimento com frutas dos leites tipo A, B e C já me contorço de tanto rir.
Como não poderia ser diferente, um tou cervejeiro pelas cervejarias da cidade foi feito. Primeira parada  Dama Bier. Com um prédio imponente e bem luxuoso a cervejaria começou a operar há poucos semanas e tem espaço para crescer bem. Cardápio enxuto e 3 opções de cerveja : Pilsen, Munique e Trigo. A munique é bem honesta. A pilsen deixou a desejar muito dms e diacetíl. A trigo não provei. Mas vale a visita, se forem a Piracicaba.

 Na Cevada Pura. Growlers lado a lado.
Depois a parada obrigatória foi a Cevada Pura, com um bar de fábrica muito aconchegante e bacana, da pra passar horas por lá, ainda mais se o Alexandre (sócio da Cevada Pura junto com o Carlão) estiver por lá para contar um pouco da história da cerveja artesanal brasileira…ai sim, você verá uma noite passar tão rápida que vai querer voltar lá. A Cevada Pura tem 4 cervejas no seu portfólio. Pilsen não filtrada, muito honesta mesmo, Pilsen Filtrada, Stout (na minha opinião a melhor Stout comercial brasileira) e a Trigo (pouco fenólica e super refrescante). A Stout é muito equilibrada, nota-se os grão torrados mas em equilibrio com o corpo  e a lupulagem esta no ponto. Sente-se claramente o amargor , mas nao tão pronunciado para quebrar o tom de café…em suma, super equilibrada. Agora estão engarrafando e em breve veremos as Cevadas Puras por ai.
Um curiosidade, em especial para os amigos dos Lamas: A famosa Ales Bier, cervejaria que existia em Campinas e reduto Lama por muito tempo, tem dedo do Alexandre…o Alexandre sem querer então foi um dos responsáveis pela ala cervejeira dos Lamas.
Bom…foi um fim de semana daqueles né…brassagem, cerveja, churrasco e tour cervejeiro…um fim de semama bem Lama…bem Acerva Paulista.
Infelizmente não tirei muita foto, porque depois de Santos, minha câmera nunca mais foi a mesma…
Aqui fica o agradecimento mais que especial ao Afonso da A Turma da Cerveja por ter patrocinado todos os insumos da brassagem da Brown Ale da Acerva Paulista.

ATUALIZAÇÃO: como sempre esquecendo cervejas que desgutamos no dia. Como fui esquecer a pilsen da Barba Bier que o Sergio trouxe pra nós. Bem lupulada e cristalina…aprovadissima. O tirou da manga um barril com outra pilsen mas com lichia…muito saborasa tb…pena que acabou muito rápido!!!

Mais notícias:
Blog Mecenas

David - Lamas Autor

David Figueira, doutor em Física pela UNICAMP e fundador da Lamas Brew Shop e da Cervejaria Cogumelo.

Comentários

    Eduardo Manetta

    (22 de fevereiro de 2010 - 06:25)

    Pena que não deu pra ir. Deve ter sido um barato! Hugo com post mix nas costas… Magno com um espeto na mão, dá medo!
    Esses encontros são os melhores!

    Eduardo Manetta

    (22 de fevereiro de 2010 - 06:25)

    Pena que não deu pra ir. Deve ter sido um barato! Hugo com post mix nas costas… Magno com um espeto na mão, dá medo!
    Esses encontros são os melhores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *