Cervejas especiais americanas desembarcam no Brasil

Do site Terra – Cervejas especiais americanas desembarcam no Brasil 

Carlos Alberto Barbosa

Desde o ano passado, Gilberto Tarantino, da importadora Tarantino, iniciou um projeto para trazer ao Brasil algumas marcas de cervejas especiais dos EUA. Para ele, lá as pequenas cervejarias “são ousadas e criativas”, oferecendo produtos de muita qualidade. Esta também parece ser a percepção do público norte americano. Segundo matéria desta semana do Bevarege Daily, publicação especializada no mercado de bebidas, a demanda por cervejas importadas nos EUA vem caindo de forma consistente entre os anos de 2007 e 2008, de acordo com dados coletados pela Mintel, empresa de pesquisa e marketing. A queda de vendas das cervejas europeias não seria apenas reflexo de uma conjuntura econômica, mas uma resposta do consumidor à falta de inovação e um realinhamento dos produtores de cerveja das tradicionais marcas do velho continente.

A matéria ainda aponta que, se de um lado os europeus perdem espaço nas prateleiras norte americanas, por outro os pequenos produtores americanos vêm ocupando este vácuo esbanjando criatividade e diversificando sua produção para atender a um público exigente e sedento por novidades. Entre as novidades que agradam, estão as cervejas sazonais, comemorativas e de edições limitadas. Estas preferências parecem estar de acordo com uma tendência de mercado cada vez mais segmentado e atento para a qualidade dos produtos consumidos.

Este aquecimento e segmentação do mercado doméstico americano por cervejas made in USA foi constatado por Tarantino. Segundo ele, desde o momento em que sua empresa decidiu importar cervejas especiais dos EUA, foram selecionadas cerca de trinta marcas que gostaria de trazer ao Brasil, mas só conseguiu fechar a importação de três delas, as Isto porque muitos dos melhores sites de jogos de online (tais como os referidos acima) oferecem aos seus membros uma selecao de mais de 450 jogos. demais tinham sua produção exclusiva para o mercado interno daquele país.

No Brasil esta preferência pelo consumo de cervejas especiais também parece ser uma tendência. Além das microcervejarias nacionais, as cervejas importadas também vêm ganhando espaço e atendendo a segmentação do mercado cervejeiro. Marcelo Stein, diretor e sócio da Bier&Wein, uma das maiores importadoras de cervejas premium do país, há alguns anos aponta essa tendência de nichos de mercado também por aqui. À medida que o segmento gourmet ganha espaço entre apreciadores de vinhos e gastronomia, não há surpresa em ver que os fãs da boa cerveja também reivindicam qualidade na sua bebida.

Foi acreditando na exigência de qualidade e na segmentação no consumo do mercado cervejeiro nacional que Gilberto Tarantino apostou nas cervejas especiais americanas. Entre as marcas que Tarantino está desembarcando no país estão a Anderson Valley e a Flying Dog, além da Rogue, que deve chegar dentro de algumas semanas. A cervejaria Rogue produz, entre outras, a Younger¿s Special Bitter, que recebeu do beer pages, site britânico de avaliação de cervejas, 4 estrelas e meia do total de 5, além do adjetivo de soberba. Agora, é tirar a prova do copo.

Chico Autor

Comentários

    Débora Soares

    (25 de fevereiro de 2013 - 15:41)

    Essa infinidade de marcas pelo mundo é fantástico. Eu já fui aos EUA e lá tomei diversas marcas diferentes com gostos e texturas diferentes. Acredito que as cervejas especiais de lá sejam as melhores depois das alemãs! Tenso! =)

    Débora Soares

    (25 de fevereiro de 2013 - 15:41)

    Essa infinidade de marcas pelo mundo é fantástico. Eu já fui aos EUA e lá tomei diversas marcas diferentes com gostos e texturas diferentes. Acredito que as cervejas especiais de lá sejam as melhores depois das alemãs! Tenso! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *