A Missa – Degustação da DeuS

Depois de “arrebanhar” todo o estoque de DeuS do Makro tínhamos que fazer uma Missa especial para a primeira degustação. A expectativa era grande, afinal , “nunca antes na história desse País” um Lama havia bebido uma DeuS.
A DeuS é uma cerveja franco-belga resultado de meses e meses de fabricação. Sua produção é feita na Bélgica na região de Flanders, usando métodos de fabricação “comuns” para  boas cervejas belgas. A primeira e segunda fermentação são feitas na Bélgica. Nesse ponto já poderíamos até bebe-lá. Porém após a segunda fermentação ela segue para a França, na região de Champagne, onde recebe um pouco mais de fermento (3ª fermentação) e nas famosas caves onde se produzem as melhores champagnes do mundo repousará por um longo período. Nas caves a DeuS fica repousando na diagonal com a boca para baixo. Duas vezes por dia, ela é girada em 45º , processo chamado de remuage. Após o período de maturação todo o fermento restante fica depositado na rolha, então o pescoço da garrafa é congelado e a rolha é retirada junto com o fermento (dérgogement). Todo esse processo é conhecido por Champenoese. Pronto, a DeuS está pronta para o consumo. Aqui no Brasil temos uma legítima representante desse estilo a Eisenbahn Lust
Cervejas da Noite : pra começar os trabalhos a DeuS. Depois uma Bamberg Pilsen, Pilsner Urquell e Schimitt Ale. No intervalo uma Falke Estrada Real e a Eisenbahn Joinville. Para encerrar a Lust.
Bom, para tentarmos explorar os sabores dessa (e de outras) cerveja , o mestre cuca Lama Chico, resolveu fazer de entrada uma bela salada com diversas folhas acompanhada por diversos tipos de queijos ( granapano, gruyere, gorgonzola e por ai vai) e como prato principal um risoto de fungui. Sobremesa ficou por conta da Fer ( dignissima Sra. Rouxinol) com um cheescake de frutas vermelhas que só de lembrar agora me deu água na boca.
Começamos a noite com a DeuS (com a salada e queijos) e terminamos com a Lust ( com o cheescake). Sobre a Deus: foi a coisa mais complexa que já tivemos o prazer de tomar. Chamar ela de cerveja pode  nós remeter a uma idéia errada. É tão rica em sabores herbais que fica díficil dizer quais são. É a tipica bebida que necessita ser acompanhada por uma comida, ela sozinha ficaria muito enjoativa. Apesar dos seus 11% de alcool ele é bem inserido e equilibrado. É uma cerveja para ser apreciada no copo por um bom tempo. Uma palavra para descrever : INIGUALÁVEL.
O grande momento!!!!!
Amir, Ju, Sueli, Chico, Fer, David e Elso. Um brinde a boa cerveja
Depois de saborear a DeuS a noite continuou até tarde,(afinal os Lamas não brincam em serivço) por um passeio que foi de Urquell a Joinville Porter. Ou seja o paladar já ficou meio bagunçado para provar a Lust. Mas abrimos mesmo assim. A Lust lembra a DeuS, mais pelo sparkling e pelo belo perlage porém é mais seca e o sabor amadeirado predominam. Mas é uma excelente cerveja. Muito boa mesmo.
Agora é bolar outrar prato para provas as outras DeuS´s que estão no estoque 🙂

David - Lamas Autor

David Figueira, doutor em Física pela UNICAMP e fundador da Lamas Brew Shop e da Cervejaria Cogumelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *