A Missa – Bar do Italiano

     Mais uma vez, lá estavamos nós na nossa Catedral, o Bar do Italiano. Mal chegamos lá e já fomos apresentado as novidades em cervejas recém chegadas, a família escocesa Harviestoun. Daqui a pouco falamos dela. Antes porém degustamos uma cerveja artesanal feito pelo mais novo cervejeiro do pedaço, Daniel (que também é sócio da Acerva Paulista). Daniel e sua esposa participaram da  Missa e levaram sua primeira cria, um projeto de pale ale, mas que segundo o criador não saiu do jeito que ele esperava :). Apesar de ter fugido um pouco do estilo a cerveja estava com uma drinkability muito bacana. Suave e com uma carbonatação de dar inveja a muito cervejeiro barbudo :), uma cerveja ideal para beerenvangalizar qualquer brahameiro de carteirinha. Sem dúvida as cervejas do Daniel prometem, porque já na primeira  leva ele não quis usar kits prontos e já partiu para uma receita própria. Esta mais que no caminho :).
 
Daniel e sua cerveja nos servindo. Excelente carbonatação 
Depois de apreciarmos a cerveja do Daniel partímos para a degustação das esperadas cervejas da  Harviestoun Brewery. A história do nome dessa cervejaria é engraçada, segundo o Italiano, existia um ratinho na fábrica que foi apelidado de Harvie, dai o nome. Dá pra notar que o pessoal da Harviestoun tem o espírito lama. As cervejas da Harviestoun são premiadissimas e pelo que notamos merecem com mérito cada prêmio.
A primeira a ser degustada foi a Ola Dubh 18, que é tão exclusiva que nem aparece no site deles, as garrafas são numeradas e assinadas pelo mestre cervejeiro. Trata-se uma imperial stout (ou porter, até o fabricante diz que queria os dois mundos nessa cerveja,ou uma barley wine 🙂 ) maturada em barris de carvalho usados na fabricação de  whisky 18 anos. Extremamente equilibrada, creme branco e carbonatação média. Densa e super escura. O amargor e tão equilibrado com os 8% de álcool que mal nota-se no aftertaste.Tons de chocolate e malte são presentes. Resumido, uma cerveja magnífica. Se não fosse tão cara tomavamos todas do estoque. Aliás, também está disponível para venda no bar a Ola Dubh 40,maturada em barris de carvalho usados em whisky 40 anos.
 
Ola Dubh 18 anos. A grande estrela da noite
 
A próxima foi a Old Engine Oil, isso mesmo, o nome é esse mesmo, uma tradução livre para óleo velho de motor. Cerveja sazonal da Harviestoun. O aroma lembra a Ola Dubb 18, mas mais puxado para o café. O amargor é bem mais acentuado(galena e fuggles predominam). Sabor de chocolate com café são pronunciados. Carbonatação alta e creme chocolate persistente. Super viscosa, dai a brincadeira com o nome dado pelo fundador da Harviestoun, Ken Brooker. Muito saborosa….uma delícia!
Old Engine Oil
Pra finalizar as degustações da Harviestoun  fomos apresentados à Schiehallion (leia-se She-ha-li-on). Uma lager super frutada. E só agora descobri qual é a fruta, Grapefruit ;). Uma bela representante das pilsners.
Schiehallion
Encontrar esse nível de cerveja aqui no Brasil , especialmente no Bar do Italiano é um privilégio. Para os apreciadores de uma boa cerveja , essa é a dica. Estão disponíveis pouquíssimas unidades no Bar.  Outra novidade foi a Justus Weizen Hefe Dunkel, uma dunkel de trigo alemã excepcional. Coloração tendendo ao cobre, aroma de malte e caramelo, tons de banana, carbonatação alta. Boa pedida!!
Justus Weizen Hefe Dunkel
Serviço:
Bar do Italiano

Rua Conceição 860, Bairro Cambuí, Campinas/SP – Telefone (19) 3294-4842
www.bardoitaliano.com.br

David - Lamas Autor

David Figueira, doutor em Física pela UNICAMP e fundador da Lamas Brew Shop e da Cervejaria Cogumelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *