3º Pratos e Brejas e Avaliação da Lamas Porcaria

Mais um sábado memorável para a cultura cervejeira de São Paulo, quiça brasileira. Aconteceu ontem no Bar do Italiano em Campinas, mais uma edição do já consagrado Pratos e Brejas, evento de harmonização de cervejas organizado pelo Brejas.
E claro, os Lamas estavam lá para prestigiar.

Marcos (Colorado), David, Marco Falcone (Falke Bier), Amir, Chico e Afonso( da Turma, cerveja artesanal).
Um sábado pra lá de memorável.Nessa edição as grandes estrelas do evento foram as cervejas Falke Bier. Falke Bier Pilsen, Estrada Real (IPA), Ouro Preto (Scwarzbier) , Monasterium (tripel) e a novíssima cerveja de trigo ainda não lançada. Os pratos ficaram a cargo do Chef Mané e da Fabiana do Brejas, que fizeram um belíssimo trabalho de harmonização com as Falke Bier. Tudo impecavelmente pensado para que as cervejas e os pratos se fundissem numa coisa só… e se o objetivo foi esse, parabéns pois foi isso que notamos! Excepcional. Destacamos os medalhões de  filet mignon au poivre com batatas gratinadas que com a Falke Estrada Real ficaram tão mas tão boas que simplesmente mudamos o que pensavamos sobre harmonizações.
Marcos da Colorado entre os Lamas David e Chico
Presenças especiais : os biólogos que vão ajudar os Lamas a propagarem umas leveduras especiais, Mario, Tati e Thais (esposa do Lama David)
Lama Amir e nosso grande amigo Maurício do Brejas
     Para nós foi uma tarde muito especial, ainda mais que tivemos a oportunidade de conhecer e ter boas horas de conversa com o mestre Marco Falcone. Para nós dos Lamas o Marco é um ícone da cultura cervejeira brasileira. Um exemplo a ser seguido e que sobre tudo tem um papel de muito importância para a divulgação da boa cerveja e do movimento homebrewer. Marco já nos surpreedeu quando fomos apresentados a ele. Quando esse escriba se apresentou, meio sem jeito, afinal, era o grande Marco Falcone que estava ali, foi algo memorável para nós, cheguei e soltei “Oi Marco, muito prazer em conhece-lo pessoalmente, sou o David dos Lamas, Lamas Bier“, ai para minha infinita surpresa o Marco diz : “Lamas? Quero provar uma Porcaria“. Só quem vive esse movimento tão bacana pode prever o que nós sentimos naquele momento, uma grande emoção. Imediatamente, o Lama Amir foi incubindo de ir buscar a última Lama Porcaria que ele havia guardado, e esse foi o grande fim de noite para nós, que mais adiante falaremos.
Maurício, Italiano e David sorteando uma Monasterium
     O bacana desses eventos é que além de beber boa cerveja com boa comida ,claro, é rever e fazer novos amigos. Passar o dia com toda a turma do Brejas (Maurcio, Ricardo, Menke e Fabiana), com o Italiano, Afonso e a Prisicila da Turma é garantia de diversão regada a muito boa cerveja. Tivemos o prazer de rever o grande Marcos Estellita da Colorado que também esteve por lá. O Marcos vai ser condecorado na nossa próxima ida a Ribeirão Preto com a comenda Lama, nossa homenagem aos Lamas de coração, para aqueles  que não são dos Lamas mas tem o espírito Lama de ser ( Brejas , Italiano e Afosno também receberão : ) ).
David e Marco Falcone
   Além das excelentes harmonizações feitas, um momento foi muito especial. Marco Falcone “sabrando” uma Monasterium com uma faca de cozinha. Nunca tinhamos visto isso ao vivo, ao comentar com ele sobre  como ele fazia isso com um sabre na sede da Falke Bier, ele disse que conseguia até com uma  faca. Pronto. Era o que faltava para coroar a tarde.
Video com Marco Falcone “sabrando” a Monasterium

O mestre Falcone aproveitou o evento para lançar o movimento do Slow Beer Brasil em Campinas. O Slow Beer é um movimento inspirado no Slow Food (Iniciado na Itália) que prega a valorização de boas comidas e a sua não banalização como em fast foods. O Slow Beer é isso, o movimento que prega a conceito de “beber pouco mas com qualidade”. A partir de agora os Lamas fazem partem desse  movimento. cujo símbolo é um simpático bicho preguiça. Mais detalhes no blog do Marco Falcone, Cultura Cervejeira A Lamas Bier agora faz parte.

  Movimento Slow Bier Brasil.
     Após o evento, obviamente continuamos no Bar do Italiano, e após uma breve pausa, la estavamos nós novamente sentados a mesa degustando algumas cervejas. Nesse meio tempo a Lama Porcaria já estava na geladeira do Italiano a espera do Marco Falcone. Ele pediu se podia anotar suas impressões, e é claro que aceitamos. Abrimos a Lama Porcaria, tomamos o primeiro gole antes, um  Lama olhou por outro e a sensação foi a mesma, a cerveja havia mudado um pouco, mas como havíamos bebido muita cerveja antes, talvés fosse isso. Bom, ai ficou por conta então do mestre Falcone. A cada gole que ele dava, fazia anotações numa folha sobre a mesa. Nós , no canto na mesa, só esperando para ver. Já com a sensação de que qualquer coisa que ele falasse levariamos bem a sério para melhorar o processo. O Marcos Estellita também estava lá, com um copo da Porcaria na mão. O primeiro comentario veio dele, “muito boa essa cerveja” logo em seguida o mestre Falcone nos entregou sua avaliação. E pronto, lá estavamos nós de novo felizes da vida por ter  nossa cerveja mais uma vez avaliada, e bem avaliada. Não acreditamos quando vimos…ele achou a cerveja ÓTIMA. Segue a avaliação dele na íntegra:
Avaliação da “PORCARIA” (Lamas Bier)
Aparência:
Cor belíssima
Cor adequada de amber
Belo Creme
Aroma:
Floral de Lúpulo presente
Leve Frutado
Biscoito, Malte
Sabor
Lúpulo Generoso
toffee
amadeirado
saborosa
Monthfeel
Boa carbonatação
ótimo corpo
macia
Impressão Geral
Ótima Cerveja
Residual de áçucar excelente
alcool bem equilibrado
bem lupulada
Ótima Cerveja
Nota : 8,7
Marco Falcone

Ficha de Avaliação da Lama Porcaria

 

Elso, David e o mestre Falcone. Após a avaliação da Lama Porcaria
Um brinde com a Porcaria. David, Falcone e Marcos

 

Olha a Porcaria sendo avaliada. 

Depois disso só nos restou comemorar … 🙂 que dia! e como diria o mestre Falcone

Pão e Ceveja
ps: Próximo Pratos e Brejas será na Bamberg, em breve haverá mais informações no site do Brejas.

Mais fotos no: Picasa do Lama Elso
e claro, no site do Brejas
Veja também no site do Cultura Cervejeira

David - Lamas Autor

David Figueira, doutor em Física pela UNICAMP e fundador da Lamas Brew Shop e da Cervejaria Cogumelo.

Comentários

    gilberto

    (14 de setembro de 2009 - 05:14)

    Esses Lamas são uns capetas mesmo!!
    Sempre em todos os eventos, que ótimo que teremos o encontro em Sorocaba e na Bamberg! Essa não vou perder! E vou levar umas IPA Paquiderme pra galera degustar! Só não consegui ver o vídeo, está no youtube?
    Abraço
    Gilberto
    http://www.conscerva.blogspot.com

    David

    (14 de setembro de 2009 - 05:21)

    Oi Gilberto
    tenta pelo link http://www.youtube.com/watch?v=TcmsbGM0IBU

    Essa paquiderme eu quero provar hein!!! Deu ate agua na boca 🙂
    Mande um abraço pro Edwar

    Abrção
    David

    Paulo

    (14 de setembro de 2009 - 11:27)

    parabéns pela cerveja!
    a vontade de beber e participar desses encontros só vai aumentando com esses posts!

    dupyckles
    grenoble

    Jáááárdel

    (14 de setembro de 2009 - 16:18)

    TRAS UMA PORCARIA DESSAS PRA MIM!

    Manuel

    (15 de setembro de 2009 - 05:48)

    Caros, obrigado pelo prestígio da presença no Pratos & Brejas e pelos comentários elogiosos no blog. Esperamos todos na quarta edção do evento, lá na fábrica da Bamberg. Quem perder é mulher do padre!

    Abs
    Chef Mané

    David

    (15 de setembro de 2009 - 05:51)

    Chef Mané, foi um prazer conhecer vc e com certeza nos encontraremos na Bamberg.

    []´s
    David

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *