A Missa Extraordinária – Teste Cego de Pilsners

 As cervejas testadas no Teste Cego dos Lamas
Há muito tempo queríamos fazer um teste cego com as pilsners comerciais brasileiras, as que sempre encontramos em qualquer buteco, padaria e mercearias. Cada vez mais temos notado que a qualidade das marcas mais famosas está caindo, mas em compensação existem marcas conhecidas que merecem uma certa atenção, mas que por algum mistério mercadológico não “pegaram”.
Para esse teste (o primeiro de uma série) escolhemos 17 marcas. A avaliação foi feita nos quesitos: aroma, sabor, cor, creme e impressões gerais. A “banca de jurados” era composta por 3 membros (3 cervejeiros da Lamas Bier). Cada um atribuía notas de 0 a 10 em cada quesito. A nota geral de cada marca era a média de todos os quesitos. Ao final a nota final de cada marca era a média dos 3 jurados. O teste foi completamente as cegas, as cervejas eram levadas a mesa em pequenas doses em copos sem indentificação.

As marcas análisadas foram:
Bavaria
Bohemia
Kaiser
Keineken
Skol Beats
Primus
Crystal
Brahma Extra
Brahma
Antartica Sub-zero
Gold (Kaiser)
Itaipava
Itaipava Premium
Sol
Skol
Cerpa Gold
Cerpa Export

Todas as marcas, com exceção da Cerpa Gold e Cerpa Export foram cervejas em latas.O serviço foi feito de forma serial, e após cada degustação os copos eram lavados e uma generosa porção de pão era servida para limpar um pouco o paladar.
Após os testes, a diferença de pontos entre os jurados foi muito pequena, o que demonstrou que os gostos estavam afinados, afinal depois de anos fazendo cerveja artesanal, esse é o grande prêmio, saber identificar algus aromas, sabores e defeitos.
Com isso, foi gerado um “ranking” , sendo a primeira a mais bem qualificada e a última a menos qualificada. Segue o ranking:
1ª – Gold (kaiser)
2ª – Brahama extra
3ª – Bohemia
4ª – Heineken
5ª – Cerpa Export
6ª – Kaiser
7ª – Cerpa gold
8ª – Itaipava premium
9ª – Primus
10ª – Bavaria classica
11ª – Antartica sub-zero
12ª – Skol beats
13ª – Brahma
14ª – Crystal
15ª – Itaipava
16ª – Sol
17ª – Skol

A pontuação das 6 últimas colocadas difere em menos de 1 ponto, o que faz com que elas se enquadrem praticamente no mesmo bloco. Assim como as 5 primeiras.

Para nós não foi surpreendente ver a posição das “mais” famosas” na lista. Em outros testes cegos que vimos, a posição foi praticamente a mesma. Ou seja, se quiserem beber uma pilsner brasileira fiquem com a cabeça bem aberta que as surpresas serão muitas :).
Para um próximo teste, diminuiremos o número de amostras e faremos repetições entre as mesmas para afinar o paladar. Com amostras reduzidas será possivel fazer um teste paralelo com todas.

Gostaríamos de fazer um agradecimento especial a Fernanda, por ter se disposto a fazer o serviço para nós. Ela se divertiu também, porque ficava rindo da gente quando tentavamos advinhar qual era a marca que estavamos degustando 😉

David - Lamas Autor

David Figueira, doutor em Física pela UNICAMP e fundador da Lamas Brew Shop e da Cervejaria Cogumelo.

Comentários

    Phil

    (27 de agosto de 2009 - 17:20)

    Show de bola. Gostei de ver esse teste cego e quero ver mais como esses no futuro…Talvez em um encontro da acerva paulista.

    David

    (27 de agosto de 2009 - 17:31)

    Grande Phil
    Seria muito bacana ter mais gente fazendo mesmo! Em um encontro seria legal, assim o erro diminuiria bem!!!

    Abração e cheers

    David

    David

    (27 de agosto de 2009 - 17:32)

    Este comentário foi removido pelo autor.

    Filipe Lacerda

    (27 de agosto de 2009 - 22:23)

    Poxa David, vc é um cara que só me dar orgulho!!! Agora eu tenho um amigo que entende pra caralho de cerveja também. Falta vc aparecer por aqui pra gente tomar algumas!!! Abraço.

    David

    (27 de agosto de 2009 - 23:32)

    q q é isso!! nada disso 🙂 a gente so bebe bem 🙂 hehehe
    Em breve estarei por ai para bebermos umas!

    ..:: Túrin Turambar ::..

    (27 de agosto de 2009 - 23:51)

    Pessoal do Lamas Beer!!

    vocês mataram acertaram na mosca no teste cego, meus parabéns..!! Como o Phil disse, podemos fazer isso em uma reunião da Acerva, pois é sempre bom contar com o paladar afiado de vocês..!!

    Grande abraço!

    Marcus McDuff
    http://www.cervejamcduff.blogspot.com

    Anonymous

    (29 de agosto de 2009 - 18:11)

    Escrevi outro dia, mas me boicotaram… estava anônimo…rs

    O teste foi muito confiável. Depois de 17 cervejas, os jurados eram Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e Branca de Neve (ou um dos 7 anões). Abraços, Pedro

    André Fernandes

    (2 de agosto de 2010 - 05:48)

    Legal este teste.
    Mas dúvida de principiante, pois nunca participei de uma degustação de cerveja.
    Como os quesitos são avaliados, por exemplo, a cor? para uma cerveja pilsen ela tem q ser mais transparente ou fosca, como é aplicado as notas??
    Alguém pode me explicar?
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *